*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Quem controla o sistema prisional brasileiro?

"Nós não perdemos o controle do sistema prisional. O sistema prisional continua sob controle. O que aconteceu, aconteceu nos primeiros minutos de rebelião. Nós não teríamos, realmente, como evitar. Quando chegamos lá, as mortes já haviam ocorrido e só restava negociar", afirmou o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, nesta terça-feira (3) sobre a chacina no presídio de Manaus que teve um saldo de 56 mortos e a fuga de 184 presos.

Helio Gurovitz, em um artigo para o G1, questiona o modus operandi do sistema prisional brasileiro: “São conhecidas há anos as causas da barbárie que, num período de 24 horas, resultou em 60 mortes e 184 fugas de quatro cadeias em Manaus. Cenas hediondas de assassinato, decapitação, esquartejamento e e queima de cadáveres, relatadas pelo juiz Luís Carlos Valois... As questões que o massacre suscita não são exatamente novas. Repetem como que um roteiro trágico que, de tempos em tempos, o Brasil encena nas prisões e nas ruas. É o roteiro de um país há décadas incapaz de garantir segurança à população e de aprender com erros cometidos no passado” Em seu artigo o Helio faz dez perguntas sobre ao massacre, das quais destacamos algumas abaixo:
-Por que o Estado brasileiro, até hoje, não controla os presídios? O que é preciso fazer para acabar com o domínio das facções criminosas e transformar as cadeias em centros de punição, em vez de centrais do crime organizado mantidas pelo Estado?
-Havia pistolas, facões e espingardas nas mãos dos presos em Manaus. Como e por que armas ainda entram nos presídios brasileiros?
-Facções criminosas têm acesso a celulares nas cadeias para coordenar suas ações. Como presos ainda conseguem recebê-los e usá-los lá dentro?
-Havia, segundo o ministério da Justiça, 1229 presos, numa cadeia de Manaus projetada para 454... Quantos presídios são necessários para acabar com a superlotação no país? Quanto custam? Quanto tempo leva para construí-los?
-Um terço dos detentos brasileiros está preso em regime de prisão provisória, sem condenação. Por que a Justiça é incapaz de julgar os crimes mais rápido, de modo a impedir que pequenos infratores sejam aliciados pelo crime organizado dentro das cadeias?
-Quando os políticos de Brasília – de qualquer partido – deixarão de se esquivar e passarão a tratar a segurança pública com a urgência necessária? – CONFIRA NA ÍNTEGRA

NOTA DE RODAPÉ: Familiares de presos denunciaram ao G1 que entrada de armas no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, foi possível por meio de subornos feitos a agentes penitenciários. Mulheres de diferentes famílias afirmam já terem feito pagamentos de até R$ 1 mil para agentes liberarem a entrada de visitantes com armas, drogas e celulares. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a responsabilidade pelas revistas na unidade é da empresa Umanizzare. A terceirizada não quis se pronunciar sobre o caso. CONFERE LÁ