*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

terra brasilis

Londres - Para quem ainda se espanta com eventuais divergências do governo brasileiro com a Fifa em relação a Copa de 14 ou com o COI em relação aos Jogos de 16. Boris Johnson, prefeito de Londres, deu uma dura no COI. Criticou a excessiva restrição do uso do termo “Olimpíadas” por terceiros e protestou contra a decisão do Comitê Olímpico de querer impedir a entrada nos estádios de pessoas com camisas e bonés de marcas concorrentes dos patrocinadores dos Jogos.
Segue... O COI voltou atrás e disse que só vai proibir o chamado “marketing de emboscada”, ou
seja, de grupos fazendo propaganda oculta de empresas concorrentes. Na Copa da África do Sul, 36 mulheres foram retiradas do estádio no segundo tempo de Holanda x Dinamarca. Agentes da Fifa suspeitaram que eram contratadas para fazer propaganda da Heineken, cerveja concorrente da Budweiser, patrocinadora da competição. Ancelmo Gois

E se quiser assistir aos jogos, o cidadão ainda tem que pagar, caro, e se submeter a tudo isso... em Londres! Imagine em Terra Brasilis. 

Templo é dinheiro - A 11ª Câmara Cível do Rio condenou a Convenção de Ministros e Igrejas Evangélicas a indenizar em R$ 15 mil três fiéis que deram R$ 2 mil, cada, à campanha “Muito Mais Que um Projeto, Uma Expressão de Amor” em troca de vantagens não cumpridas. A Justiça entendeu se tratar de “propaganda enganosa”. Ancelmo Gois

Se no ano de 325 dC, em Niceia, Constantino houvesse ousado um pouco mais e usando seus poderes evocando o “futurum conceptus” ou seja “jurisprudência a futuro” – algo semelhante a Bolsa de Mercadorias & Futuros – poderia ter estruturado a neófita Igreja, em bases mais sólidas e quem sabe, as religiões teriam escrito suas histórias com menos hipocrisia e mais fraternidade. No decorrer dos séculos e até os dias atuais, a maioria das igrejas, se levadas aos tribunais sob a acusação de “propaganda enganosa” e/ou “falsidade ideológica”, com certeza, já teria fechado suas portas. O Concílio de Niceia, em Anatólia – hoje região da Turquia - foi a primeira tentativa de obter um consenso da igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade. Já passados quase 1.700 anos, pelo que se vê, ainda não chegaram a um consenso. Vade retro Constantino!

Em uma decisão de causar espanto na mídia capitalista, o governo socialista do presidente Evo Morales acaba de expulsar a Coca-Cola da Bolívia. A decisão precisará ser cumprida até o dia 21 de Dezembro deste ano. Segundo o ministro do Exterior boliviano, David Choquehuanca, esta determinação está “em sintonia com o fim do calendário Maia” e será parte dos festejos para celebrar o fim do capitalismo e o início de “uma cultura da vida”. A festa ocorrerá no fim do dia, no solstício de verão (no Hemisfério Sul), na Ilha do Sol, situada no Lago Titicaca.
– O dia 21 de Dezembro de 2012 marca o fim do egoísmo, da divisão. O 21 de Dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mocochinche (refresco de durazno, um refrigerante muito popular no país). Os planetas se alinham após 26 mil anos. É o fim do capitalismo e o início do comunitarismo – disse Choquehuanca, em um ato ao qual compareceu o presidente do país. correiodobrasil.com.br por email

Tinha um conhecido – tinha, porque morreu – que era bamba em aplicações no mercado financeiro e ganhou muita grana com isso. Quando vivo, ele tinha um mantra “Não faça negócio com pobre, parente e vizinho”! Repetia isso três vezes ao acordar e três vezes antes de dormir. Pena que sete dias depois da sua morte a viúva, que era simpatizante de outras crenças, raspou o tacho e foi a luta - mas essa história não cabe nesta prosa, portanto, voltando ao Brasil, e de acordo com o mantra do falecido, nosso problema são os “negócios” com os vizinhos do Condomínio Mercosul, que não tem um Estatuto com regras muitas claras. O pior é que em breve estarão chegando novos condôminos: Bolívia e Equador. Vai ser algo semelhante ao “Divino” da novela Avenida Brasil.

Mas vamos voltar ao assunto principal deste post que é a proibição da Coca Cola: em verdade o Evo só tá proibindo mesmo a Cola, pois a Coca - planta da família erythroxylaceae, nativa da Bolívia e também do Peru, que juntamente com a Colômbia, formam um dos maiores cartéis de distribuição de droga do mundo - deve continuar se mantendo como o commodity, de maior peso, no mercado exportador da Bolívia. Mas isso é assunto pra outros solstícios, antes do próximo fim do mundo.

Porém nem tudo é cocacola neste “Divino” latino americano, conforme informa Ancelmo Gois no Globo: “Dia 31, terça, Dilma, Cristina Kirchner, José Mujica e Hugo Chávez vão sacramentar [portanto já sacramentaram, pois hoje é 03.08], no Itamaraty, o ingresso da Venezuela no Mercosul. Depois, almoçam juntos”. Apesar de ficar imaginando como será o clima no almoço desses dois, digamos... casais – vão beber o que? Coca ou Mokochinchi(*)? O prato principal estava reservado à sobremesa: “Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula formalizará a entrada da Venezuela como membro pleno do bloco, [...] A expectativa é que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anuncie [...] a compra de 20 aeronaves E-190, da Embraer”, segundo informa o glogo.com. Ante um almoço desses, diria, a prudente, Margaret Thatcher: “O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros".


E pra encerrar esta semana: Da série ‘Imagina só se fosse lá no Rio’, a polícia francesa recuperou a prótese de braço do medalhista de ouro paraolímpico Arnaud Assoumani, assaltado no sábado por dois homens armados num subúrbio de Paris. tutty vasques




O blog já estava no prelo quando chegou está nota: “No dia 13 de julho, o ministro das Relações Exteriores da Bolívia deu declarações tão bombásticas sobre o solstício de inverno e o fim do capitalismo que a imprensa local recebeu com sarcasmo”. Mas foi apenas nesta quarta-feira, 1º de agosto, que grandes sites do Brasil noticiaram o caso, apoiando-se na credibilidade da Agência Venezuelana de Notícias, estatal que usa como fonte a bolivariana TV Tel esur, sediada também na Venezuela. Assim, virou notícia, no Brasil, que a Bolívia vai expulsar a Coca-Cola do país no dia 21 de dezembro. Houve até quem dissesse que o governo boliviano confirmou a informação. Tudo papo furado. Os órgãos oficiais até já negaram. A declaração que deu origem a ao mal-entendido foi a seguinte: “O dia 21 de dezembro é o fim do egoísmo, da divisão; o dia 21 de dezembro tem que ser o fim da Coca-Cola e o começo do mokochinchi(*) - refrigerante de pêssego”.

Resumindo: quem quer acabar com a Coca Cola é o Hugo, o resto fica tudo como está, principalmente no que se refere aos “negócios” da coca. Mas cá pra nós “Mokochinchi”? E de pêssego! É melhor continuar mascando as folhinhas, né não?