*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ainda ensaiando 14

O ano que termina não foi dos melhores para o país: nuvens pesadas rondam a economia, contas públicas se complicam, inflação perigosa. Felizmente, a massa salarial não caiu nem o desemprego voltou a assustar. Mas, até quando?” Fernando Henrique Cardoso

Cientistas políticos preveem o incremento da abstenção, dos voto branco e nulo em 2014. Os protestos de junho teriam revelado um crescente inconformismo com a política. Os eleitores não aceitam o comportamento e os privilégios dos políticos. Na eleição (2012) para prefeito de São Paulo estes votos foram de 32%. Em 2010, no pleito para presidente foram de 25% (1º turno) e 28% (2º turno).

Estes cientistas políticos avaliam que o eleitor cansou de lero lero e está à espera de gestos e atitudes. Um deles avalia: “Não há lugar para um caçador de Marajás, mas para quem, como o Papa Francisco, dê o exemplo”. O desafio dos candidatos será o de encarnar este político. “O eleitor vai escolher entre os nomes existentes. O índice dos que querem oxigenar o Legislativo costuma ser de 60%, mas a renovação média é de 30%”, diz o diretor de um instituto de pesquisa. Essa disparidade ocorre, explica, devido ao nível de conhecimento dos candidatos e à capacidade deles se venderem à imagem e à semelhança do que a população quer para dirigir seus destinos. Ilimar Franco/O Globo

O Partido Pirata do Brasil (Piratas) divulgou nesta quarta-feira, (11/Dez), que oficializou seu registro em cartório, dando o segundo passo para se tornar uma organização política com direito a disputar eleições no País.

A partir do registro, o partido tem permissão para ter conta jurídica própria, arrecadar dinheiro de maneira aberta e encaminhar a campanha de coleta de 500 mil assinaturas para conquistar a autenticação de legenda pelo Tribunal Superior Eleitoral. Nas próximas semanas, os tribunais eleitorais de cada estado deverão receber os nomes dos representantes do partido – ao todo, hoje a organização conta com 5 mil pessoas articuladas em todo o País.

Defendemos o livre compartilhamento de conhecimento e cultura, a transparência do Estado, a privacidade individual, especialmente nas redes, a defesa dos direitos humanos e o empoderamento popular [?], explica o gerente de projetos Kristian Pasini, primeiro secretário-geral do Piratas.

O partido foi criado na internet, a partir do exemplo dos partidos piratas europeus – o primeiro deles surgiu na Suécia, em 2006, que hoje tem dois piratas como deputados no parlamento europeu. Na Alemanha, a legenda conta com 45 representantes regionais. Confira

Seja lá o que signifique “empoderamento popular”, pra defender “o livre compartilhamento de conhecimento, cultura e a transparência do Estado” só mesmo sendo pirata. Agora, se for pra seguir a risca o termo “pirata”, que, segundo o Aurélio, significa bandido que cruza os mares só com o fito de roubar. Ladrão, gatuno, a gente já começa com uma bancada de respeito: um deputado presidiário (Natan Donadon), vários ex-políticos em cana e isso sem falar no bando que navega pelos setes mares da esbórnia, pilhando os cofres da Nação.

Q&M também é cultura: Segundo nos informa Cacau Quil - nossa correspondente internacional, sei lá exatamente de onde - o termo “empoderamento”, deriva do inglês empowerment e significa uma ação coletiva desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões, de consciência social dos direitos sociais. Essa consciência ultrapassa a tomada de iniciativa individual de conhecimento e superação de uma realidade em que se encontra. O empoderamento possibilita a aquisição da emancipação individual e também da consciência coletiva necessária para a superação da dependência social e dominação política. O empoderamento devolve poder e dignidade a quem desejar o estatuto de cidadania, e principalmente a liberdade de decidir e controlar seu próprio destino com responsabilidade e respeito ao outro.

Da série: Espelho, espelho meu, tem eleitor mais lesado do que eu?
Foto enviada por Sergio Chear
A dúvida é: A foto, acima, pode servir como objeto de prova em uma acusação de formação de quadrilha + falsidade ideológica + crime de lesa-pátria?  Consultas para: Praça dos Três Poderes, s/n - Zona Cívico-Administrativa, Brasília - DF, 70175-900. Aos cuidados de J. Barbosa. Porém, de antemão, agente sabe de e porque todos estão rindo, né mesmo!?