*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 21 de março de 2013


“Nunca um Papa tinha me beijado”
Cristina “Patalógica” Kirchner em encontro oficial com Francisco, o Simples.

Mesmo indiciada no inquérito da Operação Porto Seguro por corrupção passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência e formação de quadrilha, Rosemary Nóvoa Noronha já se apresentou à cúpula do PT como pretendente a disputar o cargo de deputada federal por São Paulo, na eleição de 2014. A candidatura de Rose já conta com o apoio irrestrito de seu melhor amigo e padrinho Luiz Inácio Lula da Silva. [...] Lula resolveu apoiar o plano de Rosemary porque considera que ela seja vítima de “uma campanha sórdida que visa a atingi-lo com mentiras, inclusive de que tenha algum relacionamento íntimo com ela”. O grupo de Lula avalia que Rose tem chances de se eleger. Também aposta que o inquérito da Porto Seguro vai dar em nada. Ou, na melhor hipótese, não atingirá Lula. Virando deputada, Rose ganha direito a foro privilegiado – o que vai prolongar o caso longamente. Por Jorge Serrão para o Alerta Total.

Essa notícia, por enquanto, carece de comprovação, mas como diz o povo aonde há Lula há Rosemary, vamos aguardar. Mas não esqueça: a voz das ruas, além de rouca, é cruel. 

O cardeal sul-africano Wilfrid Fox Napier, arcebispo de Durban, disse à BBC Radio 5 neste sábado (16) que a pedofilia não é um crime e sim um "distúrbio" que necessita de tratamento. As informações são do site da BBC. "Da minha experiência, pedofilia na verdade é uma doença. Não é uma condição criminosa, é uma doença", afirmou o cardeal. "Agora, não me diga que estas pessoas são criminalmente responsáveis como alguém que escolhe fazer uma coisa destas. Eu não acho que você pode realmente assumir a posição e dizer que a pessoa merece ser punida. Ele mesmo foi prejudicado" concluiu Wilfrid Fox Napier. Leia

Wilfrid tem tudo pra se juntar a equipe de Marco Feliciano, o parlamentar-pastor, que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. É emprego garantido, precisa nem mandar currículo, só cópia das suas últimas declarações. 

A presidente brasileira, Dilma Rousseff, se encontrou na manhã desta quarta-feira com o Papa Francisco no Palácio Apostólico do Vaticano. Após a reunião, ela elogiou a mensagem do Sumo Pontífice pela luta contra a pobreza e a preocupação com as populações mais fragilizadas. [...] Quando um repórter argentino lhe perguntou sua opinião sobre o novo chefe da Igreja Católica, ela brincou: Acho que vocês têm muita sorte, é um grande Papa. A Argentina está de parabéns. Mas, a gente sempre diz: o Papa é argentino, mas Deus é brasileiro - disse com bom humor, na saída do Vaticano. Leia

Sangue bom essa Dilma né mesmo? Quero ver todo esse humor funcionar com a rapaziada que vive na região serrana do Rio de Janeiro, que esta semana vê suas vidas escorrerem ladeira abaixo, no meio da lama. Isso poderia ter sido evitado ou minimizado, caso as verbas liberadas para as tragédias ocorridas em 2011, na mesma região, não tivessem escorrido, feito lama, para as contas particulares de alguns. É como disse Maria Antonieta, a caminho da forca: “Esse mundo tinha tudo pra ser um paraíso, não fosse o povo!” Não garanto a veracidade desta frase, da mesma forma que os historiadores não comprovam a autenticidade do fato que quando informada que o povo passava fome e não tinha ao menos um pedaço de pão para comer, ela teria dito: “Se não tem pão, que comam brioches”. Mas se não disse, pensou.

Encerrando esse discurso: outro dia, Ricardo Boechat , âncora do jornal da Band, comentando sobre a falta de compromisso de nossos políticos e suas (ir)responsabilidades, com as coisas do presente, disse algo mais ou menos assim: Nossos políticos estão sempre no futuro. Nunca trabalham em nada no presente é um “vou fazer”, “vou construir” e nada acontece. Mas é justificável meu caro Boechat, as verbas atuais já estão, todas, comprometidas com as maracutaias do já, do agora, do “quero o meu já, se não...!”. No quesito “Verba”, para a política, o futuro é coisa do passado. Exagero? Orçar é prever, estimar e definir despesas. Todos os “Orçamentos da União” são aprovados meses depois do início do ano dito como fiscal e aí, parte da grana pública só existirá como registro contábil, pois já foi gasta sabe-se lá como. Portanto essas “verbas” em referencia a realidade do Orçamento, pertencem ao passado. É um problema mais voltado a realidade quântica!

Gran finale: A viagem de três dias da comitiva da presidente Dilma Rousseff para a missa inaugural do papa Francisco, em Roma, envolveu o aluguel de 52 quartos de hotel e 17 veículos, segundo informações obtidas pela Folha. Dilma, quatro ministros, assessores mais próximos e seguranças se hospedaram no hotel Westin Excelsior, na Via Veneto, um dos endereços mais sofisticados de Roma, num total previsto de 30 quartos. A diária da suíte presidencial custa cerca de R$ 7.700, enquanto o quarto mais barato fica por R$ 910. Leia - Agora chega né, pois começa a comprometer a imagem do Deus brasileiro. 

O que culinária tem a ver com movimentos imigratórios para o Brasil no século XXI, tema da redação da última edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)? À primeira vista, nada. No entanto, dois corretores da prova entenderam como “adequada” a abordagem temática por parte de um candidato que descreveu como preparar um Miojo no meio de seu texto. Enquanto estudantes tiraram nota 1000 cometendo erros como “trousse”, “enchergar” e “rasoavel”, como mostrou O GLOBO [...], o candidato que agiu com deboche ficou com 560 pontos. Nos dois primeiros parágrafos, o vestibulando chega a comentar a questão da imigração. Mas, no parágrafo seguinte, o candidato descreve o modo de preparo do macarrão instantâneo: Para não ficar muito cansativo, vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos ml’s de água em uma panela, quando estiver fervendo, coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva. Leia

Meu Deus! meu Deus! mas que bandeira é esta,
Que impudente na gávea tripudia?
Silêncio. Musa... chora, e chora tanto
Que o pavilhão se lave no teu pranto!

Auriverde pendão de minha terra,
Que a brisa do Brasil beija e balança,
Estandarte que a luz do sol encerra
E as promessas divinas da esperança...
Tu que, da liberdade após a guerra,
Foste hasteado dos heróis na lança
Antes te houvessem roto na batalha,
Que servires a um povo de mortalha!...
Trecho da poesia “Navio Negreiro” de Castro Alves


Tal qual, como cantou o poeta, tem dias que a gente se sente; como quem partiu ou morreu; a gente estancou de repente; ou foi o mundo então que cresceu (1). Quantas vezes acordo com a sensação de que as humanas criaturas , assim como eu, estão sem rumo neste “pélago profundo”. Nesses dias de “brigue imundo”, não adianta hastear bandeiras ideológicas, pois a impressão que tenho é que tudo isso não passa de farinhas do mesmo saco e vento nenhum fará tremular minhas ideologias. É quando então me dá uma vontade danada de parar com esse blog, chutar o pau da bandeira, tacar fogo no pavilhão e me ir, eternamente, para praia.

Mas aí, de repente, surge uma notícia dessas que dá um sacode na letargia e novamente a bandeira, mesmo chamuscada aqui e acolá, volta a tremular em seu remendado mastro... pois não dá pra fingir que “corretores do Enem” não existem e ficar, negreira e impunimente, a navegar.

A redação foi considerada "adequada" pelos corretores do Enem. Segundo o MEC, o texto não apresentou discrepância de nota acima de 200 pontos entre os dois corretores e não precisou ir para um terceiro corretor”. Leia

Porém fica a impressão que se o vestibulando tivesse explorado um pouco mais seus dotes culinários e transcrito, por exemplo, uma receita de espaguete a putanesca poderia ter conseguido atingir a pontuação máxima que é 1000. Dilma! Arranca este pendão dos ares! Martha fecha a porta de teus Enems (2).  

(1) - Trecho da música “Roda-viva” de Chico Buarque;
(2) - Parodiando os versos finais de “Navio Negreiro”.

Depois de demoradas negociações minha amiga Cacau, volta a bater ponto aqui neste blog, mesmo que eventualmente, conforme ela mesma já comunicou em sua conta no FaceBook. Obrigado Cacau.