*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


O Nó da energia - Luz sobe para depois cair. Menos investimento = mais risco. É uma situação estranha: ontem, foi aprovada a medida provisória que garante a redução do preço da energia elétrica. Mas o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a tarifa precisaria ser mais alta, se o objetivo for evitar apagões. O diretor do órgão está dizendo que é necessário mais, e não menos, investimento e, como não haverá mais dinheiro, teremos de conviver com o risco. Aliás, a minha conta de luz já trouxe a informação de um reajuste de 11,8% da Light. E vai aumentar também em 4,8% a tarifa dos consumidores das regiões que usam a energia de Itaipu, corrigida pelo dólar, que subiu.

É bom que a população, que está com a expectativa de queda do preço da energia, entenda isso.
A tarifa média de 2013 não será 16% menor do que a de 2012, mas menor do que seria se não tivesse tido essa medida. Ou seja, talvez não seja tão bom assim para o consumidor quanto se esperava, apesar de ser mais complicado para as empresas, que terão menos capital para investimento, o que também acaba virando contra o consumidor.
Leia mais

1º nó - A promessa do governo federal de redução de 16,2% na conta de luz dos consumidores residenciais em 2013, com o pacote de desoneração de energia anunciado em setembro passado, não vai se confirmar. Com a maior geração térmica, devido aos baixos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, e o aumento das tarifas de energia para os consumidores da Light que passou a vigorar em novembro, a conta de luz vai, na verdade, subir no ano que vem. “O governo anunciou que haveria uma redução da tarifa de energia em relação ao que ela poderia aumentar em 2013. Mas, na prática, terá aumento” —  de acordo com Roberto Araújo. Diretor da ONG Ilumina, no Rio de Janeiro. Leia na íntegra.

2º. Nó - A presidente Dilma Rousseff reafirmou neste domingo (23), em pronunciamento de final de ano em cadeia de rádio e TV, que, em 2013, a redução na tarifa de energia elétrica será a que ela anunciou em setembro.

É o “Novelo do crioulo doido”, com todo respeito aos nossos afrodescendentes. É surreal, um verdadeiro Nó Górdio. Quem será o “Alexandre” que desatará este nó? Dilma “A Grande”? Aguardemos os próximos capítulos desta estória... quase uma lenda.

Cristina “Patalogika” Kirchner
Uma onda de tensão se espalhou pela Argentina com novos saques e confrontos que atigiram ao menos cinco das 23 províncias do país - do Chaco, no Norte, a Santa Fé, no Sul. A Grande Buenos Aires também foi afetada, mas não houve relatos de ocorrências na capital. Em todo o país, duas pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e centenas foram detidas. Lojistas fecharam as portas. Em Bariloche, onde começaram os distúrbios anteontem, desembarcaram 400 homens da Gendarmería Nacional. O governo Kirchner acusou a oposição de estar por trás dos incidentes. Leia na íntegra.

A Maga precisa se atualizar! Não se usa mais “a oposição está por trás dos incidentes” o must dos refrãos é: “a culpa é da mídia conservadora e golpista”.  


Não é xampu - Cientistas chineses garantem que já é possível reprogramar células de urina para gerar neurônios, mas advertem: Nenhuma loura deve tentar passar pela experiência sem ajuda médica. Tutty Vasques