*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

“O pai cubano perguntou ao filho pequeno:
-O que você quer ser quando crescer?
-Estrangeiro”.

Enviado por Samuca Mac Dowell

“Leilão”, pintura, provável, do século XVI de autor desconhecido

O governador Geraldo Alckmin, em reunião ontem com Frei David, o homem das cotas, e outros dirigentes da Educafro, colocou a meta de 35% de vagas para negros nos concursos públicos do Estado de São Paulo. Dilma, como se sabe, propõe 20% das vagas em concursos públicos para negros no âmbito federal. Ancelmo Gois/O Globo

“Os povos primitivos faziam seu comércio na forma de escambo, e ainda hoje, entre os índios e alguns grupos africanos, esse sistema é usado. No Brasil. As trocas entre os índios do litoral brasileiro e os europeus, no início do séc. XVI, eram na forma de escambo. Os índios davam o pau-brasil aos portugueses, franceses e espanhóis em troca de mercadorias como facas, machados e quinquilharias (espelhos, colares, pentes e miçangas). Em relação aos escravos, também era praticado o escambo. Os produtos mais usados no escambo de mão-de-obra negra eram o fumo e a aguardente. No período colonial, boa parte do fumo plantado no Brasil e da produção de aguardente destinava-se à obtenção de escravos na África” - PesquisaQ&M

Em ritmo de Olimpíadas Eleitorais 2014 e se mal eu pergunto – e muitas vezes eu preferiria nada perguntar - a “disputa das cotas”, cheira, ou melhor, fede a um escambo racista e nojento, pois camufla, acaçapa, escamoteia o objeto principal desta contenda que é a troca do voto pelo pacto do emprego. Eu, se militante fosse de qualquer “consciência colorida”, botaria a boca no trombone, bateria o bumbo da indignação, sopraria as trombetas dos manuseados, anunciando que negros, pardos, índios, miseráveis, desinformados e o escambau, na paleta desse descolorido gauche - segregador dos matizes dos direitos e deveres das humanas criaturas – não são artifícios de esquemas políticos, parte de projetos obscuros, alíquotas de negociatas, parágrafos de MPs. Na sociedade em que vivemos, podemos achar o melhor espaço, a trajetória mais adequada a nossos projetos pessoais de acordo com a  competência e, aí principalmente, a consciência de cada um.  

A junta médica da Câmara que examinou o deputado José Genoino, apresentou nesta quarta-feira (27) laudo médico que diz que o petista não possui doença que justifique aposentadoria por invalidez. Com a decisão, o petista deverá enfrentar processo de cassação do mandato parlamentar... O resultado da perícia feita por quatro médicos da Câmara se aproxima do laudo apresentado por cardiologistas da Universidade de Brasília a Joaquim Barbosa.

Caraca! Foram necessários laudos de 9 médicos – cinco que fizeram o laudo pra o STF + 4 para o laudo da junta médica da Câmara – pra neguinho se convencer da armação. Como disse o Tytty Vasques: “A julgar pelo tamanho da junta médica formada para examinar José Genoino, ainda bem que o problema dele não é na próstata!”

Mas não se deixe enganar: A bancada do PT na Câmara prepara uma nova manobra para evitar a abertura do processo de cassação de Genoino. Com a recomendação da junta médica de adiar a decisão do pedido de aposentadoria por invalidez do parlamentar, os petistas devem argumentar na reunião da Mesa Diretora que não é possível abrir um processo de cassação, já que Genoino não está no exercício da sua função.

Para o PT, a avaliação desse processo pela Mesa só seria possível depois do prazo de 90 dias estipulado pelo laudo médico para nova avaliação. Agora, o partido tenta convencer alguns integrantes da Mesa Diretora para conseguir maioria em favor dessa tese, e com isso, ganhar tempo. A reunião da Mesa Diretora foi remarcada hoje, e só deve ocorrer na próxima terça-feira.

Nota de rodapé: Ao empregar o ex-ministro José Dirceu, o hotel St. Peter viu nessa quarta-feira, 27, sua caixa de e-mail encher rapidamente com cerca de mil mensagens eletrônicas. Segundo um funcionário, 90% delas eram piadas e críticas à contratação de Dirceu.... Ainda não se sabe se Dirceu, caso seja contratado, terá de usar o uniforme dos funcionários: camisa branca, calça e gravata de cor azul. Mas, certamente, ele terá direito a uma sala individual, como os outros gerentes, com telefone, computador e internet. O cargo de gerente administrativo, para o qual foi contratado, não existia. Foi criado, segundo o hotel, numa recente e providencial reforma administrativa. Leia na íntegra

Notinha da nota de rodapé: Corre no território livre da internet: Zé Dirceu vai trabalhar no lobby ou na lavanderia neste hotel? Ancelmo Gois/O Globo

O Ministério Público deverá recorrer da decisão do desembargador Sidney Rosa da Silva, da 7ª Câmara Criminal, de acordo com o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol), que considerou absurda a soltura, na segunda-feira passada, de 22 réus condenados por formação de quadrilha armada, acusados de pertencerem a uma milícia de Duque de Caxias. Eles são apontados como autores de várias ações criminosas, e foram citados na CPI das Milícias, presidida por Freixo.

“O desembargador desconsiderou o trabalho da CPI das Milícias, da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) e do Ministério Público. É uma aberração. É muito importante observar como a Justiça se comporta diante do sistema penitenciário, mandando soltar pessoas altamente perigosas, e depois de todas as testemunhas de acusação desse caso terem sido assassinadas. O Ministério Público vai recorrer”, comentou o deputado. Leia

Esta é a segunda vez que a 7ª Câmara Criminal manda soltar os réus. Em 2010, 25 - vou repetir por extenso pra não deixar dúvidas, “vinte e cinco” - pessoas da quadrilha foram presas na Operação Capa Preta... a partir daí, cinco testemunhas de acusação foram assassinadas, entre 2010 e 2011. - Mais claro e transparente que isso só usando a capa de invisibilidade do Harry Potter, pois só não vê quem é cego ou tem medo de enxergar. Anote aí: Sidney Rosa da Silva! Essa carinha promete.

Nota de rodapé: O Senado decidiu reduzir em 62,9% o gasto para abastecer a copa instalada ao lado do plenário que oferece lanches de graça a parlamentares, assessores e convidados, o conhecido "cafezinho". Edital lançado pela diretoria-geral para fornecimento de quitutes como pão, presunto, queijo e chás prevê gasto de R$ 11,9 mil por mês. O edital anterior, revogado em junho, previa R$ 32,1 mil mensais para a despesa. Leia - Senti firmeza, agora a coisa vai.

Foto da semana
Enviada por Sérgio Chear