*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 6 de junho de 2011

A presidente Dilma Rousseff planeja trocar o articulador político do Palácio do Planalto na primeira reforma ministerial, assim que baixar a poeira da crise envolvendo o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. [...] Em conversas reservadas, Dilma disse a mais de um interlocutor que Luiz Sérgio - ligado ao ex-chefe da Casa Civil José Dirceu - não tem o trânsito esperado na Câmara e no Senado, mas líderes petistas contrariam Lula [e de tabela a Dilma] - já discutem nome para substituir Palocci. Expoentes do PT em Brasília cogitam os ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) para o lugar do atual chefe da Casa Civil.   estadão.com.br 01 e 02.06

Pronto, colocaram um bode na sala. Agora é aguardar os desdobramentos desta não-crise, como afirma o governo, pois parece que o dono do caprino interlocutor é o Zé Dirceu e aí a vaca – ou seria o touro? - pode ir pro brejo de vez. Mas muita calma minha gente, o defunto, embora em avançado estado de decomposição,  ainda está na UTI e, manda o bom senso, que se espere pelo óbito.

ALERTA - A desembargadora Helda Lima Meireles, da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro , determinou o aumento de R$ 20 mil para R$ 100 mil da multa diária a ser paga pela Americanas.com por não ter parado a venda no site, apesar de proibida por decisão judicial. [...] A Americanas.com foi processada por meio de uma ação civil pública realizada pelo Ministério Público do Rio. Na ação, o MP-RJ ressalta a existência de milhares de reclamações de consumidores por causa de atrasos na entregas de compras feitas pelo site. Segundo o MP-RJ, quando a ação foi proposta, em janeiro, estavam registradas cerca de 24 mil reclamações contra a empresa somente no site “Reclame Aqui”. G1 02.06 - Portanto, fique atento!

Em mais uma tentativa de discutir aumento salarial com o comandante-geral, cerca de mil bombeiros invadiram o Quartel Central, arrobando portões. Levaram crianças e mulheres para evitar confronto com a tropa de choque da PM, que cercou o local... [...]. jornal o Globo 05.06

Mas o BOPE não levou em conta a estratégia dos bombeiros e invadiu o Quartel.  Não sei exatamente o que pensar em relação a esses tristes fatos. Isoladamente os bombeiros têm razão ao reivindicar melhores salários e condições de trabalho, mas erram – e muito - quanto a forma de protesto, invadindo um órgão público e mais ainda quando usam suas mulheres e seus filhos como escudo, para se protegerem de uma, mais que previsível, repreensão policial. Também não podem reclamar das punições que vierem a sofrer, pois todo soldado, do mais raso até o coronel, sabe das conseqüências quando se quebra uma hierarquia militar.
Quanto ao BOPE? Fez o que lhe foi designado. Poderia ser de outra forma? Não sei? Segundo matéria do Globo de ontem (05), “Por volta de 2h50, Duarte [comandante geral da PM] subiu num carro e, diante dos manifestantes, pediu para que todos retornassem para casa. “É primeira vez que venho aqui numa situação inusitada. [...] Nós precisamos resolver esse dilema, embora isso não signifique rendição para ninguém. Tenho certeza que nenhum de nós vai usar a força. [...] A minha proposta é que retornem para suas casas”, disse o comandante. [...]. Um pouco mais tarde o BOPE invadiu o local.
Difícil uma opinião clara e acertada, né mesmo, porém ocorreu um fato, um episódio quase que isolado, que me chamou a atenção: um dos bombeiros, em entrevista à um canal de TV, culpava as autoridades pelo fato de que sua mulher, que segundo ele, estaria grávida de dois meses e que também teria participado da invasão do quartel, sofrera um aborto espontâneo. Qual o grau de sanidade tem um homem que leva sua mulher, grávida, para uma manifestação desse porte, sabendo das conseqüências daí decorrentes?Pode ele culpar alguém? Mais: pode ser um bombeiro? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário