*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 24 de junho de 2013

“O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça."(1)

Depois de uma reunião da presidente Dilma com o ex-presidente Lula em São Paulo (21), onde estranhamente estavam presentes o presidente do PT Rui Falcão e o marqueteiro da presidência João Santana, ficou estabelecido que o prefeito Fernando Haddad deveria reduzir os preços das passagens, e o partido entrar nas manifestações ao lado dos movimentos sociais que controla – ONGs de diversos tipos, o MST a CUT, a UNE.

Uma reunião partidária, como se vê, com a presidente da República recebendo instruções de seu tutor político, numa clara demonstração de que depende dele para se posicionar em situações de crise. A desorientação petista é tamanha que há correntes dentro do partido que pressionam o governo a dar uma guinada à esquerda para supostamente se sintonizar com esses movimentos. Leia.

A final qual sistema de governo, atualmente, opera no Brasil? Oficialmente éramos pra ser “uma república federativa constitucional presidencialista, organizado em três Poderes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. O Chefe do Poder Executivo é o Presidente da República...” Será mesmo? Será que conseguimos implantar uma forma de governo nunca vista na historia desta humanidade? Um governo bipolar? Coisa nem Freud poderia explicar!? 

Agendando prioridades para o Brasil:
#1 - Em tempos de manifestações nas ruas por mudanças na sociedade brasileira e crise da representatividade dos partidos políticos, uma rede formada por 70 instituições inicia, a partir desta segunda-feira, 24, a campanha Reforma Política Já. Os mesmos autores que propuseram a Lei da Ficha Limpa querem promover um chamamento público nacional para colher assinaturas suficientes para a aprovação de um projeto de lei de iniciativa popular que sugere alterações no sistema eleitoral que possam valer já nas eleições do ano que vem... A ideia é sancioná-lo a tempo para que as novas regras incidam sobre a eleição de 2014. "O sistema político brasileiro está tão defasado que não é justo para o Brasil passar por outra eleição com estes moldes", disse o juiz Márlon Reis, cofundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Leia

#2 - Associações brasileiras de medicina emitiram neste sábado (22), uma nota em que classificam como "inócua, paliativa e populista" a medida de trazer médicos do exterior para que trabalhem no SUS, reiterada pela presidente Dilma Rousseff durante um pronunciamento na última sexta-feira (21).
Para as organizações, médicos estrangeiros podem ter conhecimentos insuficientes, trazidos "sem qualquer critério de avaliação ou com diplomas validados com regras duvidosas."

"O caminho trilhado é de alto risco e simboliza uma vergonha nacional. Ele expõe a população, sobretudo a parcela mais vulnerável e carente, à ação de pessoas cujos conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados." A carta, disponível na íntegra nesta página do CFM, também diz que a medida, citada em pronunciamento em resposta às manifestações pelo país, não compensará a "falta de leitos, de medicamentos e ambulâncias paradas por falta de combustível", escondendo os "reais problemas que afetam o Sistema Único de Saúde." Leia.

Da mesma forma que é preciso fazer um up grade no processo eleitoral, para podermos escolher alguém que de fato nos represente “politicamente” e realize uma política made for Brazil e não made for himself, é preciso criar condições operacionais para que os médicos - made in brazil ou made in alhures – possam utilizar o “sistema público de saúde”, dentro de um padrão minimamente humano, senão tudo isso vai acabar em mais outro “”vem pra rua”... e mais outro... e mais outro até ... sei lá no que pode acontecer!   

A onda de protestos que toma conta do Brasil não pode tirar o foco da seleção brasileira na Copa das Confederações. Essa é a maior preocupação do técnico Luiz Felipe Scolari nesse momento. Após o jogo contra o México, o treinador tentou colocar um ponto final no assunto dentro de seu grupo, entendendo que as manifestações podem desmotivar seus jogadores ou fazer com que eles tenham uma preocupação desnecessária durante a competição. Leia

O torcedor já deixou bem claro que se a seleção continuar fazendo sua parte não tem porque Felipão ficar preocupado com as manifestações de rua, mas a liderança dessas manifestações é que estão bastante preocupadas: Previsto para chegar ao Rio de Janeiro nesta madrugada, para divulgar o filme "Guerra Mundial Z", o ator Brad Pitt não virá mais ao Brasil... o motivo é a onda de protestos que assola o país. Leia – segundo os lideres dos movimentos “vem pra rua” essa noticia pode desmotivar a ala feminina e até reverter o foco das propostas. Já tem liderança agendando um “vem pra rua Brad” antes que a coisa acabe em vandalismo.

Foco: O telejornalismo na cobertura do “vem pra rua”
A Melhor: Jornal da Cultura. Poli e sua turma fizeram a festa. Aliás, já falei aqui e repito: atualmente é o melhor telejornal. Melhor mesmo que o da Band. O Boechat bem que tenta, mas a Ticiana não deixa.  Ela pode até deter o título da sobrancelha mais Fashion da tv, mas como jornalista/apresentadora não convence. Consegue ser pior que o Bonner.

A mais hilária: Marcelo Rezende, no Cidade Alerta. Ainda não tinha visto o cara atuar - pra mim era mais um Datena da vida - mas em função das manifestações, zapeando pelos canais, parei na Record. O cara soltava os bichos. Falou por mais duas horas seguidas, de improviso, e sem gaguejar com alguns toques de humos como esse: “O Haddad é tão lento nas suas decisões, mas tão lento, que se fosse um jogador de basquete e arremessasse a bola na “cesta” ela só ia cair no domingo”. É nonsense  da melhor qualidade. O cara é o Dali da notícia.

A Pior: Global: Jornal Nacional, é claro. A turma podia aproveitar esse momento “vem pra rua” e reivindicar um “vai pra casa Bonner... e leve junto o Galvão Bueno”. Tá passando da hora de trocar aquela bancada do Jornal Nacional. Minha sugestão é: do lado direito Renata Vasconcellos e a sua esquerda, qualquer outro que seja mais jornalista e menos galão de novela... canastrão. Aliás, parece que andou rolando um certo barraco: Depois de falar demais outro dia em participação no "Jornal Nacional" direto de Brasília, ao lado de um impaciente William Bonner, preocupado com o horário da novela, Galvão Bueno enfim foi "calado pelo apresentador"... sentindo que Galvão falava demais e que já estavam com o tempo curto no telejornal, que antecede a novela das nove, tentou de todo jeito cortar o narrador. No fim, deu um toque nas costas de Galvão e brincou: "você tem 'amor a vida'?". "Tá chegando aí, né?", respondeu Galvão. "A Globo tem", alertou Bonner e dessa forma, enfim, conseguiu finalizar a entrada ao vivo e devolver para Patricia Poeta terminar o "Jornal Nacional".  Tentei ver o vídeo, mas a Globo o retirou do ar. Leia mais

Melhor momento da incompetência policial
O repórter de Carta Capital, Piero Locatelli detido pela PM por porte de vinagre, 
ao centro, de camisa branca - Foto: Marina Dias/ Terra Magazine

(1) Nota de rodapé do cabeçalho: A frase “O mais corajoso dos atos ainda é pensar com a própria cabeça”, é largamente usada por grupos do movimento Anárquico mundial, mas o curioso é que ela não é de nenhum filósofo ou sociólogo, sua autoria é de Gabrielle Bonheur Chanel, a Coco Chanel; e pra quem não se lembra, foi uma importante estilista francesa, nos idos de 1920. Suas criações influenciaram a moda mundial. Foi a fundadora da empresa Chanel S.A e criadora do perfume, que a iria converter numa grande celebridade por todo mundo, o Chanel Nº 5.