*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A ética dos imorais

Moral é um conjunto de regras no convívio. O seu campo de aplicação é maior do que o campo do Direito. Nem todas as regras Morais são regras jurídicas. O campo da moral é mais amplo. A moral tem por objeto o comportamento humano regido por regras e valores morais, que se encontram gravados em nossas consciências, e em nenhum código, comportamento resultante de decisão da vontade que torna o homem, por ser livre, responsável por sua culpa quando agir contra as regras morais.” A moral é: autônoma pois é imposta pela consciência ao homem; unilateral: por dizer respeito apenas ao indivíduo; incoercível: o dever moral não é exigível por ninguém, reduzindo-se a dever de consciência.Fonte wikipedia/outras

Agentes biodegradáveis, na época subornados por Foca Veiga e com apoio da direção do Q&M - embora o blog há de negar sempre - se infiltraram na assembleia sindicalista do grupo “saúva-afrodescendente” e conseguiram registrar o momento em que o grupo decidia sobre o percentual a ser cobrado à Mendes Júnior Engenharia. A formiga, mais ao centro - com cara de indignada - é filiada ao “saúvas-bolivarianas” ligado ao  movimento Volta Saúva(1)
O drama de Graça Foster - A presidente da Petrobras, Graça Foster, entre o seu desejo de sair e a vontade da Dilma, ficará sempre com a segunda opção. Ou seja, se a Dilma pedir para ela continuar, ela fica, apesar de todos os desgastes físicos e psicológicos, que, inclusive, levaram-na, no último fim de semana, ao hospital, reclamando de fortes dores nas costas e no estômago. Esta é Graça Foster, petroleira de carreira, que assumiu o lugar de Sérgio Gabrielli, sem saber que herdaria, na verdade, um queijo suíço e que caminharia num campo minado. Com perfil quase semelhante ao da chefa maior, Graça acabou repetindo vários erros da Dilma no comando da maior empresa do país. Essa autoconfiança acabou gerando questionamento à sua própria capacidade gerencial. Mas, nem de longe, coloca-se em xeque a honestidade de Graça Foster, uma ex-favelada que, mesmo no asfalto, leva uma vida modesta, ao contrário de muitos outros diretores da Petrobras. Jorge Bastos Moreno/O Globo – èKa, ka, ka,  aliás é ho!, ho!, ho!, pois o Natal já tá aí. Que o Moreno é meio chegado a um em cima do muro a gente sabe, mas tem hora que mela demais... como disse Antônio Imbassahy Líder do PSDB na Câmara, sobre o pedido de abertura de um inquérito de ação civil pública contra 15 pessoas envolvidas na aquisição da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, em 2006: "Os membros de conse­lhos de administração têm responsabilidade solidária. Ou seja, uma decisão tomada no conselho não remete apenas para a diretoria executiva" - CONFIRA èResumindo, vai, das formigas ao presidente da empresa. Embora seja claro e transparente, sei que você ainda não percebeu o que as “formigas” têm a ver com esse imbróglio, né mesmo? Mas leia o post abaixo que vai entenderê.
A descoberta de formigas ameaçadas de extinção da espécie atta robusta, mais conhecida como saúva-preta, em área de uma obra da Petrobras, foi um dos motivos para a Mendes Júnior Engenharia, outra empresa investigada no âmbito da Lava-Jato, cobrar ressarcimentos depois que o contrato já estava encerrado, por meio de transação extrajudicial. A empresa havia recebido R$ 493,5 milhões para prestar serviços no Terminal Aquaviário de Barra do Riacho, em Aracruz (ES). Em dezembro de 2010, a Petrobras aceitou pagar um extra de R$ 64,3 milhões por razões diversas, entre elas “dificuldades geradas por motivos de ordem ambiental”. Uma comissão de negociação da estatal cobrou da Mendes Júnior mais provas dos prejuízos com as formigas, que foram localizadas em 16% da área da obra. A empresa não as apresentou, mesmo assim conseguiu negociar o pagamento por horas adicionais de seus funcionários na obra... CONFIRA  

Das nove empresas investigadas pela Operação Lava-Jato, sete têm códigos de ética ou de conduta e uma outra cita a ética como um de seus valores. O código da UTC, cujo presidente Ricardo Pessoa foi preso, prega “a honestidade, a dignidade, o respeito, a lealdade”, blá, blá, blá. 
Parceira da UTC, a Constran garante que os "princípios éticos fundamentam a imagem de empresa sólida e confiável. No site da Engevix, se proíbe "expressamente a utilização de práticas ilegais tais como suborno, corrupção, fraudes, extorsão, propina, pirataria, sonegação fiscal, contrabando", entre outros crimes. Na Mendes Júnior, um dos valores da empresa é a ética.
A Camargo Correa tem até uma "linha ética" que recebe denúncias por 0800; a Queiroz Galvão tem um belo Código de Ética; Na Galvão o código de ética foi apresentado em junho deste ano pelo principal acionista, Dario Galvão... Mas, afinal, o que é ética para você, caro leitor? Ancelmo Gois/O Globo
Enquanto isso: Um ex-prefeito de uma cidade da província argentina de Misiones, foragido há um ano após ser acusado de corrupção, trocou tiros com a polícia e fugiu para o Brasil em uma canoa, segundo informou neste domingo a imprensa local. Alberto Krysvzuk, ex-prefeito da cidade de El Soberbio e com uma ordem de captura expedida desde o final de 2013, enfrentou a polícia na noite da sexta-feira quando tentava escapar em um carro para a cidade vizinha de Colonia Aurora. CONFIRA  - èTem um mote, que rola nos corredores da Papuda que diz: É o cara errado fugindo para o país certo.

Depois da derrota do Verdão para o Sport na inauguração da Arena Palestra Itália, o Banco Central anunciou o congelamento das contas operadas pelo presidente do clube, Paulo Nobre. "É preciso impedir que esse cidadão continue a comprar e vender jogadores, e sobretudo siga gerindo o patrimônio do clube", justificou o diretor de operações desportivas do BC, Ananias da Aliança.
O congelamento das contas foi noticiado na manhã de sexta-feira, junto com um pacote de outras medidas de moralização da gestão dos clubes brasileiros. Os bens de Vanderlei Luxemburgo, treinador do Flamengo, novamente goleado esta semana, também foram bloqueados. Jóbson, atacante do Botafogo que perdeu um pênalti na quarta, foi impedido de deixar a área.
Após derrota do Fluminense por 4 a 1 no Maracanã, a Justiça Federal tentou confiscar o passe de Fred, mas a diretoria do clube, prevenida, já havia transferido os direitos do centroavante para um clube do interior.
O presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, foi convidado a ser o novo dirigente do Palmeiras, mas mandou dizer que declina.
O pacote de medidas de moralização do futebol brasileiro inclui um pedido de impeachment preventivo de Eurico Miranda, presidente eleito do Vasco - The i-piauí herald/revistapiaui/estadão enviado por Foca Veiga

(1) Pesquisa Q&M - Num ano qualquer do século 19, o naturalista francês Saint-Hilaire cunhou no livro Viagem à Província de São Paulo a frase que se tornaria famosa e causaria espécie no governo Vargas: “Ou o Brasil acaba com a saúva, ou a saúva acaba com o Brasil”. Mário de Andrade fez variação dessa frase, no seu Macunaíma. “Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são”. Mário de Andrade - poeta, escritor, crítico literário, musicólogo, folclorista, ensaísta brasileiro... ufa! - usou a frase como metáfora para designar roubalheira e impunidade.