*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

O mal venceu? O crime compensa?

"Existe ainda uma velha ordem, incrustada na sociedade brasileira, de que tudo continue como está. Porque há alguém que ganha com o modelo que nós temos.
A velha mentalidade de que prender rico é inconstitucional, de que criminalidade do colarinho branco não é grave. E que jurisprudência que oferece o risco de se prender rico deve ser mudada o mais rápido possível.
É claro que há reações. É claro que há ‘operação abafa’. As pessoas não gostam de ser punidas. E, na verdade, o que aconteceu é que esse protesto de enfrentamento da corrupção alcançou pessoas que se consideravam imunes. E consequentemente impunes.
Essas pessoas articulam pra permanecer impunes, para não serem responsabilizadas penalmente, é da natureza humana.
Houve muitos avanços. A fotografia do momento atual parece que o crime compensa e que o mal venceu.
Não é assim. Acho que há uma semente plantada e há uma demanda imensa na sociedade por integridade, por idealismo, por patriotismo. E é essa energia que muda a história"
Luís Roberto Barroso, ministro do STF, nesta sexta-feira (1º) durante aula inaugural de uma universidade do Rio de Janeiro

Inexpressivo politicamente fora de Mato Grosso, o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) foi alçado ao cenário nacional na semana passada como delator do maior esquema de corrupção revelado em seu estado, inclusive com a divulgação de políticos locais escondendo maços de dinheiro em bolsas, mochilas e paletós. Acusado de liderar uma organização criminosa que pode ter saqueado até R$ 1 bilhão dos cofres públicos, ele mesmo é acusado de ajudar a engendrar o ambiente favorável à roubalheira no estado.
Por quatro anos, o ex-governador pôs toda a família para participar do esquema: mulher, filho e irmão. [...]. Se condenado, Silval não cumprirá um dia da pena na prisão. O acordo determina que o ex-governador permaneça em prisão domiciliar e depois tenha a progressão da pena. Para os demais Barbosa, o cumprimento de pena começará no semiaberto – Leia na íntegra
-Enquanto isso Joesley Batista mandou essa: “A colaboração premiada é por lei um direito que o senhor presidente da República tem por dever respeitar. Atacar os colaboradores mostra no mínimo a incapacidade do senhor Michel Temer de oferecer defesa dos crimes que comete. Michel, que se torna ladrão geral da República, envergonha todos nós brasileiros", diz a nota de Joesley.

O “rombo” é mais embaixo - A análise de provas da Operação Lava Jato tem feito o Tribunal de Contas da União (TCU) rever a apuração de prejuízos em obras da Petrobrás.
A corte refez os cálculos de superfaturamento, com base em documentos obtidos em quebras de sigilo de empreiteiras investigadas, e já descobriu desvios até 70% maiores do que os constatados em auditorias antigas.
A reavaliação foi feita em três contratos da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, e um do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). As perdas ao erário até agora apontadas nesses casos, em valores atualizados, somam R$ 3,7 bilhões – Leia na íntegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário