*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sábado, 30 de setembro de 2017

Sonhos & Delírios

Não desças os degraus do sonho
para não despertar os monstros.
Não subas aos sótãos – onde
os deuses, por trás das suas máscaras,
ocultam o próprio enigma.
Não desças, não subas, fica.
O mistério está é na tua vida!
E é um sonho louco este nosso mundo...
Os Degraus de Mario Quintana

      
O sonho: O dia em que a energia solar bateu Record - Em maio de 2016 o sol virou notícia no mundo inteiro, inclusive no “Cidades e Soluções”*: A Alemanha anunciou um recorde de produção de energia solar (mais precisamente no dia 26 de maio, entre meio-dia e 13h) com 22 GW (quase duas hidrelétricas de Itaipu) de energia a partir do sol, um recorde mundial.
As placas Fotovoltaicas - que asseguraram naquele mês 10% de toda a energia consumida no país - se espalharam rapidamente pela Alemanha a partir do acidente nuclear de Fukushima, no Japão, em março de 2011. Foi quando os alemães decidiram desativar todas as centrais nucleares do país e investir pesadamente em fontes renováveis.
A quimera: O sol brilha para todos - Se fosse possível aproveitar todas as áreas abertas de insolação do Brasil – excluindo-se as reservas ambientais, comunidades indígenas e quilombolas e outras -, a produção de energia solar fotovoltaica em nosso país seria de aproximadamente 30 mil GW. Isso é duzentas vezes superior à atual matriz elétrica brasileira. que soma 143 GW com todas as fontes de energia incluídas.
A conta é da Empresa Brasileira de Pesquisa Energética (EPE), que estima em 164 GW o potencial de geração dos telhados solares... o que equivale a quase 12 vezes a energia gerada por ltaipu. Em julho de 2015, a energia solar respondia por apenas 0,02% da matriz elétrica do país. Mas esse cenário tende a mudar rapidamente com os investimentos já contratados em leilões do governo - Trechos do livro “Cidades e Soluções” de André Trigueiro que também apresenta o programa homônimo na Globo News.
O pesadelo: O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, anunciou que as contas de luz terão o segundo patamar da bandeira vermelha em outubro. Com a decisão, o consumidor terá um acréscimo de R$ 3,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos a partir de domingo, 1º de outubro. Em setembro, vigorou a bandeira amarela, que adiciona R$ 2,00 a cada 100 kWh consumidos. Rufino ressaltou que não há risco de falta de energia, nem de racionamento. "O abastecimento está assegurado, mas terá um custo mais alto", afirmou Rufino – Leia na íntegra

   
Cercado por policiais militares e tropas do Exército por todos os lados, parecia certo que o líder do levante que dominava a Rocinha, o entreposto de drogas mais rentável da cidade, veria o sol nascer quadrado ao lado do ex-governador Sergio Cabral. No entanto, o ex-braço direito de Nem e atual “dono” do morro tinha planos diferentes – reservara para aquela noite a suíte vice-presidencial do luxuoso Hotel Fasano, na praia de Ipanema.
A confiança de Rogério 157 não se devia ao arsenal de seus homens ou à argúcia de seus advogados, mas à mudança de facção que decidira realizar àquela manhã. Acossado pelas forças da lei, de um lado, e cortejado pelas facções que disputam o território do município carioca, de outro, um telefonema interceptado pela inteligência da Polícia Federal parece ter selado a decisão do então traficante.
Embora 157 tenha demonstrado dificuldade em entender seu interlocutor – que recorria a um vocabulário de baixo calão e imagens vulgares para efetuar sua proposta – a promessa de helicópteros “à prova da lei” e dois habeas corpus por ano atraiu o ex-gestor da Rocinha. Dentre todas as facções a disputar o seu passe, Rogério 157 escolheu o PSDB.
Escoltado por jovens do MBL e rebatizado como Rogério 45, o empresário concedeu entrevistas às mais destacadas colunas sociais da cidade ao descer o morro e rumar sem incômodos para Ipanema, onde pretende “recomeçar”. Segundo foto e texto publicados em seu Instagram, 45 considerou entrar no ramo de ônibus, mas foi aconselhado a se “manter longe da ilegalidade”
by iPiauiHerald/Estadão 

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que se o chefe do tráfico da favela da Rocinha, na zona sul do Rio, Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157, voltar à região, as Forças Armadas também retornarão. O ministro afirmou que um dos motivos para a saída das tropas foi a informação de que Rogério deixara a favela, como havia dito ao jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (28/9).
"Soubemos que ele não estava mais na Rocinha, então não fazia mais sentido manter aquele efetivo lá, paralisado. Além disso, temos várias outras operações programadas, em outras comunidades, que também reclamam a presença das Forças Armadas. Mas se ele voltar nós voltaremos, estamos organizados para retornar em duas horas, caso sejamos acionados de novo" disse Jungmann nesta sexta-feira (29/9).
-Então tá combinado. E esperamos que o Rogério 157, cumpra a sua parte caso resolva voltar à Rocinha, ou seja: avisando com antecedência - de pelo menos umas duas horas. É o mínimo que se pode esperar de um respeitável chefe-de-tráfico, né mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário