*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Tempo

O tempo não existe; só existe um instante eterno. O sol sai e se oculta; e entre o sair e o ocultar-se, colocamos nossas horas que são uma fantasia e nada mais. Porque entre o amanhecer e o entardecer não há horas. Todos esses processos se realizam de instante em instante, de momento em momentoSamael Aun Weor escritor 

   
#1. Desde o século passado sempre me chamou a atenção o fenômeno chamado tempo (porque para alguns é mágico); as circunstâncias da vida me permitiram ter o espaço e o tempo para investigá-lo e experimentá-lo..,. Por outro lado, em minhas pesquisas antropológicas aprendi que um grande desafio que se apresenta aos seres humanos é o saber esperar, mas sem cair na enfermidade do amanhã ou procrastinação. [...]
E em meio dessa luta entre paciência e tempo se debatem as pessoas de todos níveis: o enfermo que luta pela vida na UTI; o atleta que corre para superar a marca; o homem de negócios que se preocupa com os vertiginosos câmbios na Bolsa de Valores; a mulher grávida que espera nove meses para o nascimento de seu filho amado; o ancião que observa o passar dos anos em sua cadeira de rodas; e o condenado que espera o cumprimento de sua pena de morte.
Não quero nada mais escrever nesse prefácio [...]  somente quero estimular [algumas], reflexões:
“Após quarenta anos de pesquisas, cheguei à conclusão que, além do paradigma que dita que o tempo é dinheiro, está, acima de todo outro: o tempo é vida. Sinto que meu caminho estava errado quando quis administrar o tempo. Descobri que o rumo verdadeiro está em aprender a administrar a vida.”
“Todo conceito de tempo é relativo. Corresponde a cada pessoa descobrir sua própria verdade. Lembro-me nesse momento de Immanuel Kant, o autor de Crítica da Razão Pura, obra onde encontrei estas palavras: O tempo é a grande mentira dos homens”.
Trechos do prefácio do livro “A saga de Cronos” de Fernando Salazar Bañol
#2. Se você falar sobre criança, todo mundo quer ajudar. Mas velhice não é um tema charmoso num país que assimilou o culto à juventude. Como ela é considerada uma espécie de antessala da morte, a reação em geral é não querer pensar. É comum a ideia de que a velhice é uma tragédia que se abate sobre os outros, nunca sobre nós. Mas é melhor encará-la de frente, desmistificá-la e se preparar para uma velhice ativa, independente e autônoma. Nos próximos 50 anos, cerca de um terço da população brasileira terá mais de 60 anos. A velhice agora é nossa realidade demográfica, quanto mais a negarmos mais pesada ela será. E o Brasil está despreparado. Muitos só pensam quando surgem as limitações físicas e mentais, mas a boa velhice começa na juventude
Marta Pessoa, uma das criadoras do <mundoprateado.com>, em entrevista a Mauro Ventura/Revista O Globo
  
“Retrato”
 
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?
Cecília Meireles