*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ceifando o “ativo”

De janeiro a abril, o governo reduziu em 3,1% as suas despesas. A economia, porém, foi feita basicamente ceifando investimentos. A despesas correntes - que são aquelas que sustentam a máquina pública - continuaram a crescer. Tiveram alta de 4%. Quando se olha o que mais pressionou os gastos, um detalhe chama a atenção: a equipe econômica foi obrigada a gastar mais - quando tinha de poupar - para poder sanar contas herdadas da gestão anteriorAlexa Salomão/Estadão

Uma confusão entre os sindicalistas fez com que a votação do texto principal da 2ª Medida Provisória do ajuste fiscal, que endurece o acesso à pensão por morte, fosse interrompida nesta quarta-feira (13/5). Os manifestantes foram retirados das galerias a pedido do presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Antes de sair, eles fizeram paródia de um samba, cantando “PT pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão” e gritaram palavras de ordem contra o governo e contra as alterações nas regras da pensão por morte. Alguns deles chegaram a abaixar as calças, em protesto. CONFIRA è Com todo respeito, mas pelo alvoroço à sua volta, parece que a bunda do “sindicalista” fez sucesso, né não? Já, já, ele tá no “Pânico” da Band. 

Estamos à disposição da presidente. Os cargos já são dela mesmo. Cabe a ela decidir sobre nossa presença no governo. O PDT não muda de posição” 
Carlos Lupi Presidente do PDT, sobre os votos contra de sua bancada na Câmara às MPs 664 e 665,
Coluna  Ilimar Franco/O Globo

A edição de junho do “Bloomberg Markets Magazine", a revista mensal da agência de notícias norte-americana, traz uma reportagem de 15 páginas com críticas duras a Dilma e Lula. Diz lá que Lula inspirou o país com promessas de um “novo Brasil" que deixaria para trás cinco séculos de pobreza e corrupção. “Os brasileiros agora sabem que por detrás da mensagem de Lula havia um jogo corrupto e arranjado que enriqueceu uns poucos e prejudicou a capacidade de o país ser competitivo. Caramba”
Ancelmo Gois/O Globo
Enquanto isso: Durante um jantar de gala para 1,2 mil pessoas no hotel Waldorf Astoria, em Nova York, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso recebeu o título de Pessoa do Ano, na noite desta terça-feira [12], com um discurso de forte teor político.
Talvez houvesse sido certo dizer que, para nós, a crise foi uma “marolinha”. Mas não. O governo interpretou o que era política de conjuntura como um sinal para fazer marcha à ré. Paulatinamente fomos voltando à expansão sem freios do setor estatal, ao descaso com as contas públicas, aos projetos megalômanos que já haviam caracterizado e inviabilizado o êxito de alguns governos do passado. Isso, sem me referir a práticas que a melhor eufemismo são ditas no Brasil como “não republicanas”, sobre as quais, no exterior, prefiro calar. O castelo de cartas desfez-se ao sopro da realidade”, afirmou FHC. Leia na íntegra

Após tentar furtar 2kg de carne em um mercado de Santa Maria [periferia de Brasília/DF], o desempregado Mário Ferreira Lima foi preso em flagrante. Mas a polícia se comoveu com a história do rapaz: depois que o detido contou a história da vida dele, policiais pagaram a fiança e ainda fizeram compras para a família. Entregaram os mantimentos nesta terça-feira (13/5), na casa do suspeito, no Jardim Ingá. Trata-se de um eletricista desempregado, que sustenta um filho com o benefício que recebe por mês do programa Bolsa Família. Como o dinheiro não havia sido depositado na conta, Mário tentou roubar 2kg de carne de um mercado, mas foi pego pelo dono do estabelecimento, que chamou a polícia. CONFIRA è É o esfarrapado lugar comum: Os fins justificam os meios! Justificam?
Mas, antes de responder, leia isso: “Menos de 24 horas depois de a Polícia Civil e a Polícia Militar [em Brasília/DF] prenderem, em flagrante, uma quadrilha especializada em furto no interior de veículos, a Justiça concedeu a liberdade provisória dos assaltantes. O processo envolvendo três integrantes do grupo deu entrada no site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios às 15h09 desta quarta-feira (13/5). Menos de três horas depois, às 17h25, a Terceira Vara Criminal de Brasília decidiu pela soltura de três dos cinco envolvidos em várias ocorrências de furtos na Asa Sul” CONFIRA è E aí, “Os fins justificam os meios?”... Cartas para Nicolau Maquiavel; cemitério de Florença/Itália
Aliás e a propósito: O Secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, teve seus dois celulares furtados durante a festa de casamento do cardiologista Roberto Kalil, no último sábado [10], em São Paulo. Uip foi padrinho do casamento ao lado da presidente Dilma Rousseff. O casal dividiu a mesma mesa com outros padrinhos como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sua mulher, Marisa, e o senador José Serra (PSDB-SP). A informação de que os celulares foram roubados foi confirmada por pessoas que trabalham com Uip... Segundo a coluna Painel, do jornal “Folha de S.Paulo”, Uip deixou a mesa em que estava para cumprimentar amigos e, quando voltou, não encontrou mais os aparelhos. CONFIRA

A foto que pergunta:
Um piano foi deixado no alto da antiga ponte do Morumbi, na zona sul de São Paulo
Foto: Rafael Arbex/Estadão
quem foi o maluco?

"Pega ladrão!", "pega ladrão", reagiu a cerimonialista do casamento de Roberto Kalil Filho ao ver um petista enchendo os bolsos de doces. "Ainda nem tinha começado a tocar funk. Havia muita água para rolar ainda", ressaltou, com a maquiagem borrada.
A denúncia fez com que a Polícia Federal desencadeasse a operação Bem Casado. "Há rumores de que 39 bombons trufados, 171 camafeus de nozes e 12 ninhos de ovos tenham sido desviados", explicou Sergio Moro. Um padrinho, que topou fazer delação premiada, assegurou que os doces seriam usados como moeda de troca para aprovação completa do ajuste fiscal. "Quem resiste a um quindim com coco?", argumentou.
Sergio Moro investigará ainda uma denúncia anônima feita pela concunhada da tia de Kalil. "Em dado momento, um padrinho passou pelas mesas... pedindo doações. Arrecadou 30 milhões em dinheiro, dois ministérios e 19 cargos comissionados", garantiu. 
The i-piauí herald/revistapiaui/estadão