*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Sonhos & Reflexões

É preciso muita coragem para levar a sério, o inconsciente e enfrentar os problemas que ele desperta. E se a maioria das pessoas é por demais indolente para refletir sobre os aspectos morais do seu comportamento consciente, não há de ser a influência exercida pelo inconsciente que vai perturbá-las... Na busca pelo equilíbrio, personagens arquetípicas interagem nos sonhos em um conflito que buscam levar ao consciente conteúdos do inconsciente. Entre essas personagens, estão a anima (força feminina na psique dos homens), o animus (força masculina na psique das mulheres) e a sombra (força que se alimenta dos aspectos não aceitos de nossa personalidade). Esta última, nos sonhos, são os vilões.” C. Jung - Fontes o livro “O Homem e seus símbolos”; e outros conceitos da “Psicologia Analítica” de Jung.

Arquétipos do onírico brasileiro!


l Sonolência - Os suíços disseram "não" à introdução no país de um salário mínimo de 4000 francos brutos, cerca de 3300 euros, que seria o mais alto do mundo, segundo as primeiras projeções publicadas pelo instituto helvético GFS.bern. Só 23% dos suíços terão dito sim à introdução de um salário mínimo de 22 francos por hora. As urnas fecharam às 12:00 locais... a maioria dos eleitores já tinham votado, seja porque algumas mesas de voto abriram no sábado em Zurique, seja porque recorreram ao voto por correspondência. A iniciativa do referendo partiu dos sindicatos que pediam a instituição de um salário mínimo único na Suíça de 22 francos suíços por hora, cerca de 4.000 francos suíços brutos (3.300 euros) por 42 horas semanais. A iniciativa foi rejeitada pela direita, pelo meio agrícola, pelo parlamento e pelo Governo, que veem nela um perigo para o emprego, sublinhando que existem já salários mínimos em alguns setores profissionais. Clique aqui e se entorpeça na íntegra
l Sonho - O ex-primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, foi condenado nesta terça-feira (13) a seis anos de prisão. O Tribunal Distrital de Tel Aviv considerou que ele aceitou suborno durante mandato como prefeito de Jerusalém, entre 1993 e 2003. O tribunal informou que ficou provado que o ex-premiê aceitou propina dos promotores do projeto “Holyland”, um complexo de casas de luxo que fica no sul de Jerusalém. "Desempenha o cargo mais central e importante, e acabou condenado pelos crimes mais abjetos... Uma autoridade pública que aceita subornos é comparável a um traidor", declarou o juiz David Rosen. Clique e delire na íntegra
l Pesadelo - O ministro do STF Teori Zavascki pediu a soltura imediata de todas as pessoas presas por envolvimento no esquema de lavagem de dinheiro, desbaratado pela Polícia Federal na operação Lava Jato. O ministro atendeu o pedido da defesa do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa. Entre os liberados estão Costa e o doleiro Alberto Yousseff... Desde que foi desencadeada, em março, as investigações levaram 12 pessoas à prisão. Na justificava, Teori Zavascki afirmou que não caberia ao juiz de primeira instância decidir sobre o desmembramento ou não de um processo em que um parlamentar é investigado. Enviado por Sérgio ChearClique aqui e aflija-se na íntegra 
l Desdobramento induzido - O ministro Teori Zavascki, do STF afirmou, nesta terça-feira, que decidiu rever a decisão de libertar todos os presos da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, a fim de evitar “decisões precipitadas"... "Sem conhecer [o processo], não quero tomar decisões precipitadas", disse Zavascki no início da tarde desta terça, 20. Clique aqui e entre em coma na íntegra

Foi a primeira vez desde que o então arcebispo de Buenos Ai­res, Jorge Mario Bergoglio, foi eleito Papa, que a Igreja de seu país protagoni­zou um duro bate-boca com o pero­nismo kirchnerista. O novo conflito entre a Casa Rosada e autoridades eclesiásticas foi provocado pela divul­gação, ontem [8], de um documento no qual a Conferência Episcopal Argenti­na assegura que o país "está doente de violência" e que os crimes estão au­mentando "em quantidade e também em agressividade" Os bispos argenti­nos questionaram, ainda, a corrupção pública e privada, definida por eles como "um verdadeiro câncer social que causa injustiça e morte". Por Janaína Figueiredo/O Globo de 10.05
l E esse tipo de tumor é violento, destruidor, extremamente agressivo. A maioria dos países sul-americanos se encontra afetada e, pelo que me consta, já tem paciente em Estado terminal. 

Do senador Cristovam Buarque: Em nenhum outro país os ricos demonstraram mais ostentação que no Brasil. Apesar disso, os brasileiros ricos são pobres. São pobres porque compram sofisticados automóveis importados, com todos os exagerados equipamentos da modernidade, mas ficam horas engarrafados ao lado dos ônibus de subúrbio. Desapega e imagina um filho do senador Cristovam Buarque com a jornalista Rachel Sheherazade... o rebento, com certeza, daria muito trabalho pro pessoal do “politicamentecorreto”, né não?


Assinando com as iniciais XYZ, um jornalista aposentado colocou um anúncio no classificados do Globo querendo se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. Seria a comemoração de seus 90 anos. Gente Boa encontrou o polêmico autor do pedido e procurou entender as razões de seu estranho desejo. XYZ falou à coluna:
Por que o fetiche por uma virgem?
-É que a virgem ainda se assusta com o sexo. E sem nervosismo não há encantamento. Quero conviver com alguém que se emocione com a dúvida.
Não ficou com receio da reação pública de seu anúncio? 
-Deixei de medir a vida pelos anos, mas pelas décadas. A dos cinquenta havia sido mais decisiva porque tomei consciência de que quase todo mundo era mais moço que eu. A dos sessenta foi mais intensa pela suspeita de que já não me sobrava tempo para me enganar. A dos setenta foi temível por uma certa possibilidade. Depois de noventa anos, não há mais motivo para se envergonhar. Minha memória está muito próxima do fim para me arrepender. O final é um suspiro. Não dá para apagar direito nem a vela do próprio aniversário. Se não posso morrer mais de amor, que seja pela esperança.
Pedir uma virgem é um retrocesso cultural, é tratar a mulher como objeto, não identifica o machismo de sua pretensão?
-Ninguém tem a obrigação de aceitar meu pedido. É uma escolha. E sou eu o objeto da mulher, diria que até um antiquário agora. Ela pode fazer qualquer coisa comigo, não posso mais fazer nada com ela.
O que espera da noite com uma virgem?
-Sinceramente: vê-la dormir, vê-la sonhar, ouvir sua respiração. O sexo é de menos. Todo homem aprenderia a ser honesto se olhasse - por alguns minutos - sua mulher dormindo. Aquela fragilidade confiante é o melhor espetáculo da natureza. 
O Segundo Caderno/O Globo, deste domingo 18, foi uma edição especial por um mês de morte de Gabriel García Márquez. A coluna Gente Boa/Cleo Guimarães, publicou, notas que têm como protagonistas os personagens de suas histórias, ambientadas no tempo atual, criadas pelo escritor Fabrício Carpinejar. O diálogo acima teve como inspiração o livro “Memórias de minhas putas tristes”, do Gabo. Leia, é facilzinho... tem pouco mais de cem páginas.

Nota de rodapé: "No Rio, há duas instituições que são extremamente respeitadas: as academias... de ginástica e as escolas... de samba" Marcos Chaves No lançamento do livro 'Fotografia na arte brasileira século XXI