*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Ladrões são a cara do Brasil

No fim de semana, o ministério do Trabalho divulgou que havia 3,5 mil trabalhadores dando duro em situação irregular nas arenas olímpicas do Rio. O Globo descobriu que esse número de 6,5 mil, quase o dobro. É gente com excesso de jornada, sem intervalos para alimentar-se e por aí vai. Arnaldo Jabor tem razão em emocionar-se: a Olimpíada é a cara do BrasilO Antagonista na quinta(11)

    
Ladrões de galinha - Se o impeachment de Dilma Rousseff for confirmado no fim de agosto, Michel Temer será empossado como o 37º presidente do Brasil e colocará no peito a… cadê a faixa presidencial? A mais bizarra auditoria de que se tem notícia está sendo realizada pelo TCU: encontrar o misterioso lugar em que está a faixa presidencial do Brasil. O TCU descobriu que 4 500 itens do patrimônio da Presidência da República estão sumidos. Ninguém sabe se foram surrupiados ou simplesmente extraviados. Entre os objetos estão obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório, computadores e, sim, a faixa presidencial. Que fim ela levou?
A novidade apareceu durante uma auditoria do TCU que tinha outra finalidade. Em março passado, a Operação Lava-Jato localizou um cofre numa agência bancária em São Paulo no qual o ex-presidente Lula guardava presentes recebidos durante os oito anos de Presidência. A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam incorporados ao patrimônio da União. Lula e Dilma, segundo os técnicos, desrespeitaram a regra. Entre 2003 e 2010, Lula recebeu 568 presentes. Pelos registros, deixou no Planalto só nove deles. Já Dilma recebeu 163 presentes. Apenas seis foram incorporados ao patrimônio público... O prejuízo estimado chega a 5,8 milhões de reais. Leia o BO na íntegra
Bandido de fino trato – Ao ser perguntado sobre o motivo de, em seu primeiro depoimento na delação premiada, não ter citado o envolvimento de Cunha com irregularidades e posteriormente ter mudado a versão, Júlio Camargo respondeu que tinha "medo".
"Simplesmente um fator: medo, receio. Toda pessoa que é razoavelmente inteligente ou não é demente tem que ter [medo]. E o meu medo, o meu receio, não era físico, o meu receio era de uma pessoa poderosa, agressiva, impetuante (sic) na sua cobrança, contra minha família e meus negócios e das minhas representadas. A pessoa que se apresenta dessa maneira, que me coage, me extorque, me chantageia de maneira muito elegante. Porém, foi exatamente isso que aconteceu, nesses termos que estou usando: ou você paga ou vou te buscar. De novo, não é ameaça física", disse Camargo após uma pergunta do representante do Ministério Público. Leia na íntegra

Sem medalhas - Levantamento obtido pelo G1 com o Ministério do Trabalho mostra que, de janeiro a junho deste ano, o saldo positivo de vagas formais está se restringindo às faixas etárias até 24 anos. Em outro levantamento, em relação à faixa salarial, o saldo positivo de vagas formais está se restringindo a quem ganha até um salário mínimo. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos seis primeiros meses do ano, um total de 531.765 vagas foi fechado. Apenas no mês de junho, as demissões superaram as contratações em 91.032 vagas formais.
Mas dentro das faixas salariais de até 24 anos, foram criadas 186.528 vagas. Na faixa até os 17 foram 100.672 vagas geradas, e na dos 18 aos 24, foram 85.856 postos de trabalho. Já as faixas etárias que mais fecharam vagas em 2014 foram dos 30 aos 39 anos e dos 50 aos 64 anos. Em ambas, o total de vagas fechadas foi de 420.505 vagas. CONFERE LÁ

A profissão que pode salvar o Brasil

Mariana Fernanda com seu “pet” Nanna 
   
Segundo Mariana, “Quase sempre os gaviões e os falcões precisam apenas espantar os invasores. Em outras, os capturam. Quero-queros, por vezes, demonstram pouco apego à vida e se recusam a deixar a área. Aí é preciso que os falcões os peguem”(1)
Nosso incauto leitor, se “bilaquiano” for, deve estar pensando: A criatura blogueira certamente perdeu o senso! E ora dessas irá dizer que ouve as estrelas(2). Calma! Explico: Mariana Fernanda de Almeida é uma falcoeira profissional(3). Trabalha no Aeroporto Internacional Tom Jobim onde integra uma equipe que mantém longe dos aviões urubus, quero-queros, garças e outras aves outras que pode colocar em risco a decolagem/pouso dos aviões usando para isso seus bichinhos de estimação, ou seja, os falcões. Mas aí o “bilaquiano” leitor, se ainda estiver lendo o blog, dirá: Tá, mais e aí ó meu? Aí é onde quero chegar. A frase “Quero-queros, por vezes, demonstram pouco apego à vida e se recusam a deixar a área”, me lembra os quero-queros-o-meu, aves típicas do Planalto Central que abundam precisamente a Praça dos Três Poderes. Acho que nem preciso falar mais né, mas se ainda não entendeu eu desenho: Uma vez por semana de preferência entre terça e quarta - depois disso os “quero-queros-o-meu” migram e só retornam na semana seguinte - Mariana Fernanda podiam fazer um estágio por lá e botar seus falcões pra trabalhar. 
NOTAS DE RODAPÉ:
(1) Trecho da reportagem “Profissão: falcoeira” publicada na REVISTA O GLOBO, domingo(7), Clique aqui e confira na íntegra
(2) O texto em questão é uma colagem do poema “Ouvir Estrelas” de Olavo Bilac. 
(3) Paulista de Piracicaba, Mariana Fernanda de Almeida se formou em Biologia na USP de Ribeirão Preto. Mas foi aprender falcoaria, uma paixão que a atraía desde menina, na Europa. Na Itália, foi aprendiz do príncipe falcoeiro Alduino di Ventimiglia, em Agropoli. Na Inglaterra, morou em Monmouth, onde trabalhou com o mestre e artesão especializado em apetrechos de aves Martin Jones.