*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 18 de abril de 2013


"A dúvida dele não era a de que pudesse não ser um homem,
mas a de que talvez nem chegasse a ser um rato."
Sergio Porto


Uma válvula deixada aberta em um píer da Petrobras provocou o vazamento de óleo que atingiu diversas praias do litoral norte, conforme divulgou hoje a Transpetro - braço de terminais e transporte marítimo da Petrobras. A possibilidade de falha humana já havia sido noticiada pela reportagem nesta semana. O vazamento de 3.500 L de combustível marítimo, segundo estimativa da empresa, ocorreu na sexta-feira passada em São Sebastião, num terminal de uso privativo. 

De acordo com a Transpetro, uma comissão responsável por investigar o caso concluiu que houve o vazamento durante a fase pré-operacional de uma tubulação que estava em manutenção desde 22 de março.  A válvula deveria ter ficado fechada, mas os procedimentos de segurança não foram cumpridos. [...] A Transpetro diz ainda que executou operações de limpeza de toda a área atingida. O vazamento do combustível atingiu dez praias de São Sebastião e quatro de Caraguatatuba, segundo prefeituras e a Cetesb. A Petrobras fala em nove praias atingidas. A Cetesb multou a Petrobras em R$ 10 milhões. A presidente da Petrobras, Graça Foster, informou na última segunda-feira que vai recorrer.  Leia

No Brasil, já faz algum tempo, é crime, passível de prisão, o cidadão urinar nas ruas das cidades - pelo menos nas ditas “grandes” cidades. E não tem como recorrer, pois é em “flagrante delito”, é claro. Aí vem a Petrobras, faz essa cagada, no Oceano Atlântico, e diz que vai recorrer. E a gente sabe que nada, provavelmente, irá acontecer a ninguém em função de que “ninguém” foi pego em “flagrante delito”. E a Natureza, que vai levar uns bons 50, 70 anos pra dissipar essa sujeira, que se vire, pois a Transpetro/Petrobrás, quer mais é livrar a sua cara. Cagou e andou pra opinião pública. Aliás, para as autoridades do País, as palavras “opinão” e “pública”, juntas, não fazem muito sentido... já faz algum tempo.

O ex-governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, e o ex-secretário de Obras Márcio Edvandro Rocha Machado foram condenados pela Justiça de Brasília por dispensa indevida de licitação para a reforma do ginásio Nilson Nelson, em 2008. Arruda foi condenado a 5 anos e 4 meses de prisão em regime semiaberto e ao pagamento de uma multa de R$ 400 mil. O ex-secretário de Obras foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto e multa de R$ 300 mil. Cabe recurso da decisão. Leia

No “aberto” e ainda “cabe recurso”!?. Como diria Sandra Annenberg: Puta que o pariu! - Op! Falha nossa – “Que deselegante!”.

Por falta total de acordo, nem mesmo o único ponto da reforma política que entrou na pauta de votações da Câmara na noite desta terça-feira conseguiu ser votado. Para mostrar que cumpriria sua palavra de pautar, independentemente de acordo, a reforma política, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, incluiu na pauta de hoje a votação de proposta emenda constitucional (PEC) que estabelece a coincidência de mandatos nos três níveis, para que as eleições coincidam. Na reunião de líderes realizada na tarde de hoje, este foi o único tema que teve mais acordo entre os líderes. Leia

Isso é que nem tentar cruzar cobra com jacaré em laboratório. Não tem acordo nunca. Se bobear um come o outro, literalmente, e ainda parte pra cima do biólogo. Nem Esopo, em suas famosas fábulas, conseguiu juntar esses dois – ou você já leu “A cobra, o jacaré e o santo Graal”?

Medida de ministério vai cortar verba de ambulância do Samu parada - Administradores locais terão de informar sobre trabalho das unidades. Quem ficar 3 meses sem atualizar cadastro, ficará sem repasse. O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (9), no Diário Oficial da União, portaria que estabelece o prazo de 60 dias para que gestores do SUS de todos os municípios cobertos pelo Samu cadastrem suas ambulâncias e centrais de atendimento num sistema nacional que pretende aumentar o controle sobre o serviço. De acordo com nota divulgada pelo ministério, a medida tem como objetivo evitar que ambulâncias fiquem paradas. Os gestores locais terão de informar, mensalmente, ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) a “produção” de cada uma das unidades. Leia

Mexeu no bolso da turma, a turma se mexe. De agora em diante é capaz que o Samu saia pra atender até gato vitimado em briga com cachorro, pra mostrar serviço e manter a “produção” a qualquer custo

Após apontar o crescimento do custo com combustíveis como o principal fator responsável pelo prejuízo operacional da companhia em 2012, a Gol decidiu ampliar suas medidas de gerenciamento desse insumo. A companhia aérea iniciou este ano um projeto de bonificação para tripulantes de voos eficientes e pontuais. A empresa explicou que o melhor gerenciamento de consumo de combustível nos 950 voos da companhia é possível com medidas tomadas pelos pilotos e copilotos como subidas e descidas mais constantes e a utilização de rotas mais curtas. Já os comissários de bordo colaboram no gerenciamento das atividades de solo, contribuindo para a pontualidade das operações. A meta da companhia é obter uma economia de 700 toneladas mensais de combustível com o projeto, ou R$ 1,9 milhão por mês. Leia.

Lembra do “kit sobrevivência gol” divulgado, aqui, no Q&M? Pois é, a lista precisa ser atualizada: além da garrafinha de água,  do copo, do sabonete, do rolo de papel higiênico - principalmente para uma emergência do tipo no.2 - e dos opcionais como o sanduba e a latinha de skol, caso sua bolsinha seja térmica,  agora é bom levar também um ventilador, pois a Gol vai reduzir o uso do ar refrigerado em suas aeronaves. Mas a empresa já pensa em compensar esses desconfortos e está lançando - em paralelo a campanha de economia de combustível - o programa “Desembarque livre!”. O mote é: Liberte-se dos aeroportos - seu desembarque agora é livre! Explico: no momento da compra da passagem, você pode optar pelo “Desembarque livre!” e assinalar onde você deseja saltar - claro que dentro da rota pré-estabelecida. Então, quando a aeronave se encontrar bem em cima deste local, o piloto avisa pelo alto falante, a mocinha abre a porta do avião e você salta. É tipo ônibus interestadual. Mas tem GPS. Segundo a Gol, dependendo dos ventos, as chances de erro são mínimas. Essa opção poderá baratear o preço das passagens, em até 40%. Ah, dois detalhes importante: o paraquedas é por sua conta; o “Desembarque Livre” é exclusivo a quem tem bagagem de mão, pois o sistema não prevê - ainda – o arremesso de malas.