*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

“Hoje em dia estamos vivendo, por este sistema internacional onde o deus dinheiro está no centro, uma cultura do descarte, onde se descarta os velhos e os jovens” - Papa Francisco em sua primeira entrevista exclusiva na Argentina.

Pintura da série “gatos antropomorfos” de Louis Wain

Brasil! - Se Cícero não estivesse em campo domingo à noite, no Teixeirão, em São José do Rio Preto, provavelmente o Santos não derrotaria o Atlético-PR, até então o vice-líder do Campeonato Brasileiro... Os dois gols dele levaram o time à vitória de virada e reforçam seus argumentos no pedido de valorização, feito na coletiva de imprensa de quarta-feira da semana passada e repetido após a partida de domingo. O Santos se calou, mas fontes da direção afirmam que o jogador quer ganhar R$ 500 mil por mês, o dobro do seu salário atual. Leia

brasil? – O Rio Grande do Norte enfrenta a pior seca dos últimos 50 anos, com estiagem que já dura mais de um ano em diversos municípios. A falta de água mudou a rotina de milhares de famílias carentes do sertão, que são obrigadas a gastar boa parte do dinheiro que recebem de programas sociais para poder beber, cozinhar e tomar banho. O principal responsável pela distribuição no semiárido do Brasil é o Exército, que paga até R$ 15 mil mensais para cada um dos seis mil pipeiros responsáveis por levar água a 835 cidades, em nove estados, para quase quatro milhões de pessoas. Só em 2013, o governo já gastou mais de meio bilhão de reais no programa. Leia

Louis Wain, artista plástico inglês, viveu entre 1860/1939 e era um aficionado por gatos. Ficou famoso com suas ilustrações envolvendo gatos para calendários, álbuns e cartões postais. Segundo Wain, o motivo pelo qual ele começou a pintar gatos foi uma sugestão do Peter, seu gatinho preto e branco. Com o tempo a demanda pelas suas ilustrações foi diminuindo e alguns sinais de desordem mental começaram a surgir, chegando algumas vezes a tornar-se agressivo e violento. Aos 57 anos foi internado, onde passou os últimos 15 anos da sua vida. Wain foi diagnosticado como esquizofrênico que, dentre outras disfunções psíquicas, é caracterizada pela fragmentação da personalidade e perda de contato com a realidade.

Nota de rodapé antropomorfa - A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) reuniu-se ontem [2], com o comandante do Exército, general Enzo Peri, para tratar do escândalo dos carros-pipa. Gleisi cobrou relatórios e uma investigação sobre a tarefa de responsabilidade dos militares. A ministra pediu dados sobre a implantação, pelos militares, de GPS em todos os veículos que distribuem água no semiárido do Nordeste.

Mercadante em um momento Maduro
Apesar de o Brasil ainda ocupar as últimas colocações no Pisa (1), o Ministério da Educação comemorou o resultado da avaliação, divulgada hoje. A evolução dos estudantes brasileiros, mesmo mantendo o país no final do ranking, foi a maior entre todos os 65 avaliados. "A nossa fotografia ainda não é boa e não temos que nos acomodar com isso, mas o nosso filme é muito bom. Quando olhamos o filme, somos o primeiro da sala", avaliou Aloizio Maduro, Ops!, Mercadante, ministro, pasmem, da Educação.

Apesar de estar entre os que mais avançaram na década, o Brasil continua entre os piores países em educação, conforme a principal avaliação do ensino básico feita no mundo. Com 402 pontos na média geral, o País ocupa o 58.º lugar entre os 65 países que participaram em 2012 do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa, em inglês). Leia

Seja no ranking dos corrutos, no da saúde pública, do saneamento básico... lá estamos nós, mais uma vez, disputando as primeiras posições entre os melhores... no ranque dos piores.

(1) - O Pisa - Programme for International Student Assessment - é uma iniciativa internacional de avaliação comparada, aplicada a estudantes na faixa dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países. O programa é desenvolvido e coordenado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Em cada país participante há uma coordenação nacional. No Brasil, o Pisa é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, conversou com os jornalistas na manhã desta quarta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, e foi questionado principalmente sobre a segurança no Brasil e o atraso nas obras dos estádios que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014. Eu ando há 40 anos de avião no Brasil, e a única vez que fui roubado em um aeroporto foi em Paris. Personalidades brasileiras, como Ruth Escobar, foram saqueadas em Paris. E, quando o assunto é segurança, os casos de violência só são previsíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador – esbravejou.   

Eu estava em Paris outro dia com um amigo e ele largou a mochila num canto. Eu disse para ele retomar a bolsa, porque no Brasil uma bolsa largada é levada para o setor de achados e perdidos. E na Europa, uma bolsa largada causa pânico. Nós temos, sim, violência, mas de origem social.   

Até aqui a coisa corria bem – claro que dentro do padrão daqueles que, não tendo objetivamente o que falar, buscam minimizar o problema tentando equipará-lo aos erros alheio - mas quando questionado sobre os atrasos nas obras das seis arenas que restam para a Copa do Mundo de 2014, o carinha apelou para a metáfora... e aí nem Maduro teria feito melhor: No Brasil há uma instituição muito tradicional, muito respeitada, que, a imensa maioria das pessoas passa por ela, é o casamento. O casamento é uma festa que as famílias preparam para duas pessoas. Normalmente, uma noiva e um noivo. Mas em 100% dos casamentos que eu testemunhei a noiva sempre chegou atrasada. Nunca vi uma noiva chegar na hora. Nunca vi um casamento deixar de acontecer por causa disso. Leia

Foto pra salvar a semana
Jeffrey, que é cego, e o seu fiel escudeiro e irmão, Jermaine, foram encontrados abandonados em uma rua na Filadélfia(EUA) e levados para um abrigo para animais. Mas, agora, um bom samaritano resolveu adotá-los, juntos.