*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

“O sistema político é intrinsecamente desonesto”

 O deputado Vicente Cândido (PT-SP) incluiu em seu relatório da reforma política um artigo para impedir que os presidentes da Câmara e do Senado respondam por crimes praticados antes de seu mandato.
Atualmente, tanto o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) quanto o senador Eunício Oliveira (PMDB) são investigados na Lava-Jato por atos cometidos no mandato anterior.
O texto de Vicente também determina que uma eventual prisão dos ocupantes destes cargos só poderá ocorrer após uma sentença condenatório, diferente da legislação atual que permite a prisão em flagrante de crime inafiançável” – Leia mais

Ao defender a reforma política como forma de acabar com a corrupção, o ministro do STF, Luis Roberto Barroso, disse que há no país um “sentimento de devastação” provocado pela crise política no país. Destacou ser “impossível não sentir vergonha” do momento atual, citando áudios, vídeos e até mesmo a mala de dinheiro movimentada pelo deputado Rodrigo Loures.
Somos um país que se perdeu na história, que se perdeu de si mesmo, que se desencontrou de sua gente, que se desencontrou de seu destino. É preciso começar a mudar a partir dessa constatação evidente”, disse ele nesta terça-feira durante palestra promovida por uma empresa de consultoria em São Paulo.
Segundo Barroso, as acusações de corrupção que assola os setores público e privado e coloca sob suspeição integrantes do atual governo são justificadas por “provas que saltam de qualquer espaço”.
Ele foi mais longe nos ataques. Ao apontar o dedo para o Congresso, disse que o sistema político brasileiro é “intrinsecamente desonesto”, daí, segundo ele, a “urgência desesperada” de uma reforma política.
Nós nos conformamos com a desonestidade, nos conformamos a ser conduzidos pelos desonestos”, disse ele, destacando a necessidade de uma maior mobilização da sociedade, evitando que corruptos “saqueiem o país” – Confere lá

Como sempre acontece, a ignorância serve aos governantes. O povo ficava à mercê da ideologia dos políticos que “vendiam” a ideia de que a fome, as doenças, as guerras, as pestes e toda a miséria moral que se abatia sobre a Grécia eram causados pela fúria dos deuses.
Enquanto mantinham as massas na ignorância, davam vazão à sua ambição desenfreada, sua política de guerras por mais territórios, mais poder e mais riquezas..." 
O texto acima(1) se reporta a Grécia do século V. Sete séculos depois parece que pouca coisa mudou no modus operandi dos governantes.
(1) do livro Psicologia Transpessoal de Mani Alvarez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário