*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sábado, 28 de janeiro de 2017

Não há outra opção para o RJ

Luciano Huck - Vale um parabens especial para Eike Batista, Eduardo Paes e Sergio Cabral. Só somando forças é possível construir um Rio mais justopostado no Twitter – por @LucianoHuck às 01: 41 em 13 nov 2009

Se você já ficou apertado com o crédito rotativo do cartão pode entender muito bem a situação do Rio de Janeiro. O estado vem pagando a fatura mínima há meses e chegou ao limite de não conseguir quitar nem isso. A metáfora é boba, mas se encaixa. Porque foi mais ou menos isso que o governo do estado fluminense fez esse tempo todo. Mesmo quando a receita começou a cair, os gestores públicos do RJ continuavam a gastar com roupas e restaurantes caros, convidando mais gente para festa pensando: ah, um dia o Tesouro Nacional cobre tudo, como um filho irresponsável que conta sempre com pai condescendente.

Pois bem, o pai também quebrou e não pode mais saldar a dívida de ninguém, nem a própria, que dirá de quem não quis nem saber de fazer a coisa certa por anos a fio. O acordo que o governador Luiz Fernando Pezão acaba de assinar com o presidente Michel Temer em Brasília é uma boa promessa de que, se o estado cumprir com todas as condições impostas pelo governo federal, eles ganham um pacote de renegociação que pode reverter o caos instalado atualmente.

As condições não são nenhuma invenção, com alguma medida inédita ou algo que jamais fora discutido. Cortes de secretarias? Porque diabos o RJ tem 20 secretarias? Só a Casa Civil tem 28 órgãos sob sua administração! Com o nome de “Conselho” são nada menos do que 45 entidades! São 15 Fundações. Vou parar por aqui. Para fechar o capítulo do tamanho do estado, cabe lembrar o tamanho do rombo previsto para este ano nos cofres do RJ: R$ 19 bilhões. Negativo, o que falta para pagar as despesas.

A maior diferença sobre tudo o que foi discutido com o RJ até hoje é o preço – agora vai sair muito mais caro para a sociedade que paga impostos e depende dos serviços prestados; para os servidores que vão tomar uma enorme mordida em seus vencimentos para cobrir rombos da previdência regional. E por aí vai... Thais Herédia/G1/Globo.com – Leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário