*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Especial Q&M - “Dormindo eternamente em... [ ](*)


O professor e analista de sistemas Jair da Silva, 61, está a caminho de um cruzamento nas imediações de casa, no Jardim São Paulo, bairro de classe média na zona norte da capital paulista.
Ele chega a uma esquina e olha para o semáforo, a tempo de ajeitar o terno e os cabelos brancos antes que três carros parem. "Só esses?", lamenta.
Silva decide passar a vez. O sinal abre e fecha —agora a quantidade de carros é suficiente. Aproxima-se do primeiro veículo, pede licença ao motorista e lhe entrega um cartão de visita.
Na frente do cartão, nome, telefone, e-mail e a frase "Solicito uma oportunidade profissional". No verso, as atividades que exerceu como professor universitário e gerente administrativo e de negócios.
Ele repete o gesto ao segundo e ao terceiro motorista, e de nada adianta uma fila maior. A luz verde aparece, ele corre para a calçada e permanece ao lado de uma banca de jornal, ansioso para que o sinal volte a fechar.
Desempregado há seis meses, é a segunda vez que procura trabalho assim em um espaço de 30 dias. A primeira foi em 28 de agosto. Um dos semáforos do Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, também não ajudava —era rápido, e passavam poucos carros.
Silva teve que andar alguns quarteirões para encontrar um local melhor. Distribuiu trezentos cartões naquele dia. "Se o primeiro e o segundo motorista pegam o cartão, o terceiro, o quarto e o quinto também vão pegar. Se os primeiros não pegam, os demais também não." CONFERE LÁ
(*) - Em tempos de corrupção a rodo, o blog quer interagir com você. Portanto complete a lacuna do título, com a frase que melhor lhe agrade. Afinal vivemos numa democracia, né mesmo? Dúvidas? Abaixo algumas sugestões:
1. Dormindo eternamente em cova esplêndida.
2. Dormindo eternamente `a  sombra das palmeiras, onde canta o sabiá.
3. Dormindo eternamente com o inimigo.   
4. Dormindo eternamente numa UTI às margens plácidas do Ipiranga.
5. Dormindo eternamente na Casa da Mãe Joana.

6. Dormindo eternamente no intervalo entre a paz no futuro e glória no passado.