*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 12 de março de 2013

O Palhaço emérito


Impasse no conclave pode levar a Papa surpreendente - em vigília na Praça São Pedro na véspera do conclave para escolher o novo papa  - Às vésperas do conclave que vai eleger o próximo Papa, vaticanistas começam a trabalhar com a hipótese de surgir um curinga, isto é, um Pontífice fora da lista dos favoritos [...] Com os cardeais profundamente divididos sobre a situação atual da Igreja e seu futuro, não apareceu até agora um nome de consenso. Leia

Bingo! – Taí o segredo do Tiririca. O parlamentar brasileiro, afirmou que não pretende se candidatar à reeleição, aqui no Brasil. Isso sempre me intrigou, pois ninguém quer largar uma mamata dessas. Mas agora ficou claro. Ele vai ser o azarão, aquele vai ser o tal curinga, na disputa pela vaga papal.

Símbolo caricato da descrença dos eleitores brasileiros nas propostas rotas e cínicas dos políticos, e reforçado pelos motes “Pior do que está não vai ficar” e "O que é que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto", Tiririca foi eleito, (2010), deputado federal, por São Paulo - com 1,35 milhão de votos. Com essa expressiva façanha, tornou-se o segundo deputado mais votado em toda a história do Brasil. O primeiro seria Enéas Ferreira Carneiro, também por São Paulo (2002), com 1,57 milhão de votos, segundo a “Folha”.

O Vaticano vive o seu momento “congresso brasileiro”. O Escândalo Vatileaks que envolve documentos secretos que vazaram do Vaticano, revelam a existência de uma ampla rede de corrupção, nepotismo e favoritismo relacionados com contratos a preços inflacionados com os seus parceiros italianos, conforme nos informa O Globo:

PEDOFILIA: O Vaticano revelou que está investigando casos de abuso sexual de menores por parte de sete sacerdotes da ordem Legionários de Cristo, fundada no México e considerada como modelo pelo Papa João Paulo II.
MÁFIA: A Santa Sé aceitou, por 1 bilhão de liras (cerca de R$ 1,245 milhão), enterrar o mafioso Enrico De Pedis numa basílica, ao lado dos corpos de antigos Papas.
LAVAGEM: O Vaticano foi colocado pelo Departamento de Estado americano na lista de países suscetíveis a lavagem de dinheiro. Em setembro de 2010, o Banco do Vaticano foi alvo de investigação sobre esse tipo de crime.
CORRUPÇÃO: Carlo Maria Vigano, então vice-governador da Cidade do Vaticano, denunciou em janeiro uma rede de corrupção que permitiria o superfaturamento de contratos — até o presépio da Praça de São Pedro teria sido alvo. Leia mais

Como se vê é um currículo de fazer inveja a qualquer câmara legislativa Brasil afora. Tiririca – que não assume publicamente sua candidatura a papa – pra disfarçar é claro – disse ao Financial Times: “Você passa o dia inteiro aqui fazendo nada, apenas esperando para votar em algo enquanto as pessoas discutem e discutem". Afirma também que não pretende se candidatar à reeleição, pois descobriu a resposta para a pergunta que repetia durante a sua campanha. "O que um político faz? Ele trabalha muito e produz pouco. Essa é a realidade", diz. De fato esses pequenos detalhes podem até desanimar um pouco nosso Tiririca em seu projeto papal, pois esse cenário não se altera muito lá no Vaticano, mas ele deve levar em conta que uma coisa é ser eleito pelo voto, direto, de 1,35 milhão de pessoas, outra coisa é tomar posse com a benção de mais de 1 bilhão(*) de crentes mundo afora. Boto fé no seu carisma, fico torcendo que nem índio, fazendo fumaça verde-amarela, para que ele ganhe supere seus medos e vença mais essa parada. 

(*) – Estimativa do último censo do Partido – Ops! – do Clero informava que a “Igreja Católica Apostólica Romana” conta com mais de 1 bilhão de membros mundo afora, ou seja, mais de um sexto da população mundial. Contava, pois esses números são de 2005. Apurações mais recentes (Folha/uol) apontam para uma queda desses números.

Segundo essa pesquisa, no Brasil os números apontam uma queda muito maior: A religião católica no Brasil perdeu 1,7 milhão de adeptos entre 2000 e 2010. Com o recuo, o número de católicos no país chegou a 123,3 milhões - 64,6% da população.

Embora este percentual ainda seja representativo, esses dados perdem força e se tornam mais voláteis na realidade das ruas. Para constatar esse fenômeno, o Q&M foi às ruas pesquisar e pode apurar que o católico brasileiro - gato escaldado - é um crente com plano B, pois caso a coisa não funcione, conforme anuncia a propaganda, ele não que ficar na mão... do diabo.

A nossa primeira pergunta (seletiva), foi: “Você é católico?” Se “’sim” vinha uma segunda pergunta (espontânea, sem indução): “Que tipo de católico você é?”. Compilados os dados observamos que católico puro-sangue é raça em extinção, pois o catolicismo, no Brasil, está distribuídos num imenso mosaico multifacetado, Conforme apurado, existem: católico-não-praticante, católico-umbandista, católico-comunista, católico-budista, católico-espírita, católico-darwinista, católico-do-sétimo-dia, católico-kamasutrânico, católico-anticatólico ou católico ateu, católico-funkista, católico-petista, católico-tântrico, católico-flamenguista e até católico-corintianista (que tem nada a ver com Coríntios, de Paulo de Tarso).

A pesquisa apontou também o surgimento de uma new-wave ou uma terceira via, coisas do tipo “católicos comunista do circuito barra-ondina”; ”católicos tântricos flamenguistas wagnerlovistas”, mas aí é assunto pra outra prosa... Aleluia!

E pra encerrar: Circula na rede de intrigas do Vaticano que [o] italiano Marco Simeon, 33 anos, citado no escândalo dos documentos secretos, tem um namorado brasileiro, que mora no Flamengo. Segundo o jornal “La Repubblica”, o italiano emprestava a casa a pessoas do Vaticano para encontros sexuais. Ancelmo Gois – O Globo... Vixe!