*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Até onde vai a Lava Jato?

Marcelo Odebrecht e executivos da empreiteira acusaram Michel Temer, José Serra, Aécio Neves e Dilma Rousseff. O Antagonista e a torcida do Flamengo querem saber por que, até agora, nada veio à tona contra Lula na delação premiada dessa gente. Queremos saber quanto Lula recebeu, de fato, da Odebrecht, na Presidência da República e fora do Planalto, quando se tornou lobista da empreiteira. É preciso entregar Lula o quanto antesO Antagonista na segunda(8)

Até onde vai a Lava Jato?
Rodrigo Janot: As investigações da Lava Jato revelaram não apenas grandes atos de corrupção no sistema político e empresarial do país, mas um modo degenerado de fazer política e a simbiose deletéria que se estabeleceu entre certos setores do empresariado e agentes públicos para ganhos espúrios e para perpetuação no poder. A envergadura e o alcance do trabalho desenvolvido mobilizou a sociedade brasileira em torno do problema da corrupção, trazendo a questão para a ordem do dia. Temos diversos empresários e políticos investigados e processados.
O caso exigiu, como nunca, a cooperação internacional, estendendo os tentáculos das investigações para mais de 30 países, em pelo menos quatro continentes. Nesse quadro, seria temerário de minha parte estabelecer um marco para encerramento do caso, até porque isso não está sob minha disposição. Temos dezenas de inquéritos em andamento, centenas de pessoas já denunciadas – algumas já condenadas em primeira instância –, além de fatos novos que ainda chegam ao nosso conhecimento e que merecem apuração rigorosa.
A questão, portanto, não é até onde vai a Lava Jato, mas se as nossas instituições terão capacidade de absorver todo o know-how desenvolvido nesse caso, de modo a torná-lo um padrão a ser seguido daqui para frente. Pessoalmente, após o salto qualitativo que se deu no enfrentamento à corrupção, tenho certeza de que não há espaço para retrocessos, mas a sociedade precisa continuar alerta e vigilante. Como disse certa vez, o melhor é perguntar às pessoas que decidiram violar a lei e trair seus compromissos sociais até onde elas ousaram ir. Esse seria um bom parâmetro para o alcance da Lava Jato. Trecho da entrevista de Rodrigo Janot ao Estadão, publicada na segunda (8)Leia na íntegra