*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 14 de março de 2013


Tem cambista em Caracas vendendo credencial para o “camarote do Maduro” no velório de Hugo Chávez. A outra opção é ficar 12 horas na fila para se despedir do líder venezuelano.
Tuttty Vasques - Estadão

Maga Kirchner Patalógica
Cristina Kirchner chamou o referendo nas ilhas Malvinas de "paródia", na noite desta terça-feira (12), após a vitória esmagadora do "sim" à permanência do território sob o domínio britânico. O resultado do plebiscito, realizado entre 1.672 eleitores da Malvinas, 98,8% votaram a favor de continuar sob o domínio britânico.

No plebiscito, os "kelpers" (como são conhecidos os habitantes das ilhas) responderam à pergunta: "Você deseja que as ilhas Falklands conservem seu status político atual como um território ultramar do Reino Unido?". Vivem nas Malvinas 676 nativos, 2.256 europeus, 200 chilenos e 29 argentinos. Leia

Pesquisa explica como foca pode dormir com metade do cérebro. Animal deixa a outra metade acordada quando dorme na água. Cientistas da Universidade da Califórnia, nos EUA, e da Universidade de Toronto, no Canadá, identificaram alguns dos "segredos" químicos que fazem com que as focas possam dormir com apenas metade do cérebro, mantendo a outra metade acordada enquanto descansam. O comportamento, similar ao de algumas espécies de baleia, ocorre quando as focas estão na água. É uma forma de manter-se alerta ao descansar caso surjam predadores, de acordo com os cientistas. Leia

Este estudo deveria ser revisto, pelo menos com as focas que vivem na região das ilhas Malvinas/ Falklands, pois acho que por lá o bicho, literalmente, vai pegar e as bichinhas - no sentido zoo do termo – terão de dormir com os dois lados do cérebro ligados.

(1)
Com quase três meses de atraso, o governo concluiu nesta terça-feira a votação do Orçamento Geral da União para este ano, que acabou sendo contaminada pela polêmica em torno da alteração das regras de distribuição dos royalties do petróleo. A oposição chegou a obstruir a sessão e já anunciou que entrará com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular a votação. O PSDB alega que a pauta do Congresso estaria trancada por 3.059 vetos presidenciais. O Orçamento foi aprovado por 53 a 1, com duas abstenções. O único voto contrário ao projeto foi dado pelo próprio relator do texto, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que se equivocou na hora da votação. O texto segue para sanção da presidente Dilma Rousseff. Leia

A votação do Orçamento Geral da União é mera formalidade, pois a turma já avança nessa grana faz tempo. Parodiando a expressão da Maga sobre o referendo nas ilhas Malvinas, este Orçamento é uma  “paródia”.

(1). Tá errado não! A foto da “foca dormindo” deveria estar associada, é claro, à notícia das pesquisas sobre os "segredos químicos que fazem com que as focas possam dormir com apenas metade do cérebro”, mas achei que nesta notícia, sobre a aprovação do Orçamento da União para 2013, ela se enquadraria melhor. Simboliza os eleitores brasileiros... Entendeu ou quer que eu faça um plebiscito? 

Cardeais, enfim, conseguem escolher um líder para a Igreja Católica. Coisa que, aqui no Brasil, a Oposição tá tendo fazer há mais de dez anos, mas até hoje ó... só fumaça preta. Mas o motivo principal deste mote, é a noticia que corre a boca pequena – e cê sabe que esse negócio de boca pequena é forte - que a Associação Internacional dos Amigos e Simpatizantes do Livre Volitar da Fumaça (aqui no Brasil, representada pelo grupo “Vou Enrolar, Mas Não Vou Acender Agora”), já denunciou o Vaticano, junto ao MP, pelo uso discriminatório do termo “fumaça preta”. Alegam que o uso indiscriminado da expressão “denigre a liberdade individual da fumaça de se expressar etereamente, em relação aos demais gases do Universo”; mas, em contra partida, o grupo “Sou Preto Sim e Daí? Já se manifestou e publicou em sua conta no Twitter que: “Denigre” é a mãe! E afirma que vai “reagir a altura”... essa briga promete e é bom parar por aqui antes que sobre pra mim.

Mas a “patrulha” continua: “Achei absolutamente ridículo o comentário de Maria Cristina Poli [âncora e apresentadora do telejornal da TV Cultura], após a reportagem sobre proteção aos gatos pretos na sexta feira 13. A apresentadora disse: "tenho aflição de gatos", com uma expressão entre o nojo e o arrepio. Pois eu digo Sra. Poli, minha aflição é com gente ignorante e pior, incoveniente. Se não tinha nada para falar... ficasse quieta e engolisse seu abominável preconceito. [...] Nunca assisti seu jornal. A reportagem sobre os gatos me motivou a assisti-lo pela primeira (e obviamente última) vez. Opinião de Mateus T. R. Mendes, postada em “Comentários”, no site da TV cultura. Confira

Assisto ao Jornal da Cultura quase todos os dias. Pra mim, atualmente, é um dos melhores telejornais. O “jornal” tem uma estratégia diferente: usa dois mediadores, que mudam a cada dia. Estas duplas se revezam ao longo da semana para discutir, junto com a apresentadora – Maria Cristina Poli - temas importantes em pauta, nas mais diversas áreas. Entre os participantes, estão o sociólogo Demétrio Magnoli, o historiador Marco Antônio Villa, o escritor e roteirista Paulo Lins, o professor do departamento de filosofia da USP Vladimir Safatle, o filósofo Luiz Felipe Pondé, a professora de história Árabe da USP Arlene Clemesha e o economista Alexandre Schwartsman.

A estratégia adotada, onde cada um dos participantes pode expor suas ideias livremente - inclusive a Poli, âncora do programa – faz o diferencial do telejornal da Cultura, não deixando que se enverede no esquema morno e pasteurizado dos “jornais nacionais”, onde a dupla de apalermados William Poeta&Patrícia Bonner são hors concours.

Aqui em terras de Guarapari, o Jornal da Cultura vai ao ar de segunda a sexta, às 21:00, no canal 9, mas isso é um dado local, pois a minha recepção é por antena parabólica. Não faço propaganda da TV Cultura, muito menos apologia a Poli... gastei esse tempo todo comentando a opinião do Matheus Mendes, para mostrar que tá ficando difícil ter ideias, “aflições”, “nojo” e “arrepio”, individualizados, sem que depois tenha que recorrer a um advogado pra se defender das patrulhas ideológicas aleatórias, que tem por objetivo impor seus ideais às pessoas, munindo-se de discursos, protestos e reivindicações nem sempre tão ideológicos assim. São os politicamentecorretos que em alguns momentos me fazem lembrar a Juventude Hitleriana, na Alemanha nazista e na União Soviética stalinista, que mediante a instituição da denúncia sistemática de desvios ideológicos, entregava, ao Partido, Deus e mundo, inclusive dentro das próprias famílias.

Em tempo e antes que o Mateus me processe: entre os bichos domésticos, ou seja: gatos, cachorros e atualmente até porcos, sempre fui mais os gatos, exatamente, por eles serem politicamente-incorretos.


Maria Sharapova venceu a espanhola Lara Arruabarrena Vecino e avançou às quartas de final do Torneio de Indian Wells, nesta terça-feira. A russa acumulou erros no set inicial, mas reagiu com um "pneu" na segunda parcial, fechando a partida em 7/5 e 6/0. Leia

Não é bolinho não! Eu já disse e torno a dizer: esta menina promete. Depois desse “pneu” a Michelin está de olho na exclusividade do patrocínio de Maria para a temporada da F1-2014. Infelizmente, para 2013, todas as vagas nas principais escuderias já foram preenchidas. Te cuida Sebastian Vettel, sua balaclava subiu no telhado!