*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Entrevista com o presidente da ABBR

Deusdeth do Nascimento, presidente da ABBR, recém-reeleito para o cargo, fala dos planos para seu último mandato à frente da instituição. Abaixo o blog selecionou trechos desta entrevista à Mauro Ventura/Revista o Globo no domingo (23):

Como você define a ABBR?
-Aqui é a casa da esperança. Você vê todo o potencial de superação do ser humano. Chegam pacientes paraplégicos e amputados, deprimidos, e acompanhamos sua reintegração social. Mesmo quem não consegue a autolocomoção sai com outro astral. Vários desses quadros que estão pregados nas paredes da ABBR foram feitos por pacientes que aprenderam a pintar com o pé e com a boca. Há casos como o de Messias, que bateu com a cabeça no fundo do rio e foi desenganado pelos médicos, que disseram que ia ficar tetraplégico. Operei-o, ele se tratou aqui, voltou a andar e hoje é psicólogo da ABBR. Sempre conseguimos ir além daquilo que julgamos ser o limite.
Quais os planos para seu último mandato à frente da ABBR?
Garantir a sustentabilidade. A sociedade contribui, são 4 mil colaboradores que doam em torno de R$ 200 mil por mês. Mas com a crise tivemos queda de uns 30%. Precisamos também de mais parceiros privados. Temos um projeto de clínica popular à espera de um investidor que nos ajude a instalar oito consultórios de diversas especialidades e um laboratório, para atendimento a preço popular. Temos buscado ainda parceiros internacionais. Nosso maior problema é o apoio governamental, que é insuficiente. Aqui, 70% dos atendimentos são pelo SUS, o resto é particular e plano de saúde. Mas a tabela do SUS é muito aquém dos custos dos serviços prestados. [...].
Fale um pouco da importância da instituição.

-Temos musicoterapia, fonoaudiologia, psicologia, medicina esportiva, terapia ocupacional, ginásio de reabilitação, hidroterapia. Nossa oficina ortopédica faz próteses, órteses e calçados personalizados. São 12 mil produtos por ano. Fornecemos muletas, andadores, cadeiras de banho, cadeiras de roda. A ABBR transforma as vidas de quem ela trata e de quem a visita. Um advogado veio, achou o setor infantil muito precário, emocionou-se e reformou-o todo. As escolas deveriam estimular visitas às instituições, para educar no sentido da solidariedade. 
   
Enquanto isso... Segundo disse o Procurador da República Deltan Dallagnol, por ocasião do lançamento das dez medidas contra a corrupção, em setembro de 2015, pode-se avaliar o montante da corrupção no Brasil em torno de 200 bilhões por ano, nos últimos anos. Nem dá para imaginar tanto dinheiro. Conforme o cálculo do procurador seria possível triplicar o orçamento federal para saúde, educação e segurança. Pode ser que seja um exagero, mas uma coisa é certa: a força-tarefa da Lava Jato modificou radicalmente a nossa percepção sobre o País no qual vivemos. Embora o povo desde muito diga que político rouba e que as leis não valem igualmente para todos, ninguém imaginava que algum dia esse roubo pudesse ser relatado do jeito que vemos diariamente nos noticiários.
Ouvindo e vendo a forma crua como, diante do juiz ou de procuradores, os acusados descrevem o “esquema”, não pude deixar de pensar na filósofa alemã. Esses depoimentos nos mostram como cada um  tirava o nosso dinheiro, matava milhares de pessoas diariamente sem se sentir culpado ou responsável. São parte de uma engrenagem, não agem como pessoas. Vivem da troca de favores entre “amigos”. Não são psicopatas. São até simplórios e pouco inteligentes e estão ali como peças do sistema que faz do homem comum um facínora – CONFERE LÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário