*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 12 de abril de 2017

O comissariado ouviu o povo e assustou-se

A Fundação Perseu Abramo, do PT, fez uma pesquisa que chamou de "Percepções e Valores Políticos nas Periferias de São Paulo". Um mergulho na alma política de famílias da classe média baixa (renda familiar de até cinco salários mínimos, R$ 4.685), gente que votou no PT de 2000 a 2012, mas não foi atrás de Dilma Rousseff em 2014, nem de Fernando Haddad em 2016. Os 63 entrevistados foram divididos em cinco grupos e vinte entrevistados haviam sido beneficiados por programas sociais dos governos petistas, do Bolsa Família ao ProUni.

O resultado da pesquisa está na rede. Ele surpreendeu muita gente, até mesmo os redatores do relatório final. Verdadeiro Apocalipse: "as camadas populares passaram a se identificar mais com a ideologia liberal que sobrevaloriza o mercado".

Esse morador da periferia acredita que o Estado é o inimigo do povo, pois arrecada impostos e não devolve serviços, confia no mérito e no esforço pessoal para melhorar a vida das pessoas: "Muitos assumem o discurso propagado pela elite e pelas classes médias, apontando a burocracia e os altos impostos como empecilhos para o empreendedorismo".

Hoje, uma mulher branca, de 30 anos, acha que a politica está contaminada e seria bom "jogar tudo no lixo". Se aparecesse diante dos comissários de hoje um jovem viúvo da periferia do ABC dizendo que os partidos políticos são "farinha do mesmo saco", defendendo o fim da unicidade sindical, dizendo que a Consolidação das Leis do Trabalho é uma bola de ferro amarrada à perna do trabalhador, eles certamente veriam nele um seguidor da "agenda definida pela mídia hegemônica".

Pena, nos anos 70 esse personagem chamou-se Luiz Inácio Lula da Silva, que foi o Baiano e o Taturana, antes de virar o Lula de todos os santos. Foi com o discurso do operário que precisa de direitos e oportunidades que ele virou uma liderança nacional Acredite-se, houve um tempo em que Lula cavalgava uma agenda moderna.

A Fundação Perseu Abramo é uma das poucas áreas instigantes do pensamento petista e sua pesquisa ajudará a entender um povo em nome do qual muita gente fala, desde que não precise ir às quebradas onde ele vive. Elio GaspariLeia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário