*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 2 de julho de 2013

Nota técnica

Eventualmente alguém pergunta por que meus blogs não tem espaço para comentários. Uma, desses “alguém”, vai mais fundo: “Todos os blogs tem espaço para comentários, porque o seu não tem? Medo?” Aliás, este alguém – que é uma pessoa querida - questiona coisas mais sérias, pois o assunto principal do seu email são minhas críticas à religião. Porém, como esse tema não é assunto desta postagem, no momento adequado, responderei a esses questionamentos. Me aguarde, amiga X.

Mas vamu lá! Voltemos ao cerne da questão que motivou esta “nota técnica” e que carece de explicação: A estrutura do Blogger, que é uma ferramenta do Google para criar blogs, é limitada – talvez por ser gratuita – e os procedimentos “nativos” para a utilização do campo “Comentários” são confusos e por isso optei por desabilitar esta função.

Existem sites onde podem ser copiados “códigos em html (scripts pré-programados) que modificam a interface de um blog, que permite inserir alterações como “uma caixa de comentários amigável”, isto é mais fácil de ser utilizada. Se eu fosse fundo, poderia até realizar tal façanha, pois tenho conhecimento básico para tal, mas depois de 30 anos entre bites e bytes, minha paciência para as coisas da informática, ficou rasa. Portanto, por falta de paciência e segurança técnica – se é que isso existe - não me arrisco a fazer tais implementações, sem correr o risco de comprometer a integridade do blog. Meu objetivo é manter sua operacionalidade.

Os blogs, contidos nos grandes portais/sites – jornais, rvistas etc. -, são customizados, e mantidos diariamente, por profissionais que entendem bem do riscado. Contém comentários em cascata e muitas outras funções incríveis... mas esse tipo de coisa nunca foi minha proposta. Na verdade, meu primeiro blog – que era um site - foi criado há uns dez anos. A ideia era manter um fórum de discussões online. Não deu certo... mas isso é assunto pra outra prosa.

O que importa mesmo, nesta postagem, é o que vem a seguir: a solução provisória para comentar minhas postagens é fácil: como as postagens se difundem, automaticamente, por email é fácil fazer comentários no próprio email (algumas pessoas, do grupo, já fazem isso). Mas não custa nada rever:

No email que você recebe do blog, clique na opção “Encaminhar”; quando abrir a nova janela para escrever o texto - no caso o seu comentário – digitar, no cabeçalho “Para:”, o meu endereço de email: cab.dantas@globo.com. Simples assim.  Só não pode usar a opção “Responder”, pois vai dar erro - e é o que normalmente ocorre.

O Google está sempre fazendo melhorias na operacionalidade do Blogger, e a otimização do campo “Comentários”, é uma reivindicação antiga dos usuários “domésticos” desta ferramenta. Vamos aguardar.

Perdoem o tamanho do discurso, mas acho que para alguns, se fazia necessário. No mais, obrigado, principalmente, por saber que tem gente querendo “comentar” sobre os assuntos do Q&M. Pra mim é muito importante. Outro dia postei um comentário da minha vó, a sábia Da. Elizabeth, que replico a seguir: Meu filho, se queres realmente solução para os problemas do teu casamento, não busque conselhos com tua mãe, ouça tua sogra.http://img.autowebnew.com/banner.gif  Pois é isso, o Q&M precisa escutar suas sogras.

Beijos técnicos.

CDantas