*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Entre Tapas & Beijos

É uma decisão gravíssima. Isso mostra um grau muito elevado de deterioração das instituições. Pode parecer um clichê, mas as instituições estão em frangalhos. Para se chegar a uma crise desse espectro, todo mundo está colaborando: a escolha de Renan para presidir o Senado quando ele já respondia a vários inquéritos, a decisão de Toffoli de pedir vistas do processo e a de Marco Aurélio. Os ministros se criticam publicamente. As instituições não estão mais conseguindo lidar com a crise. Já são três casos de uma grande interferência do Supremo no Parlamento, mas tudo isso foi aceitoEloisa Machado, professora do curso de direito da FGV/SP, sobre a decisão da Mesa Diretora do Senado de não acatar a liminar do Supremo que afastava Renan da presidência do Senado, em entrevista a Folha nesta quarta (7)

   
Há um tema com potencial conflito de interesses que Marcelo Crivella enfrentará quando se sentar na cadeira de prefeito: o que fazer com o terreno em Del Castilho onde está erguida a Catedral Mundial da Fé, o principal templo da Igreja Universal no Rio de Janeiro. O local tem uma história surpreendente: foi vendido por Cesar Maia à Universal, só que o cartório recusa-se a registrá-lo... Maia vendeu o que não podia. O terreno é do governo do estado. Crivella vai ter que se sentar com Luiz Fernando Pezão para resolver uma pendência da igreja do seu tio, Edir Macedo. Lauro Jardim/O Globo
No mais... A deputada federal Clarissa Garotinho aceitou convite do prefeito eleito do Rio de Janeiro e senador Marcelo Crivella e se filiou, nesta terça-feira (6), ao Partido Republicano Brasileiro (PRB). No fim de novembro, Clarissa foi expulsa do Partido da República (PR) após ter votado contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos. "Mesmo tendo recebido outros convites, escolhi crescer de forma consistente junto com PRB. Temos as mesmas bases populares e o mesmo objetivo de cuidar das pessoas", contou, em nota, Clarissa. Ore na integra

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, prestará homenagem aos mortos em Pearl Harbor, mas não pedirá perdão durante a viagem, a primeira de um líder nipônico à base americana, anunciou um porta-voz do governo. A viagem acontecerá pouco depois de uma visita histórica de Barack Obama a Hiroshima, a primeira de um presidente dos Estados Unidos no exercício do cargo à cidade atingida pela primeira bomba nuclear. "O propósito desta visita é recordar os mortos da guerra, mas não pedir perdão", afirmou o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, em uma entrevista coletiva. A visita vai servir como uma oportunidade para mostrar às futuras gerações nossa resolução de não repetir os horrores e o sofrimento da guerra, além de uma oportunidade para mostrar a reconciliação entre os japoneses e os Estados Unidos", completou... O ataque japonês contra a base americana, que matou mas de 2.400 soldados e civis, completa 75 anos em 2016. CONFERE LÁ
-Tá certo. Se é pra “reconciliar”, os EEUU teriam também que “pedir perdão” pelas bombas atômicas, lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, para forçar a rendição japonesa, que causou a morte de mais de 200 mil seres humanos - número estimado. Um erro não justiça outro... e que erro!

Não é bolinho não... Presa nesta terça-feira, dia 6, Adriana Ancelmo, mulher do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, terá de responder por 111 ações de lavagem de dinheiro, além de formação de quadrilha e associação criminosa. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, aceitou a denúncia contra Adriana, Cabral e outros 11 alvos da Operação Calicute, um filhote da Lava Jato. O grupo responderá por crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e associação criminosa.  Somados os episódios individuais citados, chega-se a 869 ações criminosas identificadas do grupo desde 2007. Apontado como chefe, Cabral é acusado de cometer 215 ações criminosas, nos quatro tipos de crime identificados... O juiz também determinou outra busca e apreensão no apartamento do casal, no Leblon, para recolher documentos e joias “desde que não seja apresentada prova documental cabal de sua origem lícita”. CONFERE LÁ

   
Rodrigo Janot faz três observações:
-em 5 de dezembro, a PGR propôs ação cautelar em face do réu e senador Renan Calheiros a fim de determinar seu afastamento da Presidência do Senado.
-a ADPF é instituto de controle objetivo de constitucionalidade. Renan incide automaticamente no objeto da ação quando vira réu.
-o que se discute é referendo de liminar, não a nulidade da ADPF.
Marco Aurélio Mello encaminhou seu voto a Rodrigo Janot para que ele persiga criminalmente Renan Calheiros, que desobedeceu à ordem judicial. Como disse Luís Roberto Barroso, é crime ou golpe de Estado.
Michel Temer, FHC e José Sarney, além do PT de Lula, manobraram para salvar Renan Calheiros. Por que ele tem tanto poder assim?
Porque ele é um elemento essencial na estratégia para sedar a Lava Jato.
Renan Calheiros comanda a guerrilha parlamentar, responsável pela sabotagem mais rasteira, enquanto seus superiores negociam uma trégua mais institucional.
Os episódios da última semana são o melhor exemplo disso. Depois do intenso morde-e-assopra da ORCRIM, o STF foi domesticado. O Antagonista nesta quarta (7)
De Romero Jucá (PMDB-RR), senador e líder do governo no Congresso Nacional, sobre o imbróglio Legislativo X Judiciário, ou se preferir, Renan X Marco Aurélio: "Sai fortalecida a democracia, o Supremo falou, nós respeitamos e, a partir de agora, nós vamos votar"
-Menos Jucá... menos.