*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

domingo, 3 de abril de 2011

A dengue até parece coisa da Microsoft. Começou com a versão Aedes-01 e hoje você já pode baixar, para os seus criatórios domésticos, a versão mais recente, o Aedes-04, isso sem falar na versão avançada Aedes-H (ou dengue hemorrágica) ainda na versão demo.

Humor negro a parte, eu tenho uma pergunta já entalada comigo há muito tempo e acredito que muitos, principalmente aqueles que já tiveram problemas com a dengue, também se engasgam com ela: -será que não temos competência para criar uma vacina, para deter essa explosão de versões do mosquito Aedes?

Você se lembra da gripe suína, (2009) -  depois rotulada de H1N1? Alerta mundial! Previsão de uma pandemia - pois em menos de seis meses apareceu a vacina e hoje já nem se fala mais nisso. Estranho não? Alguns acreditam até em manipulação de informação por parte de grandes laboratórios e vai por aí, não vamos saber a verdade, assim como não sabemos por que, até hoje, não há uma vacina ou uma medicação profilática para o tratamento da dengue?

Minha curiosidade extrapolou a sanidade e fui a luta. Pesquisei e relacionei, quais são as principais doenças transmitas por mosquitos - veja no final do texto. Pude constatar que além da dengue,  somente duas delas ainda não possuem uma vacina: a malária, mas mesmo assim existe uma medicação profilática e a filariose ou elefantíase, que não chega a ser uma doença epidêmica.  Dê uma olhada, mas cuidado pra não se engasgar. C.Dantas


Atualmente, chama a atenção no país o aumento do número de casos de dengue - transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Apesar de realmente preocupante, essa não é a única doença transmitida por insetos.

Além da dengue, cujos métodos de prevenção vêm sendo bem divulgados, o Aedes aegypti também transmite a febre amarela, doença que há mais de cem anos havia sido erradicada no país pelo sanitarista Oswaldo Cruz e que agora volta a preocupar devido à falta de medidas de manutenção[...], para que a situação se mantenha assim é fundamental [...] a vacinação das pessoas que vivem em áreas endêmicas.

A leishmaniose tegumentar/ leishmaniose visceral, também conhecida como úlcera de Bauru ou ferida brava, é causada pelo protozoário Leishmania brasiliensis e também é transmitida por um mosquito, Phlebotomus intermedius, chamado de mosquito-palha ou de birigui. O cão é considerado o principal reservatório da doença no meio urbano, mas não o único, já que animais silvestres e mesmo o homem podem atuar como reservatórios. [...] Já existe no mercado há 5 anos uma vacina contra a Leishmaniose Visceral [...].

O mal de Chagas, causado pelo protozoário Trypanosoma cruzi, é transmitido por inseto, mas, nesse caso, pelo percevejo conhecido como barbeiro (Tiatoma infestans). A doença causa cardiomegalia e pode levar à morte. Uma vacina experimental está sendo desenvolvida na França para combater a doença de Chagas... 

Não se consegue controlar a malária no habitat do mosquito transmissor da doença que vive na floresta tropical. [...] Em São Paulo, no Hospital das Clínicas, existe o Ambulatório do Viajante que, de acordo com a região a ser visitada, orienta sobre a necessidade de tomar vacina contra a febre amarela ou remédios profiláticos para a malária, por exemplo.

Para finalizar, a filariose ou elefantíase, que provoca edema crônico nos membros, em mamas de mulheres ou até na bolsa escrotal, é uma doença causada por um verme, Wulchereria bancrofti ou filária, e é transmitida pelo mosquito Culex sp, o pernilongo comum. Não há vacina para a filariose.

Principais sites consultados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário