*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 6 de março de 2015

A gente só quer ser um cidadão

"Isto sim e que é Congresso eficiente! Ele mesmo rouba, ele mesmo investiga, ele mesmo absolve."Millor Fernandes

#cachorro1 - Alvo das investigações sobre corrupção na Petrobras, o presidente do Senado, Renan Calheiros, criticou os procedimentos adotados pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato e defendeu novas regras para recondução do procurador-geral da República. "Lamento que o Ministério Público não tenha ouvido as pessoas como é praxe... para que as pessoas questionadas possam se defender, apresentar as suas razões. Isso tudo é da democracia. Quando há excesso, quando há pessoas citadas injustamente, a democracia depois corrige tudo isso" afirmou o nobre presidente. CONFIRA
Nota de rodapé: Os aliados dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, têm a convicção que o Planalto interferiu para colocar seus nomes na lista Janot. “Teve interferência sim, para colocar e tirar”, dizem. No Palácio, se afirma que a irritação se deve à crença de que o Planalto poderia excluir seus nomes. “Eles estão irados porque achavam que o ministro José Eduardo Cardozo tinha poder e caneta, e não quis tirá-los”, se repete no Palácio. Um aliado pergunta: “O que o governo ganharia ao incluir o nome de Renan?” Outro ironiza a postura do senador: “Para quem precisa de apoio no Senado, e não quer a oposição no pé, ficar contra o governo rende”. Ilimar Franco/O Globo
#cachorro2 - A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4) a convocação do ministro da Educação, Cid Gomes, para explicar declaração de que a Casa possui de 300 a 400 membros que achacam. O requerimento foi aprovado com 280 votos favoráveis, 102 contrários e 4 abstenções. A declaração foi feita a uma plateia de estudantes da Universidade Federal do Pará na última sexta-feira (27). A pretexto de defender a gestão de Dilma Rousseff, o ministro atacou o Legislativo. O verbo '"achacar" significa extorquir dinheiro e é usado para fazer referência a casos de chantagem.  O termo também pode ser usado no sentido de causar aborrecimento ou desagrado e fazer denúncia ou queixa.
Tem lá uns 400 deputados, 300 deputados que, quanto pior, melhor para eles. Eles querem é que o governo esteja frágil, porque é a forma de eles achacarem mais, tomarem mais, tirarem mais dele, aprovarem as emendas impositivas”, declarou Cid. CONFIRA
#Q&Mè Orienta-nos o bom senso, que em duas situações é melhor a gente não meter o bedelho: uma é briga de marido e mulher a outra é briga de quadrilha, ops!, briga de cachorro grande, portanto guardo meu bedelho para uma outra oportunidade, digamos, mais sensata.

O presidente do Solidariedade (SD), deputado Paulinho da Força (SP), afirmou que o partido irá encomendar com juristas estudos para basear um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff por ela ter autorizado a compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA). O negócio, revelado pelo Estado, provocou prejuízo de US$ 792 milhões para a Petrobrás e, segundo delatores do esquema de corrupção na Operação Lava Jato, foi aprovado mediante pagamento de propina a executivos da petroleira. 
"O Solidariedade esta consultando advogados sobre o impeachment da presidente Dilma. Falamos hoje com alguns e amanhã teremos outras conversas... Ela era presidente do conselho de administração da Petrobrás quando Pasadena foi comprada", afirmou o Paulinho. Um dos juristas que serão procurados pelo partido é Ives Gandra que já elaborou um parecer sobre um pedido de impeachment por improbidade administrativa. CONFIRA #Q&Mè Mesmo a sabendo que o Paulinho da Força, não tá com essa força toda, esse movimento “Fora Dilma” tá ganhando força... e vamu que vamu, pois dia 15 tá chegando cumforça.

A terceira temporada da série "House of Cards" começou a ser exibida pelo Netflix dia 27 de fevereiro. Pra quem não conhece/acompanha, "House of Cards" conta a história da ascensão ao poder de um parlamentar sem escrúpulos, Frank Underwood. A primeira temporada ganhou três prêmios Emmy, o Oscar da TV americana. A série é muito boa. O casal Frank Underwood & Claire Underwood, respectivamente Kevin Spacey e Robin Wright, dão um show.
Acompanho a série, pelo NetFlix, desde da primeira temporada, mas infelizmente, somente quando estou em BSB, pois em Guarapari o serviço de internet ainda opera em 0,5Gb a um velocidade de, talvez, uns 300Kb.
Mas esse blá, blá, blá, todo é pra dizer que, com toda a “dramatização” da falta de escrúpulos dos políticos envolvidos nesta estória, a coisa, se comparada aos bastidores da atual política brasileira, parece extraída dos Contos dos Irmão Grimm - uma coletânea de contos de fadas publicados em 1812 - ou mesmo de Ali Babá e os Quarenta Ladrões, que é parte do Livro das Mil e Uma Noites

O cartum da semana

Claudio Paiva/Revista O Globo
Este cartum me fez lembrar versos da música “É”, do Gonzaguinha:
...A gente não tem cara de panaca
A gente não tem jeito de babaca
A gente não está
Com a bunda exposta na janela
Prá passar a mão nela
...
A gente quer viver pleno direito
A gente quer viver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
...