*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sábado, 9 de março de 2013

O Senhor das Moscas*


“Acautelai-vos dos falsos profetas,
que vem até vós com vestes de ovelhas, mas por dentro são lobos vorazes.”
Palavras atribuídas ao mestre Jesus de Nazaré,
em “Mateus”, 7:15, no livro “Novo Testamento” do grego Kata Mapkon;
editado pelo CEI.

Em sessão tumultuada por protestos e com os votos mínimos necessários, o deputado evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) foi eleito nesta quinta-feira presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Além de presidente da igreja Tempo de Avivamento e contrário ao casamento gay e ao direito ao aborto, o parlamentar é uma figura polêmica, alvo de processo por estelionato no Supremo Tribunal Federal, acusado de ter faltado a um evento pelo qual recebeu pagamento. Também responde a ação no STF por homofobia: foi denunciado no início deste ano pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que considerou discriminação uma das mensagens de Feliciano no seu Twitter, que dizia: “A podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime, à rejeição”.

Um vídeo que circulou na internet mostra o pastor numa pregação pedindo o cartão de crédito de um fiel e cobrando que forneça a senha. “Samuel de Souza doou o cartão, mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir milagre para Deus. Deus não vai dar, e vai dizer que Deus é ruim”, é a fala do deputado no vídeo. Leia

Não que esse cara não mereça ser presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, ou que não possa ser um deputado e/ou o presidente da igreja Tempo de Avivamento (seja lá o que isso signifique), o que ele não merece mesmo é ser um cidadão brasileiro.

O Brasil é um país laico e isso é muito bom – pelo menos em tese - pois são poucos os atos explícitos de intolerância religiosa. Mas, no caso, Marco Feliciano não se enquadra em intolerância religiosa e sim em estelionato e falsidade ideológica, quando usa o nome de Deus (seu fiel depositário, pelo menos no momento em se autonomeia pastor de uma igreja e fala em nome de Deus) para realizar atos ilícitos – e entendemos aqui, que “fiel depositário”, carrega o mesmo conceito que o Direito tem em relação a esta expressão, ou seja: o indivíduo a quem a Justiça confia um bem, para que zele por ele – por um período determinado, mas sem prazo pré-determinado - sob pena de prisão caso não o faça.

Esse cara é a figura encarnada do Senhor das Moscas* - aquele que tanto apavora as próprias religiões evangélicas. É o próprio Satã, travestido em pastor, ao vivo, a cores e com todos os odores sulfurosos possíveis e indesejados. E não é coisa da “imprensa-conservadora”, ou “golpista”, confira no vídeo: clique aqui.

Assistindo o vídeo, a primeira sensação que tive foi de nojo, a segunda de revolta, em saber que esse cara, lá no Parlamento brasileiro (putz!), é o representante dos desejos e anseios de uma parte da nossa sociedade, a qual, cinicamente, ilude. A mídia oficial não pode reproduzir aquilo que eu - e tenho certeza que muitos - ao final deste vídeo tiveram vontade de gritar num desabafo comum a qualquer humana criatura, independente de suas crenças religiosas: Filho da puta!... achei melhor “riscar” o palavrão, pois acho que a mãe dessa criatura já carrega o peso de tê-lo parido... é melhor, eu, engolir o desabafo.

PSC – O Ser Humano em Primeiro Lugar! Que partido é esse que tem entre seus filiados uma criatura como Marco Feliciano? E ainda usa o símbolo primitivo do cristianismo - o peixe estilizado? Com certeza segue a saga do imperador Constantino, que em 313, vislumbrando que o monoteísmo dos crentes cristãos poderia render-lhe, politicamente, bons frutos, reconheceu o Cristianismo como uma religião do Império e concedeu a liberdade religiosa aos cristãos. A Igreja poderia então, possuir bens e receber donativos e legados. Mas, convenhamos, decorridos mais de 1700 anos, já passou a hora de mudar... pelo menos o símbolo.  - cDantas -

Nota de rodapé: Senhor das Moscas – Beelzebuth (deformação do nome de uma divindade filisteia ou cananeia; Baal Zebub ou Baal Zebul ou vulgo Belzebu, Príncipe dos Demônios, Senhor das Moscas e da pestilência, Mestre da Ordem) é conhecido principalmente como O Terceiro dos Três. Tem essa nomeação por ser o terceiro demônio mais poderoso do inferno, curvando-se somente perante Lúcifer e o próprio Shaitan, de Tenebras. Baalzebub é uma entidade amalgamada de outras duas poderosas entidades conhecidas da mitologia Cananéia e Fenícia: o deus Baal ou Bael, senhor dos trovões, agricultura e fertilidade. Também associado à morte e crueldade; Zebub, o deus das moscas e da pestilência.