*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 25 de julho de 2012


Mãe do Brasil  - A Câmara de Salvador realiza hoje, no Paço do Pelourinho, uma sessão pelos 500 anos de nascimento de Catharina Paraguaçu.Como se sabe, Paraguaçu foi a índia oferecida como esposa por seu pai ao náufrago português Diogo Álvares, o Caramuru, com quem formou a primeira família mestiça do Brasil, e que é, por isso, considerada a mãe biológica da nação brasileira. Ancelmo Góis

É uma coisa complicada pensar que Catharina Paraguaçu de Caramuru, possa ser, não só a minha, como também a sua Grande Mãe, mas também a do Sarney, da Paula Fernandes, do Maluf, do Gugu Liberato, do Delúbio Soares, da Marta Suplicy, Gustavo Lima, do Carlinhos Cachoeira, da Carminha&Rita, Galvão Bueno, Michel Teló, Fernandinho Beira-mar, da Sandy&Júnior, Tati Quebra Barraco, Pedro Bilau... preciso continuar?... Obrigado!
Vai ser difícil conviver com essa família. Já pensou juntar esses parentes numa Grande Ceia de Natal? Tá pior que a crença, criacionista, de Adão&Eva. Tô fora! Se é pra eleger a Grande Mãe da galera de Terra Brasilis, prefiro o evolucionismo Darwiniano e traço minha origem cosmo-hereditária a partir da Grande Galinha Pedrês Portuguesa e, com todo respeito a minha vó Elizabeth, me declaro, desde já, originário do Magna Ovum Domesticus.  

“Eu contei e as lágrimas desceram dos olhos dele. O presidente Lula é inocente nisso.” Roberto Jefferson, presidente do PTB, ao depor no Congresso sobre o escândalo do Mensalão no segundo semestre de 2006. Fonte oglobo.globo.com/noblat/

Desempenho digno de um Pôncio Pilatos. Um lava as mãos enquanto o outro chora. Estilos diferentes, mas, politicamente, corretos. 

A crise econômica na Espanha tem deixado a população preocupada. O governo, para reduzir gastos público, preparou um pacote de medidas de austeridade, o que inclui, inclusive, a perda temporária do 13º salário e de garantias trabalhistas. Funcionários públicos são os mais afetados e têm protestado bastante. Na última quinta-feira (19), oito bombeiros posaram pelados em uma pequena localidade do norte da Espanha para protestar contra a política de austeridade do governo, acrescentando assim uma nota insólita às manifestações sindicais previstas para a tarde em todo o país.

Segundo o Wikipédia, o FEMEN é um grupo ucraniano de protesto, fundado em 2008 por Anna Hutsol, com base na cidade de Kiev. A organização tornou-se notória por protestar em topless para contra temas como o turismo sexual, o sexismo e outros males sociais. Nada contra os homens do fogo e muito menos às suas revindicações trabalhista, mas sou mais a performance das meninas do FEMEN.

Ser ou não ser?  1 - Eu, você, minha avó e mesmo um recém formado cheio de sonhos ainda. Para a Fifa, não há diferença. Somos todos corruptos e equivalentes a “Teixeiras” e “Havelanges”. Hoje, o Tribunal da cidade suíça de Zug publicou seu processo contra os cartolas brasileiros. R$ 45 milhões em subornos passaram por suas contas em oito anos. Mas o que mais surpreende no documento não são os valores ou a constatação da obviedade da corrupção que envolvia Havelange em seu reinado.

Em um dos trechos, o tribunal relata como os advogados da Fifa tentavam convencer os juizes em uma audiência de que não viam problemas com a atitude de Teixeira e Havelange e alegavam que a proposta da Justiça de que os cartolas devolvessem US$ 2,5 milhões para os cofres da organização seria impossível de ser implementada. Entre os vários motivos para não pedir o dinheiro de volta, os advogados da Fifa apresentaram um argumento surpreendente: o de que a “maioria da população” de países da América do Sul e África tem nos subornos e propinas parte de sua renda “normal”. blogs.estadao.com.br/jamil-chade 
Ser ou não ser? 2 - [...] Você, eu e a maioria da população brasi­leira teríamos motivos para nos indignar com a afirmação de que nosso salário é normalmente reforçado por propina, vin­da sabe-se lá de onde, e que Havelange e Teixeira só estariam sendo um pouco mais brasileiros do que o normal. Mas nos mesmos jornais que trazem a notícia da denuncia de Havelange e Teixeira e a revelação de que a Fifa nos considera to­dos corruptos lemos que o suplente do Demóstenes Torres, cassado pelas suas ligações com o Carlinhos Cachoeira, tam­bém tem ligações com o Carlinhos Cacho­eira , além de precisar explicar por que deixou de declarar boa parte do seu patri­mônio ao fisco. Fica-se com a impressão de que a Fifa tem razão.

Me lembrei do texto que escrevi certa vez sobre a visita de uma comissão a um manicômio. A comissão é recebida por uma recepcionista, que passa a dar ins­truções desencontradas sobre como che­gar ao gabinete do diretor — “Entrem por aquele corredor marchando de costas e cantando a Marselhesa” — até que vem um médico buscá-la, explicando que se trata de uma louca que pensa que é recepcionista. Mas o médico não é médico, também é um louco passando por médico, e que é levado por um segurança. Que não é um segurança, é outro louco que declara ser sobrinho-neto do Hitler, e é levado por um enfermeiro para o seu quarto. Mas o enfermeiro também não enfermeiro, é um louco que etc, etc. A Comissão  finalmente chega ao gabinete do diretor - ou alguém que pode ser o diretor ou um louco que se passa pelo diretor. Como saber se é o diretor mesmo?
-Não há como saber — diz o diretor — nem eu sei. Mas temos que supor que eu sou o diretor e não outro louco. Senão isto aqui vira um caos! Temos que supor que nem todos são corruptos ou afilhados reais ou simbólicos do Carlinhos Cachoeira. Ser aqui fica ingovernável. Trechos do texto “Quem não é?” de Veríssimo para o Globo.