*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Ouvir música durante as viagens ajuda a distrair e passar o tempo. Pensando nisso, o Gatwick Express, trem que faz o trajeto entre o aeroporto de mesmo nome em Londres e a estação Victoria no centro da cidade, oferece ao passageiro a opção de escolher uma música projetada para combinar com a paisagem no caminho. estadão.com.br

Do jeito que a coisa anda pelos caminhos de ferro do Brasil, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, a trilha sonora, mais adequada aos nossos trilhos, seria a Marcha Fúnebre, de Chopin, pois é a mais, digamos, popular.  É clássico, mas manifesta, em funestos compassos, a realidade do transporte de massa nesse país seja por terra, mar ou ar.

“Este hospital psiquiátrico não impediu Van Gogh de produzir obras de arte [foto ao lado]. A cadeia não impediu detentos de se expressarem através da pintura”.

Este anúncio da Alerj – Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, em página dupla, na Revista de Domingo, do Globo, convida a população para a exposição “Um corpo limitado, um olhar sem limites” a partir do dia 8 de agosto no Palácio Tiradentes, Praça XV, Rio.

A turma da Alerj, aquela que é eleita por esse mesmo povo convidado a comparecer a esta exposição, bem que poderia mirar-se neste exemplo, né mesmo? A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro ou simplesmente ALERJ é o órgão de representação popular do Poder Legislativo através dos deputados estaduais do estado do Rio de Janeiro e pode evitar coisas do tipo: “O Tribunal de Contas do Estado multou em R$ 5.688 o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói , José Roberto Mocarzel, pelo atraso no repasse do aluguel social aos desabrigados do Morro do Bumba, que sofreu um deslizamento de terra, em abril 2010, matando 45 pessoas. Mocarzel terá que pagar a multa com recursos próprios. E se o pagamento não foi feito em 30 dias, haverá cobrança judicial.” Ancelmo Gois”.

Ou: “Não bastasse continuar sofrendo as consequências das chuvas de janeiro do ano passado, a população de Nova Friburgo, na Região Serrana, paga atualmente o salário de três políticos para o cargo de prefeito, a um custo de cerca de R$ 54 mil mensais aos cofres públicos. Os gastos extras começaram em setembro de 2010, quando o prefeito eleito, Heródoto Bento de Mello, deixou a administração por motivos de saúde. No lugar dele, entrou seu vice, Dermeval Barboza Moreira Neto, afastado 14 meses depois, em novembro do ano passado, acusado de desvio de verbas da reconstrução da cidade após a enxurrada. Assumiu, então, o presidente da Câmara dos Vereadores, Sérgio Xavier de Souza. De acordo com o governo municipal, além do prefeito em exercício, Heródoto Bento de Mello se encontra de licença médica e, por isso, mantém o direito ao salário. Já Dermeval Neto, apesar de afastado pela Justiça, não teve seu pagamento suspenso pela decisão. O motivo é que a saída dele do cargo ocorreu por força de liminar e o caso ainda não foi julgado. Enquanto isso, ele recebe seus vencimentos”. oglobo.globo.com

O povo espera que um dia esses políticos, sejam presos - ou até mesmo internados em um hospital psiquiátrico – onde então possam, quem sabe, se inspirar nos exemplo dos artistas citados no convite da Alerj. Pois em liberdade tá difícil. Que o diga a turma do Morro do Bumba e a população da Região Serrana do Rio, que sabe, por experiência própria, que, as vezes, a esperança morre antes daquilo que reza a lenda, junto com seus queridos amigos e parentes... mas mesmo assim esperam o dia que qual uma Fênix, ela, a esperança, retorne das cinzas da impunidade e pra recompor o orgulho de ser um cidadão, assim como eu e você, brasileiro – independente da ideologia, credo ou time de futebol, possa ter essa tão falada Fênix. 

De acordo com a coluna “Olá!” do jornal “Agora”, Luciano, da dupla com Zezé Di Carmago, teria dado entrada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta quarta-feira, 1º, após faltar à gravação do programa “Caldeirão do Huck”. Segundo a coluna, o cantor permanecia internado até o início da noite de ontem. A assessora de imprensa Arleyde Caldi teria dito à publicação que um "problema no pé" incomodava o cantor sertanejo desde o início do dia. De acordo com o jornal, Luciano teria gota, por excesso de ácido úrico, e estaria soluçando sem parar. G1oglobo

Será que o problema é somente com o ácido... úrico? Minha amiga Cacau, diz que tem alguns conhecidos com problemas de acido úrico, inclusive um primo, mas que só o viu soluçando, pra valer, em velório - e mesmo assim dependia muito de quem ocupava o ataúde - mas nunca o viu soluçando por causa de uma crise de gota. 

Nas “primárias” do Mensalão, Leonardo Yarochewski, defensor de Simone Vasconcelos - ex-diretora financeira da agência publicitária, de Marcos Valério, falou e disse: "Virou moda, porque é bonito falar. Até na novela das oito, a Carminha disse que ia processar a Rita por bando ou quadrilha". “Ela era empregada, o dinheiro não lhe pertencia. Muitas das pessoas para quem ela entregou o dinheiro ela identificava por roupa, na hora”. [...]  “Tem uma dupla sertaneja aí, que eu não vou dizer o nome para não constrangê-los, que quando faz show faz questão de receber em dinheiro”. "Isso remonta à idade medieval, em que o indivíduo era punido por aquilo que ele era, remonta ao Código de Hamurabi. O que mais se faz nesse processo é culpar pessoas pelo cargo que ocupava, ou porque ocupava cargo em determinado banco, ou em determinado partido, ou em determinada agência de publicidade”. g1.globo.com/politica

Ô Leonardo... fala sério.