*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Casca Grossa & Faz de Conta, sempre é um bom negócio!

Se ele [Joaquim Barbosa] fosse candidato, teria muitos votos. Porque tem esse lado da Justiça, que todo mundo quer, e porque ele é negro e teve coragem. São atributos valorizados. Mas ele teve o bom senso de não se candidatar. Iria esmaecer o que fez. Não acho que ele tenha aptidões políticas. Ele é justo. Mas política não é isso. Impeachment, por exemplo, não é justiça. É julgamento político. [O STF é uma casa política] e tem que ser. Por isso acho que deveria se restringir a discutir assuntos constitucionais. Mas o julgamento do mensalão não foi político. Ele fez um julgamento comum, em última instância, um julgamento de crime. O Joaquim, que é promotor, aplicou a lei. E o povo gostou, porque ele aplicou a lei sobre poderosos. E foi importante, de fato.Fernando Henrique Cardoso, em entrevista ao jornalista Sérgio Pardellas/ISTOÉ.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta segunda-feira (28) o informe produzido pelo Banco Santander que prevê um cenário econômico negativo para o país caso a presidente Dilma Rousseff seja reeleita. Segundo ele, a responsável pelo texto enviado a clientes da instituição "não entende porra nenhuma de Brasil". Em discurso na 14º plenária da Central Única dos Trabalhadores, ele ressaltou que não há outro país em que o Santander lucre tanto como no Brasil e questionou ainda o fato da funcionária que escreveu o informe ter chegado a um cargo de chefia:
"Essa moça que falou [isso] não entende porra nenhuma de Brasil e de governo Dilma Rousseff. Manter uma mulher dessas em cargo de chefia é sinceramente... Pode mandar embora e dar o bônus dela pra mim, que eu sei como é que eu falo", criticou...
l O petista lembrou a oposição feita a Getúlio Vargas e disse que as pessoas que ofendem Dilma não admitem o "compromisso ideológico" dela e "sabem que ela tem lado": "Foi possível fazer tudo? Não foi, mas não é possível fazer tudo em dez ou 12 anos". Clique aqui e confira na íntegra
l Não é bolinho não! Em mais de doze anos de poder, convivendo nas melhores rodas da malandragem nacional e internacional o cara não perde a “porra” da casca grossa. Agora, cá pra nós, Getúlio Vargas deve tá dando voltas no túmulo com essa comparação do Cascagrossa com a Madama Dilma.
L Aliás: Podia-se creditar apenas ao estado de nervos no núcleo da campanha da presidente Dilma a reação violenta dela, do seu partido e do ex-presidente Lula à análise feita para clientes preferenciais do banco Santander em que altas da Bovespa são relacionadas a pesquisas eleitorais negativas para o projeto da reeleição.
l Para o PT, segundo seu presidente, Rui Falcão, tratou-se de “terrorismo eleitoral”. A própria Dilma considerou “inadmissível para qualquer país”, disse em sabatina na “Folha de S.Paulo”, a interferência do mercado financeiro no processo eleitoral. Já Lula, em um evento na CUT, pediu a demissão da analista responsável pelo texto. Talvez seja o primeiro político de origem no sindicalismo a defender publicamente a demissão de um assalariado.
l Mas a explicação para reação tão violenta não é conjuntural. O vozerio petista tem a ver com o cacoete autoritário de frações hegemônicas no partido contra a liberdade de expressão. Mesmo de departamentos de análise de instituições financeiras, as quais, daqui para frente, praticarão a autocensura, como foi obrigada a fazer a imprensa durante a ditadura militar. Talvez este seja o objetivo da resposta petista em uníssono. Opinião/O Globo - Clique aqui e leia na íntegra

Os Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) são responsáveis por examinar os gastos dos agentes públicos, apontar irregularidades e superfaturamentos em obras e serviços, e tentar evitar que recursos governamentais sejam desperdiçados. Com o advento da Lei da Ficha Limpa, esses órgãos passaram a ter uma responsabilidade ainda maior, uma vez que lhes compete encaminhar aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a relação de administradores que tiveram as contas com parecer negativo — o que pode impedi-los de se candidatar a cargos eletivos. Mas toda essa austeridade para o público externo nem sempre se verifica entre os próprios conselheiros.
l A maior parte deles é escolhida por critérios políticos; muitos têm parentes importantes, e há pelo menos dez casos em que a Justiça os afastou da função após descobrir irregularidades, proibindo-os em alguns casos até mesmo de passar a menos de 100 metros da instituição que deveria zelar pela boa aplicação do dinheiro público. Clique aqui e confira na íntegra
M "Os Tribunais de Contas, ou de faz de conta, como chamamos, são um sistema para esconder a corrupção por causa da falta de independência dos auditores". Elda Mariza Valim Fim, auditora aposentada do TCU) sobre a atuação dos TCEs.

O médico sanitarista Eduardo Jorge, que concorre à presidência da República pelo Partido Verde, credencia-se para ocupar o lugar de candidato incômodo desta eleição. Pretende discutir temas áridos, como reforma política, implementação do parlamentarismo, e tabus, a exemplo da legalização do aborto e da maconha.
l Fundador do Partido dos Trabalhadores, em que ficou 20 anos, e ex-secretário municipal do tucano José Serra, Jorge vê um modelo de Estado desgastado. “O nosso Estado, além de intervencionista ao extremo, é parasita, com uma estrutura de presidencialismo imperial”, diz ele, que defende as consultas públicas e plebiscitos. Clique aqui e confira na íntegra
l É como disse Ronald Reagan num arroubo misto de hipocrisia+franqueza: “Não espere que a solução venha do Governo. O Governo é que o problema”. Mas eu ainda prefiro Gramsci: “Todo Estado é uma ditadura".


O desembargador Carlos Eduardo Cauduro Padin, juiz auxiliar do TRE-SP, revogou a liminar que suspendia a veiculação na internet de comercial da empresa Bom Negócio com a participação do humorista e deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva , o Tiririca.
A decisão é da última sexta-feira (25), uma semana depois que o próprio Padin havia concedido liminar para que a peça publicitária fosse retirada da web, mais especificamente do YouTube e do site da empresa. Clique aqui e confira o imbróglio na íntegra