*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012


O programa de despoluição da Baía de Guanabara preocupa os organizadores dos Jogos de 2016. Já houve até quem pensasse em levar as provas de iatismo, previstas para a Marina da Glória, para Búzios. Ancelmo Gois

“Anunciado há vinte anos, durante a Eco-92, o Programa de Despoluição da Baía de Guanabara começou a ser executado em 1995, foi prorrogado oficialmente sete vezes e continua inacabado. Hoje, apenas um terço de todo o esgoto gerado nos quinze municípios do entorno é tratado. Um dos maiores símbolos da beleza natural do Rio no passado, a baía recebe em média 10 mil litros por segundo de esgoto sem tratamento, apesar da promessa de despoluição. [...]”

“O programa passou por seis governos desde a assinatura do contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 1994. [...] O PDBG já consumiu US$ 1,17 bilhão em recursos do BID, da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e do Governo do Estado. O primeiro desembolso ocorreu no fim de 1994, ano de implantação do Plano Real... Até hoje o esgoto não chega na estação de tratamento de São Gonçalo, inaugurada no fim do governo Marcello Alencar (1995-1998). Faltaram as redes. A estação da Pavuna, projetada para tratar 1.500 litros por segundo, recebe menos de 200. Na de Sarapuí, com a mesma capacidade, são tratados de 600 a 900 litros/segundo. A maior delas, a de Alegria, projetada para 5.000 l/s, opera com metade disso”. Fonte Estadão

Há vinte anos... nem precisa comentar. Precisa? Até porque o nível moral, daqueles envolvidos nesse projeto, já caducou. Vergonha!

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso saiu, em defesa da postura do governo federal em relação à greve dos servidores públicos. Para ele, Dilma enrijeceu porque o país está num momento de dificuldade financeira, ao contrário do que ocorria no governo Lula.
- A presidente Dilma está num momento de dificuldade financeira fiscal e muita pressão dos funcionários que se habituaram no governo Lula, que tinha mais folga, a receber aumentos. Ela não tem a mesma condição, ela não pode, então ela enrijeceu. Não vejo como ela pudesse não enrijecer. oglobo.globo.com

Segundo Tutty Vasques, a postura de Dom Fernando Henrique, gerou mais reações do que se imagina: “Só uma coisa perturba o sono de Lula no momento: Esse nhenhenhém do FHC em defesa de Dilma Rousseff no enfrentamento à greve dos servidores federais tirou o ex-presidente do sério.”

Sobre o assunto, minha amiga Cacau, afirma que corre um boato, entre as mesas do Piantella, que Lula, entre uma dose e outra, vive cantarolando pelos corredores da sua cobertura, em São Bernardo do Campo, o refrão de uma música de Toquinho: “Você abusou, Tirou partido de mim, abusou, Tirou partido de mim, abusou...” e vai mais longe: Dom Juan Fernando, andaria negociando, com a Brazilian Cabin, uma lancha coupe 420 de 12 metro, para presentear a Dilma em seu próximo aniversário, tal como fez a Nina querendo seduzir o Max etc... o resto da história cê sabe, como sabe também que o povo futrica muito e que Cacau, como eu já disse, as vezes viaja - não necessariamente de lancha - e fica meio mariada das ideias.

Sábado, por volta de 19h, de jeans, camisão branco e suéter jogado no ombro, o ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, saía do Estação Ipanema quando foi reconhecido pelas pessoas. Depois de cochichos gerais do tipo “olha lá o juiz do mensalão!” e até “ele é um gato!”, foi aplaudido pelo público. Ancelmo Gois

Até aplaudiria também, mas convenhamos, “gato”, é um pouco forte demais, a não ser que a galera estivesse se referindo as qualidades e artimanhas felinas, que o ministro desenvolveu, pra manter a ordem naquele ninho de ratos, e aí sim, é gato, pois é preciso ter sete vidas, pra sobreviver a um Mensalão... e provavelmente terá de usar todas elas.

Na próxima quarta-feira, a astróloga Tatiana Grimberg e a sommelier Marília Dias vão ensinar a harmonizar vinhos de acordo com os signos do zodíaco de quem degusta.
-Um vinho pode ser ousado e agressivo como um ariano, doce como um pisciano ou versátil como um geminiano — ensina Marília. Revista de Domingo, jornal O Globo.

Já não chegava o enochato, com suas narinas adentrando taças e farejando odores, como se fosse um cão perdigueiro, agora teremos o enochato-astrólogo.
Pra ser um bebedor enologamentecorreto, antes de abrir uma garrafa de vinho, você vai precisar fazer um mapa astral. Tá ficando difícil beber um vinho, simplesmente, por prazer.
-Meu bem... essa semana não! Você não sabe que quando Venus se alinha com Plutão, em convergência com Marte, você só pode beber Coca light e nunca um Shiraz!?... vade retro Tatiana&Marília... xô!