*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Recebi do meu amigo Sergio Chear, a matéria abaixo. Não sei a autoria, mas dá pra pensar. Será uma tendência?

A título apenas de reparar uma estranha omissão na divulgação dos resultados das eleições no primeiro turno, por parte da midia, disponibilizo o resultado final, completo, do pleito, para Fortaleza:
1º colocado:  Abstenções, votos nulos e em branco - 361.211 votos 
2º colocado:  Elmano - 318.262 votos 
3º colocado:  Roberto Claudio - 291.740 votos 

Este mesmo tipo de resultado ocorreu, por exemplo, em Sao Paulo: 
1º colocado:  Abstenções, votos nulos e em branco - 2.490.513 votos 
2º colocado:  José Serra - 1.884.849 votos 
3º colocado:  Fernando Haddad - 1.776.317 votos 

Isto aconteceu da mesma forma em Salvador, e de forma semelhante (Abstenções, votos nulos e em branco em segundo lugar) em quase todas as capitais do Brasil, o que sugere uma crise do sistema político como um todo: uma parcela ponderável dos brasileiros está tendo seus direitos políticos cassados por falta de um sistema partidário que dê efetivamente conta do que a representação política deveria refletir. Sugiro a leitura do artigo do sociólogo José de Souza Martins, professor da USP.

“O voto em branco é um voto cidadão e é por isso voto válido. O eleitor cumpre seu dever, mas nega seu voto aos candidatos disponíveis. O voto nulo já é mais complicado e nem por isso deixa de ser legítima manifestação do eleitor, ainda que deplorável porque expressa uma vontade política que não se materializa em nenhuma mensagem compreensível.” José de Souza Martins

Leia o artigo de José de Souza Martins, na integra, em:

Os donos do restaurante francês Ananas, em Sydney (Austrália), foram obrigados pela Justiça a retirar dos seus banheiros, mictório em forma de carnuda boca feminina. Os mictórios foram criados por uma mulher, a holandesa Meike van Schijnde, mas, mesmo assim, não houve perdão. Para muitos, os mictórios não passam de uma brincadeira. Para os críticos, mais uma manifestação machista. "A misoginia está disseminada, e esse é um exemplo de misoginia", disse a feminista Anne Summers, de acordo com o "Sun". Você acha que o mundo está politicamente correto demais?  oglobo.globo.com/blogs/pagenotfound

Minha vó, Da. Elizabeth a primeira e única - pelo menos por parte de mãe - afirmava: Meu filho, não confunda o mapa com o território, pois um dia você pode rolar despenhadeiro a baixo. Esse patrulhamento, em cima dos “mapas”, um dia, irá arremessar seus seguidores ladeira a baixo. A própria expressão é ambígua, pois o que é político, não será correto – e, claro, a recíproca é verdadeira. É a primeira expressão “bipolar” da língua portuguesa. Freud, com certeza, não explicaria. 

LONDRES — “Algum dia serei capaz de encontrar um sentido para tudo isso”, reflete Pippa Middleton em seu primeiro livro, que será publicado no fim de outubro. A cunhada do príncipe William acaba de escrever “Festas: um ano de celebrações britânicas para famílias e amigos”. E embora pareça pelo título, o livro não trata das memórias de uma jovem recém-lançada à fama, mas de um guia para planejar festas, baseado em sua experiência na empresa familiar Party Pieces - onde também trabalhava sua irmã antes de se tornar a duquesa de Cambridge e futura rainha da Inglaterra. “É assombroso ser famosa por sua irmã, seu cunhado e sua bunda”, diz em um dos trechos. [...]. oglobo.globo.com/mundo

Elizabeth - a rainha mãe e não minha vó por parte de mãe - anda intrigando e instigando a Casa Real pra dar um basta nesse, digamos, plebeus infiltrados na coroa, mais conhecidos por aqui como a nova classe “C”. Pippa, que já trás no nome uma herança maldita, com certeza iria se dar muito bem em terra brasilis e, quem sabe, encontrasse o verdadeiro sentido pra sua pipa ops! “pra tudo isso”. Em pouco tempo, provavelmente, teria sua própria barraca armada no sortido Verdurão das mulheres melancias, morangos, jacas e tantas outras. Seria a primeira mulher-pipa. Duvido que ela voltasse para aquele reino onde lá é a irmão da duquesa, pois aqui, seria amiga do rei. Uma Pagu monárquica, mas nem por isso menos anárquica, pra planejar as festas que quisesse no ritmo e tempo que desejasse, fazendo a corte na Corte mais adequada a sua pipa plebeia. E porque hoje é sexta, um bônus deste blog em homenagem a Pippa e a você que aturou esse papo a semana inteira, o que, convenhamos, não tem pipa que aguente:

Mexo, remexo na inquisição
Só quem já morreu na fogueira
Sabe o que é ser carvão...
Não sou freira, nem sou puta...
Sou rainha do meu tanque
Sou Pagu indignada no palanque
...
Nem toda feiticeira é corcunda,
Nem toda brasileira é bunda,
Meu peito não é de silicone
Sou mais macho que muito homem!
Trechos da música “Pagu” de Rita Lee e Zélia Duncan 



“Joaquim Barbosa pediu “desculpas” a Lewandowski pela forma com que discutiu com o colega - foi o primeiro pedido de desculpas após diversos embates. “Eu me excedi há pouco quando rebati de maneira exacerbada o ministro Ricardo Lewandowski, a quem eu peço desculpas pelo excesso.” Lewandowski disse que o pedido de desculpas de Barbosa revela “grandeza”. “Queria assinalar o gesto de grandeza de pedir desculpa e dizer que aceito-a prontamente. E dizer que nossas divergências não desbordam do plano estritamente técnico e jurídico.”... e assim, foram felizes para sempre e a paz voltou a reinar na Esplanada dos Ministério... pelo menos até a próxima sessão do STF.