*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 11 de abril de 2017

Somos?

Michel Temer está alheio aos ataques de Renan Calheiros (foto). Credita, com razão, toda a pirotecnica à necessidade de Renan de se cacifar para a eleição de 2018 em Alagoas. Na quarta-feira, ao ser perguntado por um interlocutor sobre como via a gritaria de Renan, respondeu Temer: O Renan, coitado, faz tudo isso por causa de Alagoas. Faz críticas públicas, mas quando chega aqui está sempre muito calmo  - Lauro Jardim/O Globo.

A bem da verdade, não é apenas o senador Renan Calheiros que está se movimentando no cenário político de olho na eleição do ano que vem, cuidando do próprio umbigo, sem levar em conta os interesses do país. Ele é apenas o mais espalhafatoso dos que, atingidos pela Lava Jato, vêem-se em situação de perigo, e esperneiam.

De uma maneira ou de outra, todos os políticos já estão de olho em 2018, especialmente aqueles que julgam ter alguma possibilidade de vir a ser eleito presidente da República, de Lula a Bolsonaro; de Ciro Gomes a João Dória; de Geraldo Alckmin a Marina Silva. Cada um busca se posicionar no grid de largada, e por isso tanta falação antes da hora.

Assim como para Renan a reeleição é matéria de vida ou morte política, para Lula a única saída diante dos processos que tem na primeira instância da Justiça é ser candidato a voltar ao Planalto, mesmo que essa não fosse sua escolha prioritária. Embora apareça em primeiro lugar nas pesquisas, é previsível que Lula tenha muita dificuldade numa campanha eleitoral em que será confrontado com todas as acusações contra ele.

E dizer que Lula elege qualquer um que apontar como seu substituto, na hipótese de vir a ser preso devido a uma condenação na segunda instância antes da eleição, não passa de uma balela. Depois de ter apontado a ex-presidente Dilma para sua sucessora, e ter provocado a maior crise financeira e política por que já passou o país, qual é a credibilidade que Lula terá ao apontar Ciro Gomes, ou Fernando Haddad, ou qualquer outro como seu candidato? Merval Pereira/O Globo - CONFRE LÁ
-Como disse Ulysses Guimarães: Em política, até raiva é combinada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário