*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Sertão de Alagoas, município de Água Branca. No início do ano, uma notícia trouxe esperança para os jovens de toda essa região do interior do Nordeste. Uma universidade particular queria instalar na cidade, um pólo avançado e o melhor: oferecia bolsas pelo ProUni. A notícia é claro, circulou rapidamente ainda mais que ela era oficial. Foi o dono da loja de internet quem viu primeiro a informação no site do Ministério da Educação. [...] Ao todo, 108 pessoas tinham sido classificadas como bolsistas do ProUni, no pólo avançado de uma universidade que não existia no município. 

O grupo pediu ajuda a um promotor de Justiça: “Estão vendendo um produto que não existe. Há uma falsidade ideológica, há o crime de improbidade administrativa”, esclarece o promotor José Antônio Marques. [...].
O reitor transferiu a responsabilidade para o MEC: “Nós, universidade, hoje, não temos autonomia para abrir pólo novo por conta própria. O próprio sistema do MEC não nos possibilita isso. Então, Água Branca não foi inserido dentro do universo pela universidade. [...]”, avisa o reitor Marcos Fernando Ziemer. 
 [Fala] o responsável pelo ensino superior do MEC: “Nós recebemos no Ministério da Educação, o termo assinado pela instituição e o número de vagas ofertadas para aquele pólo. Portanto exames do ENEM”, conta Luiz Cláudio Costa. [...] Um projeto educacional que deve levar esperança e não frustração para os jovens - “Isso desestimula qualquer jovem que tem sonho de estudar e ser alguém na vida”, diz um homem. Trechos de uma Reportagem do Fantástico publicada no G1 02.05.11

O MEC vai bem obrigado: a gestão de Haddad foi marcada pelo fortalecimento de políticas públicas educacionais, como o Enem, o Sisu e o ProUni, que são as “menina dos olhos” do ministério - imagina o restante das políticas públicas onde estão localizadas.

O Ministério, que já não conseguia administrar, competentemente, a aplicação dos exames do ENEM e nem do Sisu, agora cria pólos fantasmas do ProUni. Segundo o responsável pelo ensino superior do MEC a coisa é misteriosa e talvez só explicada através da física quântica, pois pra ele “o pólo existia” conforme “um termo assinado...” e vai por aí a charanga, desafinado ladeira abaixo. O que eu não entendo é a insistência em manter o Sr. Fernando Haddad a frente deste ministério, veja só: "Haddad permaneceu no cargo, tendo recebido uma "nova chance" à frente da pasta, que ocupa desde julho de 2005, após as seguidas falhas do Enem. Ele teria o apoio do PT para continuar como ministro, além de ser considerado um especialista [...] Haddad é respeitado pela presidente, que “reconhece o seu alto nível técnico”, segundo a mesma fonte." http://www.hojeemdia.com.br/

Especialista com alto nível técnico em que? Só se for na “Escolinha do Professor Raimundo”. Algumas situações são tão inverossímeis que fica difícil até de criticar. Resta a pergunta: aqueles, ludibriados pelas “bolsas fantasma, terão também uma nova “nova chance”? É como disso o entrevistado: “Isso desestimula qualquer jovem que tem sonho de estudar e ser alguém na vida”. 

O “Movimento de Mulheres” e a Secretaria de Políticas para as Mulheres estão em pé de guerra por causa da Rede Cegonha, programa de atenção a grávidas. Trata-se de promessa de campanha da presidente Dilma. As feministas acham que essa bandeira do governo perpetua a imagem da mulher como "reprodutora". A ministra Iriny Lopes rebate dizendo que não é aceitável que mulheres morram de parto no século XXI. Jornal O Globo 30.04.11
  
Enquanto queimavam sutiãs em praça pública a coisa ia bem, mas aos poucos o movimento feminista vai entrado em zona perigosa, promovendo outras fogueiras que mais se aproximam das labaredas da inquisição. Alias tudo que se radicaliza é execrável - do islamismo xiita à cerveja sem álcool; do celibato à pedofilia. Tem mulher, atualmente, que nem o capitão Nascimento, da Tropa de Elite 1, 2...n, gostaria de encarar. Luta boxe, karatê, lutas marciais, capoeira, faz tiro, malha e malha tanto, que algumas, têm as coxas mais grossas que meu tórax – mesmo que eu não seja lá nenhum Apolo. 
Já parou pra pensar, que o Flamengo, time até então associado a imagem estereotipa do torcedor macho, rude, fedorento, negão (com todo respeito), que tem como símbolo, da chacota adversária, um urubu, atualmente é presidido por uma perfumada senhora, de meia idade? Que um dos maiores atletas do futebol, no mundo, chama-se Marta – e que com certeza ia fazer bonito se escalada pra jogar em muito time de futebol masculino que vemos por aí... Depois dizem que falta homem na praça, mas lógico, - a classe está apavorada, sabe-se lá o que passa na cabeça de uma militante feminista? Vai que em vez de sutiãs, elas resolvam promover uma revanche e se vingar das “fogueiras da inquisição”, onde centenas de mocinhas foram queimadas, dentre outras coisas, porque gostavam de consultar horóscopos e fazer adivinhações!? Estaremos, literalmente, fritos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário