*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Não se comemoram 40 anos de amizade impunimente


A igreja católica tem a Semana Santa; a literatura, a Festa Literária Internacional de Parati - a Flip - claro que em Parati, no Rio de Janeiro. Os cowboys tupiniquins e assemelhados encontram sua expressão máxima na Festa do Peão Boiadeiro em Barretos, São Paulo. Os professores, anualmente, a Semana do Saco Cheio... e tantas outras semanas mais existem por aí em países, estados, cidades, entidades, famílias para homenagear e comemorar seus eventos mais significativos... até um grupo de índios, no Alto Xingu, realiza no Quarup suas homenagens ao “ciclo da vida”.

Uma breve biografia autorizada: A Turma do Crime© - que é definida por eles mesmos como sendo “uma sociedade devassa e independente do julgamento e da opinião de terceiros” – foi um grupo ativista que adotava como ideologia, uma conduta alegro, etílica, ma non tropo. Atuou intensamente, pelos bares da Lapa, no Rio de Janeiro, na década de 70.  Foi criada/fundada por um grupo de funcionários, da área de informática, do Serviço Federal de Processamento de Dados, SERPRO. Não é bolinho não!

Em um momento a TC - como é conhecida na intimidade, intimidade esta que não se recomendam maiores pormenores - chegou a ter tantos agregados que seus dirigentes foram obrigados a criar uma sede, tipo um bunker, onde pudessem realizar suas reuniões, digamos, mais reservadas. Ficava em Copacabana, mas o endereço não pode ser revelado, pois corre em segredo de justiça.

Existe até uma biografia dessa turma, intitulada “Vai dá Merda! - As crônicas da Turma do Crime”, pronta para o prelo desde o início de 2012, mas seus autores nunca tiveram coragem de autorizar sua comercialização. Agora então, com toda essa pendenga que rola por aí sobre biografias, a história da TC, corre o risco de cair no limbo e virar mais uma lenda de quem, assim como uma Alice em seu mundo das maravilhas, mergulhou na “toca” da fantástica boemia que existia na cidade do Rio de Janeiro antes da internet e do celular.

Mas que conversinha de compadre é essa, perguntará, democraticamente, o nobre “seguidor” deste blog. Explico: o motivo desta conversa mole, pra seguidor de blog hibernar, é pra explicar o seguinte: a cada 40 anos essa Turma se reúne - ou o que sobrou dela - para comemorar a “Semana do Copo Cheio”. Desta vez a patota do Q&M foi convidada e, claro, imediatamente aceitou participar - até porque, assim como acontece com os cometas, outra comemoração como essa só ocorrerá em 2053. Portanto, a partir de segunda, 28, o Q&M estará, literalmente, fora do ar. Esperamos que o blog retorne em breve e, de preferencia, ainda nesta encarnação. CDantas

Mas antes da gente cair na esbórnia assista um vídeo profético: Foi produzido pelo Duda Mendonça para a pré-campanha do PT em 2002 - dura apenas um minuto - mas serve perfeitamente para 2014, 18, 22, 26, 30... e, mesmo tento sido desenvolvido para o PT, é suprapartidário! - Enviado por Samuca Mac Dowell - Assista-o clicando aqui

E lembre-se!