*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 18 de outubro de 2012


Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, descobriu que a personalidade de alguns babuínos, primatas típicos da África, se parece muito com a dos seres humanos na hora de fazer amigos ou manter laços duradouros com outros exemplares. [...] Foi possível descobrir que ser um babuíno agradável, aumenta a possibilidade de ter laços sociais fortes e pode significar uma chance maior de transmitir bons genes para os descendentes. G1oglobo

Se quiserem se aprofundar um pouco mais é só assistir uma temporada do BBB. Vai começar uma daqui a pouco. Todo o material pra pesquisa e laboratório vai estar lá disponível, de grátis, ao vivo e em cores globais.

Duda 1 - Para especialistas em Direito, uma falha na denúncia feita pela Procuradoria Geral da República resultou na absolvição do publicitário Duda Mendonça no julgamento do mensalão. Diante dos fatos relatados na acusação, não restou alternativa aos ministros do Supremo Tribunal Federal a não ser livrar o marqueteiro da campanha de Lula em 2002 da condenação por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Ontem, Duda foi fotografado rindo com amigos em um restaurante de Salvador. Sergio Roxo - globo.com/pais/noblat/

Duda 2 - O STF inocentou Duda Mendonça de lavagem e evasão de dinheiro no julgamento do mensalão, mas isso não o absolve de responsabilidades nas campanhas que elegeram, entre outros, Maluf em 1992, Lula em 2002, Celso Pitta em 1996 e Roseana Sarney em 2010. A prisão do marqueteiro numa rinha de galo em 2004, como se vê, é pinto comparada ao conjunto de sua obra! Tuttyvasques

Por total desconhecimento técnico, não vou entrar no mérito da questão “falha na denúncia”, mas sim quanto a afirmação, demagógica, de o cara está morrendo de rir pelos bares de Salvador? Fosse eu, também estaria rolando no chão, as gargalhadas. Quem comprou os gatos por lebres foi o povo, Duda só os embrulhou pra presente.

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, estabeleceu o próximo dia 10 de dezembro, uma segunda-feira, como prazo máximo para que as empresas do setor de imprensa e audiovisual apresentem seus planos de adaptação à nova lei do audiovisual que, aprovada, em outubro de 2009, limita a quantidade de licenças de rádio e de televisão do país. Caso contrário, alertou Kirchner, a AFSCA, órgão responsável por supervisionar a concessão de licenças, poderá "agir". “Ninguém pode estar acima dos três poderes do Estado”, afirmou a presidente da Argentina. globo.com/pais/noblat/

Devaneios dos governantes democratas-populistas - que não aceitam críticas aos seus mandos e desmandos – mas que, matreiramente, vão se concretizando na America Latina, sob a forma alucinógena de um governo suposto democrático que inibe o livre arbítrio do povo, como foi muito bem retratado por George Orwell em seu livro “1984”. Aliás esse livro deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas do país... mas sei que isso também é uma utopia.

Esperanças em deter essa tenebrosa marcha? Quem sabe: “Qual o limite entre o direito de informar e a privacidade. Uma figura publica tem menos direito à vida privada? Este foi o tema foi o tema de abertura, nesta sexta-feira, da 68ª Assembleia Geral da Sociedade Interamericana de Imprensa, que reunirá, até terça-feira 600 especialistas e profissionais de imprensa do continente americano em São Paulo. [...]”.  Apesar dessa linha tênue, no entanto, deve prevalecer o direito de informar e o combate à censura, analisaram os especialistas. [1] Mais:

O advogado Asdrúbal Aguiar, ex-ministro do Interior da Venezuela, [e palestrante da 68ª SIP], acredita que a geração smartphone é um agente de mudanças contra o autoritarismo no planeta. A seguir, trecho final da sua entrevista ao Globo [2]:
O aparecimento de governos autoritários compromete a liberdade de expressão e os direitos civis nas Américas?
As empresas jornalísticas independentes são esmagadas em nome da democratização da informação, desde que a mídia que sobreviva seja aquela que apoia o regime.
O senhor é um pessimista?
Não sou. Até porque há indicativos de que os venezuelanos, por exemplo, estão se cansando dos extremos de (Hugo) Chávez. O Chávez de hoje, comparado ao de 2006, é mais fraco. E a nova geração smartphone e Blackberry tratará de mudar de vez este quadro.
Como assim?
A emergência das redes sociais e popularização da internet criaram uma geração que não depende de uma única fonte de informação para tomar decisões e mobilizar grupos, como no mundo árabe. Na era primitiva, as pessoas se reuniam para trocar informações e tradições de forma oral, ao redor da fogueira. Com o surgimento da impressão no papel, a imprensa ganha a função de catalizadora e transmissora de informação. Agora a internet se torna a antiga fogueira ao redor da qual as pessoas se reúnem para trocar informação.

Em cerimônia de encerramento [ontem] da 68ª SIP, o recém-nomeado presidente do organismo, Jaime Mantilla, ressaltou a necessidade de luta constante pela liberdade de expressão, principalmente em países com governos que dificultam o livre trabalho jornalístico. [...] "Assumo esta presidência em um momento perigoso", afirmou, dizendo que as tentativas de "tornar uniforme o pensamento de cidadãos livres têm aumentado e os cerceamentos tendem a se generalizar”. [3]

Nos contos de fadas sempre tem uma mulher, maligna, que muda a rota das estórias do reino da Carochinha. Que o digam a Bela Adormecida, a Branca de Neve, o Lobo seduzido pela Chapezinho Red... até o tio Patinhas, tinha pavor da Maga Patalójika. Eva, Betsabá, Cleópatra, Catarina de Medici, Ana Bolena, dentre tantas outras poderosas mulheres, mudaram o rumo das história no reino das humanas criaturas. Hugo Chaves? Fidel (já morreu?)? Morales? José Dirceu?... que nada. Fique ligado, pois todo o cuidado é pouco quando se trata de Cristina Kirchner!

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las" - Voltaire

Leia mais esse os assuntos em:
[3] http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,novo-dirigente-da-sip-diz-assumir-em-momento-perigoso,946358,0.htm