*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 9 de julho de 2012


Luis Fernando Verissimo: “A morte do livro nunca acontece” - "Aqui também se celebra a permanência do livro. Não duvido que em algum momento deste encontro surgirá uma pergunta sobre a iminente morte do livro, vítima dos novos tempos e da nova tecnologia. Na verdade, a morte do livro vem sendo preconizada há tempo, e nunca acontece. É uma das mais longas agonias de que se tem notícia. [...].

O trecho acima é parte de um texto de Luis Fernando Verissimo, o escritor e colunista do GLOBO. E, diferentemente daqueles textos falsamente atribuídos a ele, na internet, esse é realmente do Veríssimo. Foi seu discurso de abertura da 10ª Flip, em Paraty, [...]. Leia a íntegra aqui, Ancelmo Gois.

Que Érico Lopes Veríssimo – pai do Luiz Fernando – e Atena  a deusa grega que simboliza a civilização, a sabedoria, as artes, a justiça e a habilidade, inspirada por Shopia - o arquétipo que detém o "sábio" - continuem atuando, para que essa profecia, agonizante, seja mais uma balela, assim como as do fim do mundo.

“Os livros são as primeiras fontes daquele que se predispõe a alcançar o saber. Não o saber pelo simples saber, mas, o conhecimento efetivo tem a característica de transformar a realidade indesejável... Os pensadores deixaram para nós, homens modernos, uma herança de escritos. Nunca chegaremos ao futuro que esperamos e desejamos com tantas vantagens se não tivermos a sabedoria de conservar, conhecer e utilizar o que nos foi deixado. Compete, pois a nós, hoje, edificarmos o futuro, para isso, o amor a sabedoria deve se fazer presente para que assim possamos trabalhar o Homem antes de qualquer outra coisa.”

A autoria desde texto eu desconheço, mas seu conteúdo é a pura realidade... mas não é o que pensa Guido, segundo noticiou a Folha de São Paulo: “O ministro Guido Mantega afirmou hoje (04) que projetos em discussão no Congresso, que aumentam os gastos do governo, colocam em risco a solidez fiscal do país. Mantega citou o PNE (Plano Nacional de Educação), que pretende elevar os gastos do governo federal para o equivalente a 10% do PIB [...] O ministro afirmou que o aumento dos gastos em educação para 10% pode "quebrar" o Estado brasileiro.”

Com uma ideia obscura como essa, oriunda da mente de um Ministro da Fazenda, fica difícil ou quase impossível, esse país, um dia, deixar de ser morador de rua, perambulando pelos becos escuros do imenso lixão cultural, presumivelmente democrático, da Americana Latina.

RIO – Centro as atenções nos últimos dias após o anúncio, na quarta-feira, da descoberta de uma nova partícula subatômica com características compatíveis com o bóson que previa existir, o físico Peter Higgs admite “não ter ideia” de qualquer aplicação prática para o achado. Em sua primeira grande entrevista depois que cientistas trabalhando no Cern, confirmaram a descoberta do bóson, apelidado “partícula de Deus”, Higgs, de 83 anos, voltou a dizer que ficou feliz com ela ter acontecido enquanto ainda está vivo e destacou a dificuldade que seria para os teóricos o caso se sua previsão não tivesse se confirmado.
- A partícula só vive por um período muito curto, um milionésimo de milionésimo de milionésimo de milionésimo de segundo, então não sei como isso pode ser aplicado a qualquer coisa útil – disse. - Não tenho ideia de como criar uma aplicação para alvo com uma vida tão curta. oglobo.globo.com

Mas tem gente que já sabe, conforme informa Tutty Vasquez: “Já tem camelô nas imediações da 25 de Março vendendo “o poderoso chá de bóson de Higgs” indicado no combate à anemia, falta de apetite, gripe, indigestão, gorduras localizadas, ejaculação precoce, prisão de ventre e depressão. “Um santo remédio!” – anuncia-se. estadão.com.br

E minha amiga Cacau informa, por email, que viu a propaganda de uma vidente, chamada “Mãe Higgs de Cern”, que jura trazer seu bóson em até três segundos e, dependendo da sua localização, o frete é grátis. Mas Cacau não soube explicar se o CEP, para estabelecer a gratuidade do frete, é o da partícula, o do solicitante ou o da vidente.

BRASÍLIA. O mosquito da dengue já não é mais o mesmo. Geneticamente modificado, ele está prestes a ser produzido em larga escala numa fábrica que será inaugurada, neste sábado, em Juazeiro, na Bahia, com o objetivo de tentar reduzir a espécie. Quando estiver operando plenamente — o que deve ocorrer daqui a quatro meses —, a unidade, a maior do tipo no mundo, terá capacidade de fabricar quatro milhões de mosquitos machos por semana. [...] Uma vez livres, os machos modificados se comportam como os que já existem na natureza: procuram uma fêmea para perpetuar a espécie. A diferença é que o mosquito produzido na fábrica baiana carrega um gene responsável pela morte das larvas, que nunca chegarão à fase adulta. oglobo.globo.com

Os cientistas e pesquisadores, desta fábrica de mosquitos, bem que podiam desenvolver uma variante do Aedes para acabar com a proliferação das duplas caipiras, né mesmo? A coisa ta saindo do controle e, como já disse aqui, isso ainda vai acabar em pandemia.