*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

“Acompanhar 2016? Melhor esperar o DVD”

O PT tem um papel na história do Brasil que não pode ser desprezado. É necessário que o partido faça uma reflexão e avalie seus erros. Eu defendi a refundação do partido em 2005, logo depois do escândalo do mensalão, o que não foi aprovado. Agora, é preciso analisar o processo político da forma como ele está sendo feito hoje... Não tenho a menor vontade de continuar na vida pública. Permaneci no governo porque a Dilma me convidou para ser Ministro da Justiça, mas não tenho nenhuma vontade de disputar uma eleição de novo... Eu tenho vergonha do sistema político brasileiro e da falta de ousadia que tivemos para mudá-lo. A política como é feita hoje gera corrupçãoJosé Eduardo Cardozo no Roda Viva, nesta segunda(22)

   
Lá: A ideia de manter pilhas de dinheiro em cofres de alta segurança espalhados pela Europa pode parecer algo tirado de um filme antigo, mas, com a adoção dos juros negativos em muitas partes da Europa, alguns bancos e seguradoras passaram a considerar essa hipótese.
As rodovias europeias ainda não estão congestionadas de caminhões carregando dinheiro para locais secretos. Porém, se os juros caírem ainda mais e os bancos consideraram que é financeiramente sensato formar reservas de dinheiro em espécie, isso pode reduzir sensivelmente os efeitos da política de bancos centrais de usar a taxa negativa para estimular o crescimento econômico.
Depois do mais recente corte de juros do Banco Central Europeu, em março, os bancos do setor privado estão pagando o que equivale a uma contribuição anual de 0,4% sobre a maioria do montante depositado nos BCs da zona do euro. Essa política, que já custou € 2,64 bilhões aos bancos desde que o BCE adotou juros negativos em 2014, tem por objetivo acelerar o crescimento ao criar incentivos para que os bancos emprestem dinheiro a empresas, em vez de deixá-lo parado. CONFERE LÁ
Cá: Empresários da região Sul pediram nesta quarta-feira (24) ao presidente interino, Michel Temer, que o governo não deixe a cotação do dólar cair abaixo de R$ 3,20, para evitar prejuízos para as empresas exportadoras. Em resposta, o peemedebista disse que sua equipe não irá permitir um "derretimento" do dólar que venha a desestimular as exportações brasileiras, mas não se comprometeu com um patamar determinado para o valor da moeda norte-americana.
Não é a primeira vez que Temer é pressionado por empresários a evitar uma queda forte do valor do dólar. Ele sempre diz que não irá permitir uma desvalorização excessiva da moeda americana, enquanto sua equipe econômica faz questão de lembrar que o câmbio é flutuante, com possibilidade de intervenções no mercado por parte do Banco Central. Leia na íntegra
Nota de rodapé:  Hoje, no Brasil, a taxa básica de juros - a Selic - está em 14,25% ao ano.

Em 15 de agosto, Tina Louden sentou na cozinha de sua casa, em uma cidadezinha do estado americano do Missouri. Nas mãos, a urna com as cinzas de sua filha. Seria o aniversário de 28 anos de Ashley, se ela não tivesse morrido aos 25, viciada em heroína. "Eu estava abraçando ela e meu telefone estava do lado, não pensei, só tirei a foto", disse Tina à rede de TV local KSDK.
A mãe postou a imagem no Facebook, com uma legenda arrasadora: "Ao traficante de drogas da minha filha, é assim que eu passo o aniversário dela agora... Como você vive consigo mesmo? É isso que eu quero saber... Eu normalmente não posto imagens assim, mas, por favor, ajudem isso a viralizar para que todos os traficantes vejam o que fazem com as nossas famílias". Leia na íntegra
Enquanto isso: O STF decidiu hoje (23) que acusados de tráfico privilegiado de drogas não cometem crime hediondo. De acordo com a decisão dos ministros, presos por tráfico que são primários e com bons antecedentes podem ter redução maior de pena e progressão de regime, conforme a Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Antes da definição do Supremo, a Justiça entendia que o crime de tráfico de drogas era hediondo em todos os casos.
“Reconhecer que essas pessoas podem representar tratamento mais condizente com sua situação especial e diferenciada que os levou ao crime configura não apenas medida de Justiça, a qual, seguramente, trará decisivo impacto ao já saturado sistema prisional brasileiro, mas revela também a solução que melhor  amolda ao princípio constitucional da individualização da pena", destacou Lewandowski  presidente do STF. Leia na íntegra

O pau de galinheiro federal


Todos para o abrigo! Começou a Maratona Eleitoral!
Piada Pronta: "Candidato a vereador pela coligação Honestidade e Competência [Eduardo Caetano dos Santos], é preso em tentativa de furto de banco". Honestidade não tem. E competência não tem porque foi preso! E teve debatédio na Band!
Não dão nem tempo pra gente respirar. Às 22h30! Dez e meia era horário do vôlei! E quem ganhou o debate? Quem foi dormir mais cedo! As três palavras mais proferidas: saúde, transporte e periferia! Mas a periferia tava dormindo! José Simão/Folha
Como disse a Martha Medeiros em sua última crônica: “Parece insano reclamar de falta de assunto, já que não se pode alegar que o mundo esteja um tédio. Absolutamente tudo está acontecendo este ano, a ponto de uma boa piada ter se propagado por aí: “Tentei acompanhar 2016, mas desisto, vou esperar sair em DVD”.