*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O perigo mora ao lado

Errei em ter demorado tanto para perceber que a situação era mais grave do que imaginávamos. Talvez, tivéssemos que ter começado a fazer uma inflexão antes. Não dava para saber ainda em agosto. Não tinha indício de uma coisa dessa envergadura. Talvez setembro, outubro, novembroDilma em entrevista ao Globo, “Folha” e Estadão, segunda (24)

Da série: Nossos adoráveis vizinhos

Peru: Agora a coisa via - A procuradoria peruana investiga, depois de receber informação provenientes do Brasil, o possível envolvimento no Peru das empresas investigadas no escândalo de corrupção na Petrobras, afirmou o procurador do país, Pablo Sánchez. "Recebemos informação do Brasil e no Peru também estamos fazendo diversas indagações, mas devido ao sigilo não podemos dizer o que estamos fazendo", disse Sánchez ao jornal La República em uma entrevista divulgada neste domingo. Leia na íntegra
Bolívia: O país reduziu em mais de um terço seus cultivos de coca nos últimos quatro anos e alcançou a superfície mais baixa desde 2001, informou a Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira, 17. Segundo o relatório de monitoramento anual apresentado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodoc), a Bolívia encerrou 2014 com 20.400 hectares de coca, que equivalem a 15% do total da produção da região andina da planta que é a matéria-prima para a cocaína. CONFIRA
Venezuela: Inicialmente vimos no site Pensa Brasil a declaração de um sujeitinho que atende pelo nome de Evo Morales prometendo atacar o Brasil com as Forças Armadas caso sigamos a Constituição ao apear Dilma do poder via impeachment. Isto é um desrespeito inaceitável à soberania nacional: “Não vamos permitir golpes de Estado no Brasil e nem na América Latina. Vamos defender as democracias e se precisar vamos atacar com nossas forças armadas... Pessoalmente, nossa conduta irá defender Dilma, presidente do Brasil e o Partido dos Trabalhadores”, declarou Morales, dias após de opositores realizarem várias manifestações no Brasil exigindo a renúncia da presidente. Enviado por Sergio Chear - CONFIRA

Ops! O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (25) aumento salarial de 41%, em quatro anos, para os servidores do Ministério Público da União e do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O texto aprovado nesta terça, por 45 votos a favor e 28 contra, alterou a proposta original, de um aumento médio de 59,49% até 2017. O aumento para os servidores do MP é visto com cautela pelo governo federal e considerado uma “pauta-bomba” no Congresso, já que aumenta os gastos públicos.
Ops! Ops! - A presidente Dilma Rousseff autorizou nesta segunda-feira (24) que o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, fique afastado do país de 21 a 26 de agosto (quarta-feira) "para tratar de assuntos particulares", segundo despacho da Presidência publicado nesta segunda-feira (24/8), no "Diário Oficial" da União. De acordo com a agenda oficial do ministro, ele estará em Washington, nos Estados Unidos, e não tem compromissos oficiais. CONFIRA.  
Ops! Ops! Ops! - Os ministros Luiz Fux e Henrique Neves, do TSE, se manifestaram nesta terça-feira (25) em favor da continuidade de uma ação apresentada pelo PSDB que pede a impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. Com os votos, formou-se maioria de quatro ministros, dentre os sete da Corte, favoráveis ao andamento do processo. O julgamento, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista da ministra Luciana Lóssio. A retomada do julgamento, com a decisão final, ainda não tem data para ocorrer.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (24), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o governo federal avalia fazer uma reforma administrativa que deverá cortar 10 dos atuais 39 ministérios. Além do enxugamento das pastas o Executivo pretende fazer uma "racionalização da máquina pública", com redução de secretarias e até integração de órgãos públicos... Além da redução de ministérios e secretarias, o governo pretende enxugar o número de cargos comissionados... que, atualmente, gira em torno de 22 mil pessoas... Na campanha eleitoral do ano passado, a presidente fez duras críticas a proposta de redução de ministérios. Em agosto de 2014, ela reagiu às declarações do candidato adversário Aécio Neves (PSDB) em favor da redução dos atuais 39 ministérios. Ela disse que o tucano tinha uma "cegueira tecnocrática".
Quero saber qual (ministério) e quem vai fechar! Essas secretarias poderiam ter outro status, poderia ser apenas uma secretaria? Poderia. Não perceber (a importância) do status é uma cegueira tecnocrática... Acho um verdadeiro escândalo querer acabar. Criei dois ministérios. O da Aviação Civil criei pela consciência absoluta de que havia uma verdadeira revolução no transporte por aviões no Brasil... Tem gente, inclusive, querendo reduzir ministérios. Vocês podem saber os ministérios que eles querem reduzir. Um deles é o da Igualdade Racial, o outro é o que luta em defesa da mulher. O outro é de Direitos Humanos. E tem um ministério que eu criei e eles estão querendo acabar que é o da Micro e Pequena Empresa”, disse a presidente, citando secretarias que têm status de ministério... Enviado por Sergio Chear - Leia na íntegra è Duas perguntinhas básicas: Vão demitir este povo? Claro que não. Vão alugar os anexos e espaços vagos que certamente ficarão disponíveis depois desta “muy sospecha” implosão ministerial? Claro que não... Resumindo: Perguntinhas idiotas estas, pois já sabemos todas as respostas, básicas, antes mesmo delas serem formuladas.
Enquanto isso: A Daimler anunciou nesta segunda-feira (24) cortes de 1.500 empregos na fábrica de veículos comerciais da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, em resposta a uma queda na demanda no Brasil. Os funcionários afetados na fábrica de São Bernardo do Campo foram notificados na sexta-feira [21], disse um porta-voz da Daimler na Alemanha. CONFIRA
Aliás e a despropósito: "A resposta foi um ensurdecedor silêncio, acompanhado de medidas de liberação de dinheiro extra para consumo de automóveis" - Guilherme Afif Ministro das Micro e Pequenas Empresas, sobre a reação de Banco Central e BNDES a um pedido de linhas diferenciadas de crédito para micro e pequenas empresas.

Mentiras sinceras - A presidente Dilma Rousseff vai pouco a pouco, à sua maneira, fazendo um arremedo de mea culpa para tentar recuperar a credibilidade perdida. Mas como não é de sua natureza admitir erros, não consegue passar a sinceridade de seus atos, pois na verdade eles são insinceros.
l Ontem depois de uma desastrada declaração do ministro do Planejamento Nelson Barbosa de que cerca de 10 ministérios serão exterminados, sem que pudesse dizer quais deles por absoluta falta de planejamento, foi a vez de a Presidente admitir que o governo errou “ao só perceber que a crise econômica era muito maior do que se esperava entre os meses de novembro e dezembro do ano passado”, depois que já havia sido reeleita, portanto.
l Com isso ela quer convencer os incautos de que todas aquelas promessas que fez durante a campanha eleitoral eram “mentiras sinceras”, prometeu o impossível por que, àquela altura, não sabia que era impossível. Ao contrário da citação de Jean Cocteau - “Não sabendo que era impossível, foi lá e fez” -, a presidente Dilma, ao deparar-se com o impossível, entrou em crise... por Merval Pereira/O Globo - CONFIRA

O cartum da semana

CLAUDIO PAIVA /O GLOBO
Clique na foto para aumentar

Lavo, passo, cozinho... y otras cositas más - O escritório do advogado paranaense Marlus Arns, que defende o ex-diretor da Petrobras Renato Duque, oferece serviços que causam inveja ao demais presos da Lava Jato: lavagem de roupas e entrega de refeições com cardápios variados na carceragem. Arns afirma que os serviços estão acessíveis a toda clientela, independente do caso. CONFIRA è Tá melhor que muito “domicílio” por aí. Mas pro pacote de serviços ficar perfeito, a ponto de ninguém nunca mais querer sair da carceragem, só falta uma “compañera”, e cá pra nós, é só aumentar um pouco mais o valor do pixuleco que a “compañera”, com todo o respeito, rola, né não?